A Lei de Stallone!
A verdade é que os anos 90 não foram muito apelativos às adaptações de BD, talvez pelo facto de serem considerados obras menores e no caso deste Judge Dredd, apenas útil para serviço comunitário para com o actor / vedeta. Baseado numa polémica série de banda desenhada criada por John Wagner e Carlos Ezquerra, acusada por muitos anos de promover o fascismo, Judge Dredd – A Lei de Dredd nos revela um futuro incerto onde a população humana é concentrada em metrópoles superlotadas e sempre á mercê de violência. Nessas comunidades que emanam a podridão humana, foram criados uma espécie de força de segurança com autorização para matar conhecido como os Judge – Juizes, o qual entre eles temos o mais temível, como também heróico, Dredd (aqui desempenhado Sylvester Stallone).
Começando relativamente bem, tendo em conta o espirito da matéria-prima, celebrando efeitos visuais e violência a rolos, Judge Dredd descarrila no preciso momento em que o protagonista retira o capacete, a partir daí o espectador tem a sensação de assistir a mais uma variação do ícone de acção e de certa forma uma paródia aos mesmos. Enquanto na BD, a personagem Dredd sob qualquer circunstância nunca retira o dito capacete e além de tudo é uma figura mortal e sem qualquer demonstração emocional, na fita de Danny Cannon como forma de consolidar os fãs do actor não se provou tal ousadia ignorando sobretudo o teor da personagem adaptada.
É Stallone no seu pior acompanhado por um Rob Schneider mais sério do que o costume, unidos para impedir um maléfico plano de Armand Assante como vilão de serviço, tudo dando resultado a uma fita desastrosa, mesmo que visualmente sedutor e bem desenrolado como mero blockbuster de acção. Mas é abalado pela falta de conduta dos envolvidos em tentar recriar uma versão hollywoodesca do célebre personagem dos comics dando assim origem a mais do mesmo em termos de produção cinematográfica de “lixo”. No fim disto sobra-nos Max von Sydow, como a única prestação deveras decente nisto tudo e claro com alguma classe a banda sonora composta por Alan Silvestri.
“ I’m the Law”
Real.: Danny Cannon / Int.: Sylvester Stallone, Diane Lane, Armand Assante, Rob Schneider, Jürgen Prochnow, Max von Sydow
Sites de Cinema
CineCartaz Publico