Com o Doclisboa'15 cada vez mais próximo, a organização em conjunto com a Cinemateca-Portuguesa Museu do Cinema decide apresentar a primeira sessão de antecipação à programação de um dos maiores festivais de cinema de documentário do Mundo. A decorrer hoje, dia 28 de Maio, pelas 19h00, na sala Félix Ribeiro, a conjectura da agendada retrospectiva de Želimir Žilnik, o realizador em foco nesta 13ª edição do festival, onde serão exibidas as 5 das suas curta-metragens .
Devido à sua abordagem não-tradicional, Žilnik tornou-se num dos nomes mais proeminentes da chamada Onda Negra do cinema jugoslavo, cuja carreira é marcada por uma constante análise crítica às convenções politicas do seu país, mais concretamente nos anos 50, o qual a Jugoslávia atravessava uma transição político-social. Nos dias de hoje, a sua obra é vista como um dos importantes documentos de registo à essa determinada época.
Para além da projecção das respectivas cinco curtas-metragens, a sessão será também marcada pela apresentação do primeiro número do jornal Doclisboa'15, onde periodicamente serão publicadas informações sobre a 13ª edição do festival.
Sites de Cinema
CineCartaz Publico