Data
Título
Take
26.12.14

Dracula - A Historia Verdadeira.jpg

O Super Vampiro!

 

Devido à exaustão de imagem é quase impossível nos dias de hoje sentir-mos pavor com a figura do vampiro, muito mais com a mítica personagem de Drácula, imortalizado num conto de Bram Stoker, que por sua vez é baseada numa das mais infames personalidades da História, o Príncipe Vlad, o Empalador. Com cerca de 100 anos de cinema, esse dito "príncipe das trevas" converteu-se numa estrela emprestada, não apenas reduzida à temática do terror, como também aos diferentes géneros cinematográficos. Porém uma das incursões mais célebres foi obviamente a clássica versão de 1931 de Tod Browning com o actor húngaro Bela Lugosi a encarnar o "rei vampiro", o papel que dificilmente conseguiu fugir.

 

Dracula-Untold-Latest-Wallpaper-3608.jpg

 

Porém "Bela Lugosi is Dead" e o vampiro, massacrado pelas novas tendências, converteu-se numa imagem exclusivamente hollywoodesca, a prova disso é este reboot ao mito folclórico da Transilvânia, que não é nada mais, nada menos que um case study aos modelos cinematográficos de sucesso. Em Dracula Untold, a primeira promessa de um eventual franchising por parte da Universal Pictures, somos induzidos a um típico filme de super-heróis, pelo menos é o que a obra de Gary Shore evidencia através de um formato algo similar. Aliás Drácula, o trágico "demónio" que aterrorizou gerações passadas é agora "esfaqueado" com um dever heróico num conto que não respeita as suas origens assim como a história verdadeira de serviu de base a lenda.

 

dracula-untold-review-brings-life-to-vampire-genre

 

Se bem que isto poderia resumir a uma visão alternativa quanto à mesma história de sempre, a verdade é que como filme, este Untold nos reserva os piores "tiques" da industria actual. São cerca de uma e meia para recontar o já contado, numa narrativa justa e limitada por lugares-comuns que o público alvo está acostumado, mas não cansado, e por referências (mínimas) que os fãs da figura em questão, que curiosamente não integram o público alvo, irão reconhecer. Depois é o excesso dos efeitos visuais, um factor que torna a já limitada narrativa ainda mais limitada e sobretudo, incoerente. Para além das más lições de História e maniqueísmos evidentes tendo em a etnografia, Dracula Untold é ainda reunido por um mau acting em geral, nem sequer foi referir à fraca ou praticamente nula aptidão de personagens. Nem sequer Luke Evans ou Charles Dance ostentam carisma aos seus respectivos, provavelmente por reconhecer no tipo de produção que integraram.

 

Dracula-Untold-Mirena-Sarah-Gadon-850x560.jpg

 

Se este é o começo de uma saga que promete reunir o legado de monstros da Universal Classics, bem mais valiam estar quietos. Dracula Untold é um filme nada aconselhado para fãs de vampiros, muito menos para os de Drácula de Bram Stoker, tudo porque pouco ou nada existe aqui algo digno desse universo. Mais próximo do último Homem-Aranha do que propriamente da memória de Bela Lugosi.  

 

"Never forget who I am."

 

Real.: Gary Shore / Int.: Luke Evans, Dominic Cooper, Sarah Gadon, Charles Dance, Art Parkinson

 

DraculaUntold-75536.jpg

 

 

3/10
tags: ,

publicado por Hugo Gomes às 12:46
link do post | comentar | partilhar

sobre mim
pesquisar
 
arquivos
2018:

 J F M A M J J A S O N D


2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


recentemente

Suspiria (2018)

Colette (2018)

Carga (2018)

Raiva (2018)

Conheçam os vencedores da...

Extinção (2018)

Encontrado realizador par...

Venom (2018)

Doclisboa'18 revela toda ...

Cary Fukunaga será o real...

últ. comentários
Neste caso o director de fotografia não teve qualq...
Vi o filme ontem nos cinemas e adorei. Sendo filme...
Não menosprezando o colorista, que obviamente fez ...
Eu acho que você deveria olhar bem aqui em relação...
Fogo, não pode ser. Esse JP Caldeano é mesmo tuga?...
Takes
10/10 - Magnífico
9/10 - Imprescindível
8/10 - Bom
7/10 - Interessante
6/10 - Razoável
5/10 - Medíocre
4/10 - Muito Fraco
3/10 - Mau
2/10 - Péssimo
1/10 - De Fugir
0/10 - Nulidade
stats counter
HTML Hit Counter
counter
links
mais comentados
29 comentários
25 comentários
20 comentários
12511335_1084470088250815_732384524_o
subscrever feeds
SAPO Blogs