Memórias & Cinema-animal
Podemos acreditar, por momentos, que o cinema não pertence exclusivamente à Humanidade? Uma “lógica” impossível numa arte de registar e partilhar imagens (acima de histórias) visto como um gesto puramente humano, direcionado para humanos, portanto tal questão remete-nos para fora do circuito da racionalidade e aproxima-nos da fronteira do abstrato que ansiamos por anexar.
Contudo, vejo em “Ultimate Bliss” uma contradição (e como gosto de contradições!), um relato sobre relações humanas (aqui Marisa, a voz no qual associamos, a remetente de uma carta de Miguel de Jesus [realizador], a odisseia aí descrita em tom de melancolia), porém, como se pode evidenciar nesta jornada, nem uma alma humana encontra-se presente visualmente. O Cinema que serve de cápsula para a sua história (meramente relatada) não lhe pertence, o selvagem apropriou-se dela, de plantas a fungos e por fim, animais, estes, as verdadeiras “estrelas”.
O exotismo é uma oferenda de Jesus ao público, longe do turismo estético, não o sentimos como tal, porque o fascínio não está somente na diversidade de criaturas captadas neste seu universo (vemos wombats, diabos da Tasmânia, wallabies, cangurus e até mesmo koalas, fauna australiana, portanto) e sim na representatividade destas figuras que reconhecemos enquanto seres exóticos (e antípodas). Até porque esse exotismo possivelmente emanado é dissipado pelos grãos visuais - estes signos animalescos são convertidos a memórias ou integram a mesma matéria - cria-se familiaridade com este mesmo exotismo graças ao Super 8 que acompanha a jornada existencialista dos nossos “protagonistas” invisíveis.
Portanto, “Ultimate Bliss” é uma história de homens e mulheres sem o seu selo de antropocentrismo, aqui somos devolvidos à Natureza que nos faculta a olhar para o nosso redor, mesmo tendo a consciência dos nossos fados, sem a mínima intenção de centrar-nos em relação ao Mundo. Um gesto sem egocentrismos … e mais uma contradição, tendo em conta (que segundo o próprio) nasceu de um reflexo intimista.