Data
Título
Take
18.5.15

Lei do Mercado.jpg

Homens por medida!

 

Se Der Letzte Mann (O Último dos Homens, 1924), de F.W. Murnau, fosse dirigido nos tempos de hoje, dificilmente se conseguiria contornar a situação do trabalho precário e a natureza do mercado em que se vive. Em La Loi du Marché somos remetidos a essa "medida de homens", situações caricatas que despoletariam gargalhadas nos espectadores não fosse o facto de tudo o que se encontra encenado no grande ecrã ser fiel à real natureza do mercado de trabalho.

 

la-loi-du-marche (1).jpg

 

Vincent Lindon (Welcome, Augustine) cria essa figura submissa a uma sociedade extremamente avaliadora, competitiva e austera. Um homem com anos de trabalho que depois de confrontado com o despedimento inicia uma demanda a um novo emprego, ou um trabalho que simplesmente lhe permita o pagamento das contas. Uma tarefa que não será claramente fácil, mas desesperante e involuntariamente absurda dadas as situações. O novo filme de Stéphane Brizé (Mademoiselle Chambon) é uma prova de cinema verité na sua essência mais formal: um retrato que tão bem poderia ser desperdiçado não fosse o desempenho (e empenho) de Lindon em atribuir veracidade à sua personagem e a arrastar a sua situação para a credibilidade.

 

la-loi-du-marche.jpg

 

Contudo, ainda se sente um acentuar do dramatismo quando La Loi du Marché tenta esboçar um ambiente igualmente desesperado e sufocante da vida pessoal da personagem de Lindon, isto através de um filho deficiente. Esta inserção no enredo poderia resultar na produção de uma crítica social mais vincada, mas apenas acrescenta drama ao nivel telenovelesco, como se as situações que Lindon vive no quotidiano já não fossem dramáticas o suficiente. No final, é ainda jogado o moralismo como a carta trunfo, onde Stéphane Brizé parece querer demonstrar os seus ares à la Laurent Cantet. Em suma: o actor brilha, o filme tem os seus momentos.

 

Filme visualizado na 68ª edição do Festival de Cannes

 

Real.: Stéphane Brizé / Int.: Vincent Lindon

 

3300460.jpg-r_x_600-f_jpg-q_x-xxyxx.jpg

5/10

publicado por Hugo Gomes às 13:20
link do post | comentar | partilhar

sobre mim
pesquisar
 
arquivos
2018:

 J F M A M J J A S O N D


2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


recentemente

Braço de Ferro em Cannes,...

Yomeddine (2018)

Todos lo Saben (2018)

Os sentimentos de um louc...

Cannes arranca com segred...

Morreu Ermanno Olmi, o ve...

I'm here ... again!

Conheçam os vencedores do...

Mais pormenores sobre o n...

Novo trailer de Ant-Man a...

últ. comentários
Para mim é um dos melhores estreados em 2018, amo ...
É já de domínio público que João Botelho adaptou, ...
O sr deve apanhar cada seca no cinema. Nunca conte...
Tomb Raider: 4*Este é um blockbuster bem conseguid...
Mas, sendo este caso Woody Allen já tão antigo, po...
Takes
10/10 - Magnífico
9/10 - Imprescindível
8/10 - Bom
7/10 - Interessante
6/10 - Razoável
5/10 - Medíocre
4/10 - Muito Fraco
3/10 - Mau
2/10 - Péssimo
1/10 - De Fugir
0/10 - Nulidade
stats counter
HTML Hit Counter
counter
links
mais comentados
25 comentários
20 comentários
13 comentários
12511335_1084470088250815_732384524_o
subscrever feeds
SAPO Blogs