Data
Título
Take
19.3.13

Um caso raro de paralelismo com a realidade!

 

Gangster Squad, a promessa de revivalismo do filme noir por parte de Ruben Fleischer (Zombieland), foi prejudicada por ironicamente aproximar em demasia da realidade, e não falo em realismo cinematográfico mas sim em coincidências que não só atrasou a estreia da fita mas que também fundamentou o debate ideológico da violência contida nos filmes. O acontecimento em questão foi o mortal tiroteio no cinema de Aurora, Colorado, no 20 de Julho de 2012, os quais logos após terem surgido as primeiras noticias dessa tragédia que vitimou 12 pessoas, a distribuidora não teve meios que adiar o lançamento de Gangster Squad, cuja estreia era em poucos dias. Em causa estava uma violenta sequência em que remete a um tiroteio no interior … imaginem só … de um cinema, um dos raros casos em que realidade paralela com a ficção cinematográfica, devido a isso, tal cena foi modificada para um igualmente vibrante confronto em Chinatown.

 

 

Longe da tragédia, Gangster Squad foi até acompanhado com algum entusiasmo e apelidado como um regresso do cinema noir digno dos anos 40 e 50, a obra de Ruben Fleischer reúne um elenco de nomes sonantes que vai desde Josh Brolin a Ryan Gosling, Nick Nolte a Sean Penn, e claro a ascendente Emma Stone. Invocando de certa forma a temática de Untouchables (Brian DePalma, 1987), uma força especial incorruptível contra mafiosos intocáveis, Gangster Squad enrola-se em factos verídicos para se desenvolver numa espécie homenagem a um tipo de cinema cada vez menos usual. Esteticamente e visualmente a obra de Fleischer emana estilo e gratidão ao subgénero em causa.

 

 

O autor também revela-se bastante conhecedor do ambiente noir e dos componentes o qual é composto, sendo restaurado os ingredientes da mesma em forma de revisão, porém o problema de Gangster Squad se revela exactamente aí … na revisão. Falta-lhe acima de tudo desenvolvimento e profundidade no seu leque de personagens (existe uns quantos completamente descartáveis), a intriga parece encontrar-se reduzida a uma narrativa esquemática sem espaços para garantir a emoção dos seus ditos personagens nem caracter destes.

 

 

Contudo Ruben Fleischer revela-se violento no tratamento desta Los Angeles em apuros, implacável na aura de Sean Penn como o mafioso Mickey Cohen e certificador da química já estabelecida em Crazy Stupid Love de Glenn Ficarra e John Requa, protagonizada por Ryan Gosling e Emma Stone. Uma indicação quanto ao personagem de Gosling, um ser tão ambíguo desta selva de asfalto a fazer relembrar Jack Vincennes de Kevin Spacey em L.A Confidential de Curtis Hanson, obviamente uma liçãozinha para este Gangster Squad.

 

I'm not an educated man, but I have wits in history. Every kingdom comes of blood, every castle's built on a pile of bones. When I came out here, L.A. was nothin'. Back east I was a gangster...out here, I'm god.”

 

Real.: Ruben Fleischer / Int.: Josh Brolin, Ryan Gosling, Sean Penn, Nick Nolte, Emma Stone, Anthony Mackie, Giovanni Ribisi, Michael Peña, Robert Patrick

 

6/10
tags: ,

publicado por Hugo Gomes às 23:04
link do post | comentar | partilhar

sobre mim
pesquisar
 
arquivos
2018:

 J F M A M J J A S O N D


2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


recentemente

Será o "bye bye" dos spin...

FEST exibe Todos Lo Saben...

Nadav Lapid estará no Cur...

A vida de Sammy Davis Jr....

Que caem as fronteiras en...

Pinar Toprak é compositor...

0%!! Gotti, filme de mafi...

Adrift (2018)

Eva (2018)

Primeiras imagens de «Won...

últ. comentários
Bel Ami: 3*A meu ver é fiel ao livro, gostei do qu...
Gritos 3: 5*Que filme excelente e fenomenal, adore...
Um dos meus favoritos 5*
Gritos 2: 5*Sidney, Dewey e Gale estão de regresso...
Para mim é um dos melhores estreados em 2018, amo ...
Takes
10/10 - Magnífico
9/10 - Imprescindível
8/10 - Bom
7/10 - Interessante
6/10 - Razoável
5/10 - Medíocre
4/10 - Muito Fraco
3/10 - Mau
2/10 - Péssimo
1/10 - De Fugir
0/10 - Nulidade
stats counter
HTML Hit Counter
counter
links
mais comentados
25 comentários
20 comentários
13 comentários
12511335_1084470088250815_732384524_o
subscrever feeds
SAPO Blogs