Data
Título
Take
22.3.15

FESTIN-2015_COVER.jpg

O FESTin -  Festival Itinerante em Língua Portuguesa vai regressar ao Cinema São Jorge, Lisboa, já no próximo mês de Abril, mais concretamente entre os dias 8 a 15, enchendo o Cinema São Jorge com mais de 85 produções provenientes dos noves países que compõem a CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa).

 

horta_pier01.jpg

 

Esta 6ª edição terá como país homenageado, Timor-Leste, o qual em sua honra será providenciado um debate, "Timor, Janela Aberta", que servirá como um olhar ao "horizonte" deste país em plena evolução, e a exibição de dois filmes, Fraternuras e o documentário Guerra e um Pouco de Paz, que segue a vida do líder revolucionário e Prémio Nobel da Paz, José Ramos Horta. Seguindo os passos da edição anterior, o FESTin continuará com a iniciativa do país convidado, sendo assim, a Argentina é o novo anfitrião, sucedendo a França da 5ª edição. Entre os filmes que correspondem a secção, destaca-se El Crítico, o sucesso argentino que nos remete à homónima profissão que tem tecido certo amores e muito mais ódios.

 

bafici-el-critico.jpg

 

A actriz Valéria Carvalho será a apresentadora do festival que abrirá com a produção brasileira Vendedor de Passados, de Lula Buarque de Hollanda. Baseado num livro do escritor angolano José Eduardo Agualusa, o filme protagonizado por Lázaro Ramos e Alinne Moraes nos remete a um homem especializado em construir passados para que os seus clientes possam viver um presente devido. Como encerramento, o escritor Paulo Coelho, conhecido no nosso país como autor dos sucessos de O Alquimista e Veronica Decide Morrer, será alvo de um controversa biografia, Não Pare na Pista: A Melhor História de Paulo Coelho, com o actor Júlio Andrade na pele do celebre escritor.  

 

O-ator-Julio-Andrade-como-Paulo-Coelho-size-598.jp

 

Uma novidade nesta nova edição do FESTin é a Homenagem à Rede Globo, o famoso estúdio brasileiro não é apenas a "fábrica de novelas" pelo qual é categorizado em Portugal, mas sim uma pretensiosa rede de produções cinematográficas, todas elas descritas com um profissionalismo técnico e produtivo. Na programação deste curioso olhar pelo mundo da Globo Filmes, está agendado  o debate “Cinema x Televisão" que terá como participantes o director da respectiva produtora, Edson Pimentel, o director da sede portuguesa, Ricardo Pereira, o apresentador de televisão da RTP Mário Augusto, produtor e realizador brasileiro Cavi Borges e por fim o director da distribuidora Cinemundo, Nuno Gonçalves.

 

Globo_SOS-mulheres-ao-mar-2-2.jpg

 

Os mais novos, assim como os mais velhos terão lugar na programação do FESTin. Os primeiros poderão beneficiar com o Festinha, uma selecção cuidada de longas e curtas metragens, enquanto que para a terceira idade é dirigido o FESTin sem Idade, onde serão apresentadas quatro curtas-metragens que tem como temática, questões emocionais que ditam a realidade dos idosos. Como é habitual as sessões de Competição, quer de longas e curtas-metragens, quer de ficções ou de documentários, e a Mostra de Inclusão Social se manterão.

 

alemao-caua-reymond-playboy-fumando.jpg

 

Por último e não menos importante, a presença de duas longas-metragens portuguesas na programação. Lura, de Luís Brás, a história de um homem que tenta fugir, sem êxito, do seu passado, e Porta 21, do realizador de Além de Ti (que teve estreia na 3ª edição do FESTin), João Marco, uma obra de contornos de film noir.

 

O-Vendedor-de-Passados.jpg

 

Acompanha-nos no Facebook, aqui, e no Twitter, aqui.


publicado por Hugo Gomes às 21:47
link do post | comentar | partilhar

sobre mim
pesquisar
 
arquivos
2018:

 J F M A M J J A S O N D


2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


recentemente

Insyriated (2017)

Trailer: The Equalizer 2,...

Cannes: Terry Gilliam, Vo...

Brevemente ...

Arranca o ciclo «O que é ...

Quinzena dos Realizadores...

Morreu R. Lee Ermey, o sa...

Ed Sheeran em filme de Da...

Humores Artificiais vence...

Morreu VIttorio Taviani, ...

últ. comentários
Tomb Raider: 4*Este é um blockbuster bem conseguid...
Mas, sendo este caso Woody Allen já tão antigo, po...
Filme muito bom. Um tratado de sociologia/psicolog...
Notícia triste, mais um talento do qual nos desped...
Ridículo. Não são os únicos posters desta "naturez...
Takes
10/10 - Magnífico
9/10 - Imprescindível
8/10 - Bom
7/10 - Interessante
6/10 - Razoável
5/10 - Medíocre
4/10 - Muito Fraco
3/10 - Mau
2/10 - Péssimo
1/10 - De Fugir
0/10 - Nulidade
stats counter
HTML Hit Counter
counter
links
mais comentados
25 comentários
20 comentários
13 comentários
12511335_1084470088250815_732384524_o
subscrever feeds
SAPO Blogs