Data
Título
Take
1.3.13

Um problema suíno!

 

Realizado pelo estreante Sylvain Estibal, When Pigs Have Wings (Um Porco em Gaza), é uma comédia burlesca que transforma a figura do porco num reflexo de um dos arrastados e herméticos problemas sociais dos nossos dias, o interminável conflito da faixa de Gaza. Assumindo um certo tom de caricatura, When Pigs Have Wings nos remete á rocambolesca história de Jaffar (Sasson Gabai), um pescador palestino de pouca sorte que certo dia e sem saber como, pesca um porco, talvez vindo de algum cargueiro. Segundo as crenças religiosas de Jaffar, o porco é um animal impuro, símbolo do pecado do Ocidente, sendo até considerado crime que este animal pise o solo do estado da Palestina, porém o humilde pescador que é incapaz de lhe causar mal ou mesmo livra-lo, decide a todo o custo esconde-lo até se aperceber que no suíno poderá encontrar a solução para os seus problemas financeiros. Jaffar consegue neste “mal” de quatro patas, uma oportunidade de rendimento, porém o caricato e perigoso é que para tal, o nosso protagonista tem que negociar com os judeus do outro lado da faixa, o estado de Israel, causando assim um choque cultural que irá mudar drasticamente o destino do personagem.

 

 

Sylvain Estibal tenta com esta fita disfarçada de comédia, abordar as diferentes dificuldades e o conflito de um forma leve e satírica. Em When Pigs Have Wings admite-se uma certa originalidade e criatividade do veio condutor para estas causas, mas a fita de Estibal revela-se inseguro em relação daquilo que pode bandarilhar, sendo que encontra na comédia e a utilização do suíno como os seus pontos de refúgio para o aprofundar dos ditos dilemas e afastar de polémicas corajosas. No caso do porco, o realizador o usa como simbolismo da opressão idealista-religiosa. Existe, por outro lado uma certa fantasia nas manobras de satirização, invocando por veze o tipo de cinema levado a cabo pelo célebre actor Charles Chaplin e o alter-ego Charlot. Um dos melhores exemplos dessa influência encontra-se na personagem de Sasson Gabai, Jafar, esboçando um arquétipo de Charlot Oriental. O actor é porém, o centro gravitacional do filme, conseguindo com eficácia captar o interesse do espectador nesta jornada arlequinesca que utiliza as estruturas modelares de uma novela brasileira para resumir o desejo comum dos habitantes de Gaza, a reconciliação.

 

 

Sylvain Estibal, como já havia referido, não possui a audácia desejada para abordar o tema de um jeito mais paródico e concentrado, contudo consegue com uma simples sequência resumir o conflito em questão. Tudo ocorre num barco em alto mar, partilhado por palestinos e israelitas, ambos tendo em comum a fuga de uma terra sob ameaça, mas que mesmo assim a tendência conflituosa ainda permanece nos seus corações. A discussão sem razão aparente nem rumo nasce e a partir daí o realizador encara que por mais diferentes que sejamos, existe igualdade entre culturas, lados, religiões e até mesmo politica. Cena transcendente mas que infelizmente serve apenas como antevisão de um dos cenários mais oníricos e fantasiosos do cinema, dois estados unidos e completos em perfeita harmonia. Esperemos por uma próxima vez, talvez uma crónica mais ácida que esta. When Pigs Have Wings, conta ainda com as participações de Baya Belal (Incendies), Myriam Tekaïa e o veterano actor Ulrich Tukur.

 

Real.: Sylvain Estibal / Int.: Sasson Gabai, Baya Belal, Myriam Tekaïa, Ulrich Tukur


  

5/10
tags: ,

publicado por Hugo Gomes às 16:31
link do post | comentar | partilhar

sobre mim
pesquisar
 
arquivos
2018:

 J F M A M J J A S O N D


2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


recentemente

Encontrado realizador par...

Venom (2018)

Doclisboa'18 revela toda ...

Cary Fukunaga será o real...

A Simple Favor (2018)

Edgar Pêra "ataca" salas ...

Morreu Kirin Kiki, a noss...

Marco Martins tem novo pr...

The Predator (2018)

Rumor: Kit Harington pode...

últ. comentários
Um filme lindo. Um dos melhores do Ang Lee. O meu ...
"Deveria ser um crime ignorar um filme destes.". B...
Nem tinha vontade de ver o filme. Pensei que apena...
Sei que um filme é bom quando, assim que acaba, te...
Acho que será muito bom. O Joker é um personagem ...
Takes
10/10 - Magnífico
9/10 - Imprescindível
8/10 - Bom
7/10 - Interessante
6/10 - Razoável
5/10 - Medíocre
4/10 - Muito Fraco
3/10 - Mau
2/10 - Péssimo
1/10 - De Fugir
0/10 - Nulidade
stats counter
HTML Hit Counter
counter
links
mais comentados
25 comentários
20 comentários
13 comentários
12511335_1084470088250815_732384524_o
subscrever feeds
SAPO Blogs