Data
Título
Take
3.10.12

Um caso de bom sucesso em Portugal!

 

Em 2000, Luís Ismael conseguiu um feito único no cinema nacional que depois viria a ser recompensado com o êxito e com o gradual estatuto de culto, sem apoios nem financiamento concretizou aquilo que de início poderia ser tratado como um simples “filme para amigos” – Balas & Bolinhos – curiosamente, segundo o realizador, metade do orçamento desta fita foi para o tabaco consumido durante a produção. Com uma curta duração de 62 minutos, Balas & Bolinhos foi apresentado em 2001 no Fantasporto e depois exibido no canal de televisão, Sic Radical, o qual sempre obteve apoio. Em 2004, Luís Ismael volta a fazer a diferença e dirige aquele que é a primeira sequela de sempre no cinema português, agora com um orçamento generoso e a confirmação do apoio do público, Balas & Bolinhos – O Regresso se tornou num êxito por mais de quatro meses de exibição e com apenas sete cópias em todo o país, fora visto por mais de 58 mil espectadores. Com culto já fermentado, Luís Ismael não desiste no seu quarteto de “cromos” do Norte e das suas aventuras e desventuras hilariantes, realizando outro feito na Historia do Cinema Português, a primeira trilogia da nossa sétima arte nacional.

 

 

Contando com maiores apoios por parte do público e com ume excelente trabalho de divulgação através das redes sociais e em outros meios de comunicação, eis que surge O Ultimo Capitulo, o regresso do já quarteto mais famoso do país, naquele que segundo o título promete ser o ultimo filme de uma saga que conquistou um país tão pouco crente no seu cinema. A verdade é que Balas & Bolinhos já é um dos maiores êxitos de sempre das nossas produções cinematográficas, e não é por menos, além de sentir aqui um enredo mais trabalhado com uma narrativa mais coerente que os dois anteriores, Luís Ismael compõe aqui uma colecção de gags mais controlados porém sempre fiel ao espirito da saga. É que o realizador tem a perfeita noção que já não está a fazer o dito “filme para amigos” mas sim para um público mais vasto e talvez mais exigente, todavia não é por isso que não se diverte a faze-lo. As personagens principais e preferidas dos portugueses regressam melhor que nunca, sentindo aqui também um equilíbrio no espaço de antena de cada um, e alguns secundários conseguem captar atenção tais como o pai do Tone (interpretado pelo actor Octávio Matos) e o vilão de serviço (o carismático Carlos Paulo), porém nada que destaque verdadeiramente.

 

 

Balas & Bolinhos – O Ultimo Capitulo é um mártir para críticos e cinéfilos mais exigentes, e verdade é que os defeitos são muitos e no que reside em divulga-lo no resto do Mundo, a fita de Luís Ismael cai no catálogo de amadorismo. Mas como somos ainda humildes no que refere ao cinema, arrisco a afirmar que este é uma das melhores comédias do nosso panorama cinematográfico dos últimos anos e é valioso ver tanto esforço envolvido para trazer um filme que foi direccionado para o publico e que vive graças á dedicação e amor pelas audiências. É por isso que mesmo reconhecendo os erros de uma comédia vulgarizada e pouco inteligente, não consigo odiar um produto como este que faz tanta falta á nossa cinematografia. Esperemos que com o sucesso do “último capitulo”, a produtora cinematográfica Lightbox decida explorar novos horizontes do nosso cinema. Fecha assim a primeira trilogia portuguesa, e com chave de ouro.

 

 

Real.: Luís Ismael / Int.: J.D. Duarte, Jorge Neto, João Pires, Luis Ismael, Jason Ninh Cao, Octávio Matos, Carlos Paulo, Jaimão, Fernando Rocha

 

6/10
tags: ,

publicado por Hugo Gomes às 13:37
link do post | comentar | partilhar

sobre mim
pesquisar
 
arquivos
2018:

 J F M A M J J A S O N D


2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


recentemente

Encontrado realizador par...

Venom (2018)

Doclisboa'18 revela toda ...

Cary Fukunaga será o real...

A Simple Favor (2018)

Edgar Pêra "ataca" salas ...

Morreu Kirin Kiki, a noss...

Marco Martins tem novo pr...

The Predator (2018)

Rumor: Kit Harington pode...

últ. comentários
Um filme lindo. Um dos melhores do Ang Lee. O meu ...
"Deveria ser um crime ignorar um filme destes.". B...
Nem tinha vontade de ver o filme. Pensei que apena...
Sei que um filme é bom quando, assim que acaba, te...
Acho que será muito bom. O Joker é um personagem ...
Takes
10/10 - Magnífico
9/10 - Imprescindível
8/10 - Bom
7/10 - Interessante
6/10 - Razoável
5/10 - Medíocre
4/10 - Muito Fraco
3/10 - Mau
2/10 - Péssimo
1/10 - De Fugir
0/10 - Nulidade
stats counter
HTML Hit Counter
counter
links
mais comentados
25 comentários
20 comentários
13 comentários
12511335_1084470088250815_732384524_o
subscrever feeds
SAPO Blogs