Data
Título
Take
26.5.14

A Máquina que sonhava ser alguém!

 

Transcendence, o primeiro filme de Wally Pfister (o director de fotografia de muita das obras de Christopher Nolan, aliás este se encontra na produção como "padrinho"), revela-se numa proposta arriscada como projecto cinematográfico, o invocar de um medo usual quer no cinema, literatura ou social, o Império e dominação das máquinas sobre o Homem, o desenvolvimento da inteligência artificial e a superação para com o seu criador.

 

 

Assim sendo, Transcendente - Nova Inteligência (titulo traduzido) funciona como um ensaio de ficção cientifica povoado pelas questões mais pertinentes do género, acentuando a sua complexidade, chegando mesmo a beber da mesma água existencialista de Blade Runner (directamente da sua veia literária, Do Androids Dream of Electric Sheep? de Philip K. Dick) ou até mesmo (aqui podem-me chamar de herege) de 2001: A Space Odyssey de Kubrick. Contudo como havia salientado, são as ideias que sobrevivem nesta obra enfraquecida com a industrialização do cinema e pior, por ser lisonjeador para com as audiências de Verão. Devido a isso a temática é deixada muitas vezes de lado, cedendo sobretudo ao romance de pacotilha que parece invocar como deus ex machina, em conjunto com um "scy-fi" puramente visual e sob o efeito de histeria futurista.

 

 

Descartados ainda são os personagens; Transcendence reúne um elenco secundário de luxo (Pfister aprendeu isso com Nolan) mas que nada consegue extrair destes, apenas a pura presença no cartaz (Morgan Freeman por exemplo é ele próprio e sob o pretexto de narrador). Apenas Rebecca Hall se esforça em garantir alguma consistência no seu desempenho, encenando a amante de uma máquina no sentido literário da palavra, em contraste Johnny Depp desilude com o seu autómato e ainda mais na correspondência a Hall. Felizmente, Wally Pfister é um artesão tecnicista, preenchendo Transcendence com um excelente trabalho de fotografia (pudera) e a generosa mostra de efeitos visuais e sonoros em consolidação com uma banda sonora pomposa de Mychael Danna.

 

 

Por outras palavras, Pfister "atira de cabeça" numa primeira obra, "encharcada" em ideias interessantes e pontos de partida arriscados mas minado pelos lugares-comuns e clichés do género e não só, do blockbuster com espécie definida de cinema (muito por culpa do estreante a argumentista, Jack Paglen). Merecia mais esta transcendência!

 

"We're not going to fight them, we're going to transcend them."

 

Real.: Wally Pfister / Int.: Johnny Depp, Rebecca Hall, Paul Bettany, Cillian Murphy, Kate Mara, Cole Hauser, Clifton Collins Jr., Morgan Freeman

 

 

Ver também

2001: A Space Odyssey

 

5/10
tags: ,

publicado por Hugo Gomes às 20:26
link do post | comentar | partilhar

sobre mim
pesquisar
 
arquivos
2018:

 J F M A M J J A S O N D


2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


recentemente

Trailer de Godzilla: King...

First Man abrirá 75ª ediç...

Frankenstein, Freiras Mal...

Timothée Chalamet poderá ...

Começa o 26º Curtas Vila ...

Vem aí filme sobre a Viúv...

Morreu Laura Soveral, a a...

O retorno de Robocop já e...

First Reformed (2017)

Confirmado: Joaquim Phoen...

últ. comentários
Gritos 4: 5*Um filme que traz novas regras, novos ...
Bel Ami: 3*A meu ver é fiel ao livro, gostei do qu...
Gritos 3: 5*Que filme excelente e fenomenal, adore...
Um dos meus favoritos 5*
Gritos 2: 5*Sidney, Dewey e Gale estão de regresso...
Takes
10/10 - Magnífico
9/10 - Imprescindível
8/10 - Bom
7/10 - Interessante
6/10 - Razoável
5/10 - Medíocre
4/10 - Muito Fraco
3/10 - Mau
2/10 - Péssimo
1/10 - De Fugir
0/10 - Nulidade
stats counter
HTML Hit Counter
counter
links
mais comentados
25 comentários
20 comentários
13 comentários
12511335_1084470088250815_732384524_o
subscrever feeds
SAPO Blogs