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Cinematograficamente Falando ...

Quando só se tem cinema na cabeça, dá nisto ...

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Pelas ruínas do Oeste

Hugo Gomes, 12.02.21

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O western está morto e enterrado. Aliás, há quem culpe Clint Eastwood de ter executado o funeral com "Unforgiven", em 1992. O que tem aparecido esporadicamente são exercícios ou desconstruções, olhares distantes da sua legitimidade enquanto género formado e convicto. “News of the World”, marcado por uma realização mais calma e menos galopante por parte de Paul Greengrass (distante da imagem de marca da saga Jason Bourne ou “United 93”), funciona como uma releitura dos elementos do Oeste selvagem americano, iluminados por uma luz atual, ou seja, a de uma nação dividida após o resultado determinante de uma guerra civil e o poder da imprensa como alvo de uma facção descontente.

Através de um "leitor de notícias" (Tom Hanks novamente pelas boas causas, uma constante na longa carreira), um errante que “saltita” de cidade para cidade para, por uma pequena soma de moedas, ler as notícias impressas nos jornais de época aos habitantes iletrados, Greengrass resgata a importância da imprensa, o Quarto Poder, que teve o seu "boom" técnico e operacional por volta da Guerra Civil Americana (1861-65). Com "News of the World" somos transportados para os anos seguintes, em que venceu a União (os estados do "Norte") mas permanecem os resquícios do conflito. E numa nação dividida, são os jornais que unem o vasto território. Portanto, é este o pormenor pouco visto no género (que, de um certo prisma criativo, apenas serve para preencher o perfil do nosso protagonista) que relaciona o filme com o espectador e a questão do "novo western".

O restante da jornada é uma odisseia com os seus episódicos obstáculos e lições aprendidas e um desfecho que exalta a “jornada do herói” segundo a tradição do cinema de Hollywood. É uma obra visualmente exuberante a reproduzir este Oeste frio e sujo, mas que nada adianta às convenções de um género que morreu e só pede que o deixem gozar o eterno descanso.