Data
Título
Take
21.12.14

Interstellar.jpg

Nolan, a odisseia do Espaço!

 

No sentido mais poético e aficionado pela Sétima Arte, o Cinema leva-nos até às mais vastas fronteiras do nosso ser, às mais longínquas galáxias e a mundos nunca antes imaginados. Interstellar, o mais recente filme de Christopher Nolan, numa fase em que o seu ego pretensioso é mais evidente, é a proposta de ida sem retorno a essa imensidão espacial, tal como é transmitido no titulo, inter-estrelar. Grandioso em termos visuais, Nolan conseguiu com isso e sob um jeito que demonstra astúcia reciclada às suas próprias marcas autorais, sim, porque o realizador da trilogia de The Dark Knight, já merece acima de tudo o seu titulo de autor, e os seus "blockbusters" a suas obras de arte.

 

Interstellar-znews.jpg

 

Inicialmente o que vemos aqui, neste futuro neo-primitivo, onde os recursos naturais se esgotam a uma velocidade extrema e que  planeta Terra, outrora uma arca de diversidade biológica, é consumido pela inospitalidade e pelo deserto desconhecido que avança. Este Mundo ficou pobre, a Humanidade é forçada a sobreviver ao invés de viver nos seus sonhos de conquista, aliás a agricultura é o único meio capaz de destinado aos homens deste futuro esquecido, enquanto que a ciência subvalorizada e remetida aos anais da Historia da Civilização. Esta distopia, que soa mais como uma pessimista previsão do nosso estado, é o ponto de partida para a aventura que se segue, Nolan demonstra a sua face mais conservadora, e refiro em linguagem "americanizada", onde salienta os feitos do povo americano além fronteiras e destrói à partida qualquer conspiração ou crítica nesse meio.

 

6a00d8341bfb1653ef01a511ba63de970c-christopher-nol

 

No caminho ainda somos surpreendidos à clandestinidade da NASA, a única organização, segundo Nolan, capaz de salvar a Humanidade. É obvio que o realizador foi pedir conselhos à organização e como condição a "boa conduta" da mesma deve estar representada. Porém, Interstellar não é um filme de distopias, nem imaginações frenéticas de mais um futuro distante, é sim um pretexto para agradar a comunidade cientifica com teorias de relatividade e do espaço desconhecido. Aliás comunidade essa, que sempre havia sentido aparte no território da ficção cientifica, visto que o entretenimento ou a fertilidade das ideias (o fascínio pelo impossível) sempre havia sido prioridade frente credibilidade e a possibilidade a foro cientifico. Nesse aspecto, Interstellar constitui um "must", mas só nesse termo.

 

interstellar.thm_.png

 

Contacto de Robert Zemeckis, o previsível e muitas vezes citado 2001: A Spacey Odyssey, de Kubrick e até mesmo traços do "populucho" Armageddon, de Michael Bay, referências essas, a que deparamos aqui. Ou seja, fora desses devaneios científicos e explicações merecedoras de registo, Interstellar é uma salada de frutas dos space operas, um tecnicamente fascinante filme de ficção cientifica que tem como principal objectivo, recorrer a umas boas teorias cientificas para desmantelar o misticismo do filme de Kubrick. Ao invés da metafísica explorada e teorizada até à exaustão no filme de 1968, é utilizado a relatividade e pensamentos de Isaac Newton ao serviço de um twist final que por si era previsível.

 

interstellar.JPG

 

Claramente, Christopher Nolan construiu aqui a sua homenagem ao género, mas o que soube realmente fazer foi um híbrido incógnito, um ensaio teorizado para provar que o realizador "is the smartest guy in the room". Ou seja Interstellar resulta no seu todo como uma bem feita demonstração de ego. Enquanto isso, o espaço exposto pelas avançadas técnicas de Hollywood perdeu dimensão desde a incursão espacial de Alfonso Cuarón e o seu excelente Gravity.

 

"Do not go gentle into that good night; Old age should burn and rave at close of day. Rage, rage against the dying of the light."

 

interstellar1.jpg

 

Ver Também

2001: A Space Odyssey (1968)

Gravity (2013)

Batman Begins (2005)

The Dark Knight (2008)

The Dark Knight Rises (2012)

Inception (2010)

5/10

publicado por Hugo Gomes às 01:17
link do post | comentar | partilhar

1 comentário:
De Nóbrega a 28 de Novembro de 2016 às 10:56
Vi o filme (atraso de 2 anos), e não vejo onde aquele final era previsível. Talvez se pode falar em meio forçado ou meio covarde, mas previsível eu não vejo como.

Tirando uma falha ou outra, o filme é muito bem construído, traz ótimas atuações de McConaughey e Matt Damon, que se valeram de personagens muito bem desenvolvidos. Gostei também de Ellen Burstyn. Faltou um pouco de carisma, mas não vi toda essa superficialidade que tanto falaram.

Talvez tenha sido a publicidade na época, não lembro, ou simplesmente ninguém aguentava mais a cara do Nolan, porém chamar o cara de prepotente por apenas querer fazer um filme de qualidade, com pontos inovadores, e trazendo elementos de um ou outro clássico do gênero, é simplesmente bizarro.

Filme subvalorizado pela crítica.


Comentar post

sobre mim
pesquisar
 
arquivos
2018:

 J F M A M J J A S O N D


2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


recentemente

Pinar Toprak é compositor...

0%!! Gotti, filme de mafi...

Adrift (2018)

Eva (2018)

Primeiras imagens de «Won...

Arachnophobia terá remake...

Trailer: The Little Stran...

Trailer: First Man, Ryan ...

Trailer: The Girl in the ...

Jurassic World: Fallen Ki...

últ. comentários
Gritos 3: 5*Que filme excelente e fenomenal, adore...
Um dos meus favoritos 5*
Gritos 2: 5*Sidney, Dewey e Gale estão de regresso...
Para mim é um dos melhores estreados em 2018, amo ...
É já de domínio público que João Botelho adaptou, ...
Takes
10/10 - Magnífico
9/10 - Imprescindível
8/10 - Bom
7/10 - Interessante
6/10 - Razoável
5/10 - Medíocre
4/10 - Muito Fraco
3/10 - Mau
2/10 - Péssimo
1/10 - De Fugir
0/10 - Nulidade
stats counter
HTML Hit Counter
counter
links
mais comentados
25 comentários
20 comentários
13 comentários
12511335_1084470088250815_732384524_o
subscrever feeds
SAPO Blogs