Ida e volta morettiana
Não venham apontar o “Il sol dell'avvenire" como um regresso de Moretti à sua 'original' forma; nada disso, vejam-no como uma transição, ou um rito de passagem, como preferirem. Depois, há o 'novo Moretti' a emergir após a queda do 'antigo Moretti', e qual melhor maneira de apresentar essa diferenciação do que um lado a lado com dois dos seus posters desenhados: um do filme recente e outro do seu 'clássico', “Caro Diario” (1993). Enquanto num deles notamos o autor e protagonista numa Vespa à moda italiana, prosseguindo na sua direção, de costas voltadas, em velocidade e agressividade, em “Il sol dell'avvenire” é a inversão de marcha representada numa trotineta, um veículo movido pelo esforço físico, o tipo de mudança que ele pede. Isto para dizer que Nanni Moretti regressa aos seus temas antigos, velhas fórmulas e até mesmo velhas irritações, mas a visita serve apenas como desculpa para um “move on".
Moretti, amico, i cinefili sono con te!