Data
Título
Take
27.11.12

Sensibilidade e fim do mundo!

 

No ano 2012 o tema mais falado em todo o Mundo é obviamente a questão se os maias sempre têm ou não razão nas predições? Tudo isto porque segundo o seu calendário este pode muito bem ser o ultimo ano da existência da Humanidade. Porém se tais profecias fossem correctas surge então outra questão: como gostaríamos de passar o ultimo dia da Terra? Será que a passaríamos ao lado daqueles que mais amamos ou apenas procuraríamos fazer tudo aquilo que havíamos sonhando uma vida inteira? Contudo existe algo mais credível que uma inexistência de um calendário de uma tribo extinta, a ameaça de um asteróide, tema usual e por vezes trivial para a produção de filmes entre os quais alguns com imenso sucesso e alegoria de efeitos visuais (*cof* Armageddon *cof*).



 

Mas em Seeking Friend for the End of the World de Lorene Scafaria não gozamos destruições maciças e astronautas heróicos de ultima hora, nem sequer um orçamento bruto para esses fins, a fita se resume em todo o caso num romance com ligeiros toques cómicos. Remetendo a história de Dodge (Steve Carrell), um solitário e melancólico quarentão, cuja sua mulher o abandona no preciso momento em que é divulgado notícias do iminente apocalipse. Condenado a passar os últimos dias em tremenda solidão, Dodge conhece a sua vizinha Penny (Keira Knightley) por acaso, e quando o seu prédio é alvo de um motim, ambos conseguem escapar e embarcar numa jornada para concretizar os seus respectivos objectivos.  

 

 

Da mesma realizadora de Nick & Norah’s Infinite Playlist, Seeking Friend for the End of the World nos resume a um filme de sentimentos pegando em duas básicas ideias que o grande público encontra-se habituado e conecta-las de um jeito quando independente e sempre apelando á emoção, ao humor e a burlesco. Sabendo que uma dessas ideias é a repetitiva fórmula de fita apocalíptica que se cruza pela simples mas sempre eficaz equação de “when a boy meet a girl”.



 

Por vezes bizarro na forma como se executa esta viagem pelo dia do fim, Seeking Friend for the End of the World consegue esquecer o espectador da tragédia envolto graças ao conjunto de personagens, nomeadamente uma formidável Keira Knightley que constrói uma “persona” de difícil interpretação pelo público, porém graciosa, de um certo desnorteio e com o desenrolar da intriga nos remete á sensibilidade, mesmo que não quimicamente simbiótica com Steve Carell, em mais uma composição de que já estamos habituados a ver no actor, ambos formam um insólito par romântico capaz de seduzir as audiências. Sem muito para dizer a fita enraíza sobre esses personagens e esses sentimentos levando-os a um rumo já suspeito porém embelezado.

 

 

Tal como fizera em Nick & Norah’s Infinite Playlist, Lorene Scafaria tenta incutir a sensibilidade através de uma banda sonora calorosa presente nos momentos mais marcantes da fita. Sabendo mesmo tratar-se de um armagedão, Seeking Friend for the End of the World nos remete a um dos melhores romances deste ano e um estranho “feel good movie”. Também queremos um fim do mundo destes! 

 

I promise not to steal anything if you promise not to rape me.

 

Real.: Lorene Scafaria / Int.: Steve Carell, Keira Knightley, Martin Sheen, William Peterson, Rob Corddry, Patton Oswalt, Connie Britton



 

7/10
tags: ,

publicado por Hugo Gomes às 20:53
link do post | comentar | partilhar

sobre mim
pesquisar
 
arquivos
2019:

 J F M A M J J A S O N D


2018:

 J F M A M J J A S O N D


2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


recentemente

O pão de cada dia obriga ...

Critica - "Nós" não ficam...

Primeiras impressões: Us

Os patetas do costume

O meu Cinema é feito de M...

Maquilhagem americanizada...

Crítica: Marvel no nome, ...

Críticas: uma portuguesa,...

Primeiras reacções: Capta...

E os Óscares?

últ. comentários
Um luxo de actores num filme de lixo, repito LIXO....
Gostei muito da crónica. Vou acompanhar o seu blog...
Padrinho... Mas Pouco: 3*Um filme divertido, mas p...
Impossível esquecer este anjo, este homem.
Triste perda. Que descanse em paz.
Takes
10/10 - Magnífico
9/10 - Imprescindível
8/10 - Bom
7/10 - Interessante
6/10 - Razoável
5/10 - Medíocre
4/10 - Muito Fraco
3/10 - Mau
2/10 - Péssimo
1/10 - De Fugir
0/10 - Nulidade
stats counter
HTML Hit Counter
counter
links
mais comentados
30 comentários
25 comentários
20 comentários
12511335_1084470088250815_732384524_o
subscrever feeds
SAPO Blogs