Data
Título
Take
31.1.14

 

George Méliès criou a narrativa para o cinema e com isso uma possibilidade infinita de contornar a realidade, originar histórias e fantasiar novos mundos como novos olhares. A verdade "fábrica dos sonhos" segundo os mais apaixonados apreciadores desta arte, mais do que uma indústria o qual tem vindo a ser cada vez mais anexada. E talvez devido a essa sedutora conexão com o espectador, o cinema tem adquirido um "afecto" fascinante para com os mais novos, o mais próximo do onírico e das fantasias que só eram possíveis na imaginação de qualquer criança. Seguindo esses pontos de vista que glorifica a existência da 7ª Arte, eis que é criado o PLAY, o primeiro Festival Internacional de Cinema Infantil & Juvenil de Lisboa, um espaço criado com fins de despertar o "bichinho" cinéfilo nas crianças e garantir-lhes pedagogia e lazer em simultâneo.  Após um ano a batalhar para manter viva esta ideia, a Tecla Play Associação Cultural conseguiu por fim trazer a Lisboa, mais concretamente ao incontornável Cinema de São Jorge, a primeira edição do PLAY, que irá decorrer nos dia 1 a 9 Fevereiro.

 

 

É uma selecção reflectida de mais de 100 obras altamente recomendáveis para os mais novos e não só, os graúdos também têm a oportunidade de desfrutar (o festival contará com parceria com o FICI- 11º Festival Internacional de Cinema Infantil e em especial a Selecção Especial Brasil). Onde cada sessão encontra-se devidamente classificada com a faixa etária a ser recomendada e respondendo às suas necessidades pedagógicas, que vai desde idades compreendidas dos 1 até aos 13 anos. A programação do PLAY será integrado maioritariamente por sessões de curtas-metragens vindas dos quatros cantos do Planeta, pequenas propostas de imaginação e criatividade que irão de certo fazer sonhar os mais novos e fascinar os amantes do cinema em geral. Quanto às longas-metragens, a PLAY irá apresentar 8 obras distintas, entre as quais, e em destaque, a antestreia da nova adaptação do amado conto infantil, O Meu Pé de Laranja Lima de Marcos Bernstein e o desafiante David de Patrick Daly, que nos remete à amizade de uma criança islâmica com um grupo de jovens judaicos.

 

 

Outras secções paralelas e actividades apelativas do festival é Ruidagem, um ateliê de experimentação cinematográfica e sonora, orientado por Pedro Sabino (Baptista), que tem como intuito despertar a liberdade artística e audiovisual nas crianças. O objectivo desta secção é propor à criança o preenchimento de sons e música num filme mudo amador realizador por Luís Filipe Baptista. Outras experiências a reter são o Ver um Filme com um Realizador, onde o cineasta João Nicolau exibe e fala sobre a sua curta Gambozinos, ou Ver um Filme com um Crítico, onde o jornalista da Time Out, Luís Salvado, remete o espectador a uma análise critica de uma obra visualizada.  Por fim temos Entre Livros e Filmes, um debate com parceria LEYA, ESCRIT’ORIO editora, onde encontrarão presentes os autores Afonso Cruz, Alexandre Honrado, André Letria, David Machado, José Fanha (moderador), José Jorge Letria e Possidónio Cachapa, que discutirão sobre o relacionamento do cinema com a literatura e razão das adaptações cinematográficas.

 

 

Relembro que o PLAY, Festival Internacional de Cinema Infantil & Juvenil de Lisboa decorrerá no Cinema de São Jorge nos dias 1 a 9 de Fevereiro, eis a promessa de um espaço único, recheado de diversão e originalidade que encantará não somente as crianças, mas que sobretudo demonstrará que o cinema é moldável e versátil para qualquer idade. A não perder.

 

Mais sobre a informação do Festival Internacional de Cinema Infantil & Juvenil de Lisboa, ver aqui.

 

 

 

Ver Também

PLAY - Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil de Lisboa Precisa de Ajuda

 


publicado por Hugo Gomes às 20:00
link do post | comentar | partilhar

sobre mim
pesquisar
 
arquivos
2018:

 J F M A M J J A S O N D


2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


recentemente

Nadav Lapid estará no Cur...

A vida de Sammy Davis Jr....

Que caem as fronteiras en...

Pinar Toprak é compositor...

0%!! Gotti, filme de mafi...

Adrift (2018)

Eva (2018)

Primeiras imagens de «Won...

Arachnophobia terá remake...

Trailer: The Little Stran...

últ. comentários
Bel Ami: 3*A meu ver é fiel ao livro, gostei do qu...
Gritos 3: 5*Que filme excelente e fenomenal, adore...
Um dos meus favoritos 5*
Gritos 2: 5*Sidney, Dewey e Gale estão de regresso...
Para mim é um dos melhores estreados em 2018, amo ...
Takes
10/10 - Magnífico
9/10 - Imprescindível
8/10 - Bom
7/10 - Interessante
6/10 - Razoável
5/10 - Medíocre
4/10 - Muito Fraco
3/10 - Mau
2/10 - Péssimo
1/10 - De Fugir
0/10 - Nulidade
stats counter
HTML Hit Counter
counter
links
mais comentados
25 comentários
20 comentários
13 comentários
12511335_1084470088250815_732384524_o
subscrever feeds
SAPO Blogs