Data
Título
Take
9.3.16

cinema-italiano100316.jpg

Com mais de 40 filmes integrados na selecção, a 8 ½ Festa do Cinema Italiano apostará numa programação mais ambiciosa, sendo que a edição de Lisboa será prolongada aos cinemas do UCI - El Corte Inglés, assim como será acrescentado mais cidades na sua digressão mundial.

 

A festa mais italiana da capital apresenta como o seu "pontapé de saída" Il Racconto dei Racconti (Conto dos Contos [ler crítica]) como o primeiro filme da mostra. O último trabalho de Matteo Garrone (Gomorra) adapta o incontornável livro de Giambattista Basile, hoje declarado como um “pai” do conto literário herdado por Charles Perrault e os irmãos Grimm. Com Vincent Cassell, Salma Hayek e John C. Relly no elenco, esta obra leva-nos a uma panóplia de histórias situadas numa terra distante onde reis, rainhas, valetes e monstros marinhos coabitam.

 

a-bigger-splash.jpg

 

A Bigger Splash, o antecipado novo filme de Luca Guadagnino (I Am Love), que por cá terá o título de Mergulho Profundo, marcará presença na secção Panorama. Apresentado no último Festival de Veneza, este remake de La Piscina, de Jacques Deray, remete-nos às paradisíacas ilhas vulcânicas do Mediterrâneo, trazendo consigo um jogo de sedução e de traição. Ralph Fiennes, Tilda Swinton, Matthias Schoenaerts e a estrela de Fifty Shades of Grey, Dakota Johnson, integram o elenco.  

 

No mesmo circuito destaca-se ainda Sangue del Mio Sangue, de Marco Bellochio, o thriller de máfia Suburra, de Stefano Sollima, o co-realizador da série televisiva, Gomorra, e Non essere Cattivo, o filme póstumo de Claudio Caligari que foi o candidato italiano ao Óscar e que explora as borgate marginais da Cidade Eterna, um tema já recorrido a Pasolini. Como encerramento, a Festa do Cinema Italiano segue na onda da comédia tradicional italiana com o estrondoso êxito de Quo Vado?, de Gennaro Nunziante, que segundo consta destronou o mais recente Star Wars na sua estreia. O protagonista, Checco Zalone, estará presente no Festival.

 

12183-99.jpg

 

Serão seis filmes a formar a secção competitiva, entre os quais Lo chiamavano Jeeg Robot, de Gabriele Mainetti, que aborda o cinema de super-heróis numa perspectiva italiana, Asino Vola de Marcello Fonte e Paolo Tropidi, quando um rapaz apaixona-se pela música, Arianna, de Carlo Lavagna, um coming-to-age de vertentes bem sexualizadas, A Espera (L'Attesa), de Piero Messina, com Juliette Binoche como protagonista. A Festa do Cinema Italiano exibirá em ocasião especial a co-produção italiana, portuguesa e brasileira, Estrada 47, de Vicente Ferraz, sobre soldados brasileiros na Segunda Guerra Mundial.

 

Mas este é o ano da saudade para a Festa do Cinema Italiano, agendados estão uma retrospectiva / tributo de Ettore Scola, o cineasta que nos deixou recente mas cuja sua obra perdura na memória e na herança cinematográfica. As cópias restauradas de La Vita è Bella (A Vida é Bela), o popular filme de Roberto Benigni, e de 8 1/2, uma das obras-primas de Federico Fellini. Destaque ainda para o documentário de Anna Maria Tató,  Marcello Mastroianni: Mi ricordo, sì, io Mi ricordo (Marcello Mastroianni - Lembro-me sim, Eu Lembro-me), um retrato biográfico e pessoal do célebre actor italiano, filmado durante a rodagem de Viagem ao Princípio do Mundo de Manoel de Oliveira.

 

A 9 ª edição do 8 ½ Festa do Cinema Italiano decorrerá entre 30 de Março até 7 de Abril em Lisboa. A sua programação será estendida no Cinema São Jorge, Cinemateca-Portuguesa Museu do Cinema e UCI - El Corte Inglés.

 

fellini-8-e-1-2-2.jpg

 

Ver também

Primeiro cartaz da 9ª Festa do Cinema Italiano!

Festa do Cinema Italiano de volta a Lisboa com homenagem a Ettore Scola!

 

 

Acompanha-nos no Facebook, aqui, e no Twitter, aqui.

 


publicado por Hugo Gomes às 23:14
link do post | comentar | partilhar

sobre mim
pesquisar
 
arquivos
2018:

 J F M A M J J A S O N D


2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


recentemente

Nadav Lapid estará no Cur...

A vida de Sammy Davis Jr....

Que caem as fronteiras en...

Pinar Toprak é compositor...

0%!! Gotti, filme de mafi...

Adrift (2018)

Eva (2018)

Primeiras imagens de «Won...

Arachnophobia terá remake...

Trailer: The Little Stran...

últ. comentários
Bel Ami: 3*A meu ver é fiel ao livro, gostei do qu...
Gritos 3: 5*Que filme excelente e fenomenal, adore...
Um dos meus favoritos 5*
Gritos 2: 5*Sidney, Dewey e Gale estão de regresso...
Para mim é um dos melhores estreados em 2018, amo ...
Takes
10/10 - Magnífico
9/10 - Imprescindível
8/10 - Bom
7/10 - Interessante
6/10 - Razoável
5/10 - Medíocre
4/10 - Muito Fraco
3/10 - Mau
2/10 - Péssimo
1/10 - De Fugir
0/10 - Nulidade
stats counter
HTML Hit Counter
counter
links
mais comentados
25 comentários
20 comentários
13 comentários
12511335_1084470088250815_732384524_o
subscrever feeds
SAPO Blogs