Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cinematograficamente Falando ...

Quando só se tem cinema na cabeça, dá nisto ...

Cinematograficamente Falando ...

Quando só se tem cinema na cabeça, dá nisto ...

Porque a vida não é só flores ...

Hugo Gomes, 10.05.25

image-w1280 (1).webp

Em conjunto com Margarida Meneses, Madalena Fragoso, num registo documental de imagens ao sabor do vento, elabora em Casa e os Cães uma espécie de varanda para a incerteza sentida pela sua geração, num quotidiano algures entre o automatizado e o inquieto. Desse gesto a dois nasce uma obra onde tudo está representado: o amadorismo, a incapacidade e, igualmente, o instinto de filme, daí sublinhado como essência de um cinema que não se quer situado em lado algum, um pouco como os seus autores e protagonistas, lidando com a constante despertença.

“As Flores” transporta estes vários sentimentos para a Praça das Flores, em Lisboa, onde Fragoso, agora como realizadora-a-solo, filma a partir do seu quiosque tudo o que vê, percorrendo estações, clientelas e movimentações de qualquer género. Adivinha-se uma ensaboadela daquelas que Wiseman se orgulha de fazer às ditas instituições, mas, infelizmente, aqui não há nada de político, planeado ou pensado, seja na montagem, seja na sonoplastia. São imagens avulsas, organizadas cronologicamente com o propósito de registar e, quem sabe, ocupar o tempo.

Dessa inconsequência, nasce porém uma tese subjacente: a da importância dessas mesmas imagens. As Flores e a sua colectânea petular provêm de um acto de captação espontânea e compulsiva, feita através de um smartphone (daí a sua verticalidade), trazendo-nos um sintoma desta actualidade: a futilidade, a desaprovação, ou mesmo a desvalorização das próprias imagens. Quais os seus significados, simbolismos ou preocupações estéticas, até?

Neste caso, cabe ao espectador decidir o que quer ver: a alusão aos tempos correntes e à nossa relação despreocupada com o vídeo, ou o simples filmar por filmar. Contudo, há quem, como se ouve a dada altura, pergunte: "Pediu autorização para filmar?" Talvez seja um pedido de protecção, a insinuar que essas mesmas imagens estão desprovidas de valor.

Competição nacional do 22º IndieLisboa