Data
Título
Take
11.3.14

 

Em 2013 decorreu pela primeira vez no Cinema São Jorge com o apoio da EGEAC e a Câmara Municipal de Lisboa, a Judaica: mostra de cinema e cultura judaica que visou e realçou uma cultura presente porém adormecida na sociedade portuguesa. Após o êxito da mostra que nos presenteou com algum dos mais dramaticamente poderosos filmes que tivemos o privilégio de assistir ano passado, seguimos então o 2º ano com a promessa de uma maior abrangência de temas como também internalização. Apesar desta última característica que salienta algumas pretensões na Judaica, Elena Piatok (directora executiva da mostra) afirma que a sua maior preocupação “é escolher os filmes que os portugueses gostam”, diversificando-os com “mais temas actuais do que de época, estes filmes estão à procura de identidade.”. A 2ª edição do Judaica decorrerá entre o dias 27 e 30 de Março e apresentará uma mostra com mais de 15 filmes incluindo longas-metragens aplaudidas em todo o Mundo, curtas, documentário e outras propostas cinematográficas que revelaram temas quase insondados na nossa sociedade.

 

 

A selecção terá como abertura L'Attentat (O Atentado) de Ziad Doueri, que por sua vez é o realizador convidado desta edição, esta co-produção franco-libanesa que apesar das aclamações e dos prémios arrecadados em diferentes festivais de todo Mundo (Prémio Especial de Júri no Festival de Cinema Internacional de San Sebastián), continua como restrito em território árabe devido à delicadeza do seu tema. Como encerramento a tarefa estará encarregue do peculiar Le Métis de Dieu (O Cardeal Judeu) de Ilan Duran Cohen, uma longa-metragem francesa que nos remete à surpreendente história de Jean-Marie Lustiger, o Arcebispo de Paris sob a alçada do Papa João Paulo II que apesar de “abraçar” o catolicismo, manteve as suas raízes e identidade cultural judaica. Em destaque na selecção encontramos o documentário Ksiezyc To Zyd (A Lua é Judia) de Michal Tkaczynski sobre Pawel, um antigo skinhead que se converte ao judaísmo ortodoxo (a passar no dia 27 de Março) e The Last Flight of Petr Ginz (O Último Voo de Petr Ginz) de Sandra Dickson, uma produção do Programa de Cinema Documental da Universidade de Wake Forest e do Instituto de Documentários da Universidade da Flórida integrado no Programa de Divulgação das Nações Unidas (será exibido no dia 28 e 30 de Março).

 

 

O Judaica ainda contar com as presenças do escritor Richard Zimler (que apresentará a sua curta-metragem O Espelho Lento), Jorge Patrão (Secretário Geral da Rede de Judiarias de Portugal), Kimberly Mann (directora do Programa das Nações Unidas para o Ensino do Holocausto) e entre outros, que participarão em sessões especiais e debates os quais destaca-se a Homenagem a Jan Karski (29 de Março), um dos grandes heróis da Segunda Grande Guerra, protagonista de uma das maiores missões resistência contra os Nazis. Por fim teremos a nosso dispor nestes quatros dias de puro tributo á cultura judaica, uma feira do livro e convidativas provas de vinho e degustação de chocolates.

 

 

Mesmo tendo apenas dois anos de vida, a Judaica prova que com dedicação e esforço é possível concretizar um dos maiores comitês a esta cultura que é a matriz da sociedade europeia, nomeadamente a portuguesa (este ano conta pela primeira vez com alto patrocínio com a Presidência da República). “Há muitos festivais de cinema judaico por este mundo fora” afirma Elena Piatok. Esperamos que esta mostra lisboeta seja num futuro próximo uma das referências internacionais desta cultura cinematográfica. A não perder.

 

Para mais informação ver aqui

 


publicado por Hugo Gomes às 17:33
link do post | comentar | partilhar

sobre mim
pesquisar
 
arquivos
2018:

 J F M A M J J A S O N D


2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


recentemente

Nadav Lapid estará no Cur...

A vida de Sammy Davis Jr....

Que caem as fronteiras en...

Pinar Toprak é compositor...

0%!! Gotti, filme de mafi...

Adrift (2018)

Eva (2018)

Primeiras imagens de «Won...

Arachnophobia terá remake...

Trailer: The Little Stran...

últ. comentários
Bel Ami: 3*A meu ver é fiel ao livro, gostei do qu...
Gritos 3: 5*Que filme excelente e fenomenal, adore...
Um dos meus favoritos 5*
Gritos 2: 5*Sidney, Dewey e Gale estão de regresso...
Para mim é um dos melhores estreados em 2018, amo ...
Takes
10/10 - Magnífico
9/10 - Imprescindível
8/10 - Bom
7/10 - Interessante
6/10 - Razoável
5/10 - Medíocre
4/10 - Muito Fraco
3/10 - Mau
2/10 - Péssimo
1/10 - De Fugir
0/10 - Nulidade
stats counter
HTML Hit Counter
counter
links
mais comentados
25 comentários
20 comentários
13 comentários
12511335_1084470088250815_732384524_o
subscrever feeds
SAPO Blogs