Data
Título
Take
9.3.12

De Hogwarts para Londres Vitoriana!

 

The Woman in Black (baseado num livro de Susan Hill) é a segunda produção da ressuscitada Hammer, o conhecido estúdio britânico de filmes de terror que catapultou o seu êxito nos anos 60 e 70, mas que caiu no esquecimento até aos dias de hoje. Após terem aventurando no território do thriller com o decepcionante The Resident, que reuniu Hillary Swank, Jeffrey Dean Morgan Christopher Lee, chegou o momento de invocar a clássica história de fantasmas sob o clima da Inglaterra vitoriana. 

 

 

The Woman in Black (A Mulher de Negro) se poderia ficar pelo simples ensaio de assombração, porém, destaca das demais produções pelo mediatismo que é de assistir Daniel Radcliffe a assumir o protagonista pós-Harry Potter. Pois bem, o jovem feiticeiro troca a varinha e a vassoura por esta expedição ao desconhecido onde o realizador James Watkins, que foi responsável pelo surpreendente Eden Lake (2008), se expressa correctamente o medo através de um suficiente jogo de sombras, a benéfica utilização da escuridão e a dos cenários góticos bizarros que transferem todo aquele arrepio necessário para levar a fita a um estado de medo até ao fim.

 

 

O actor que muitos viram a crescer na saga adaptada da série de livros escritos por J. K. Rowlings, parece não ter conformado com a ideia de ser um ídolo adolescente e aposta em crescer como actor, The Woman in Black pode muito bem ser apenas o início dessa fase de progressão. Mesmo não sendo credível no papel de um advogado viúvo com um filho de quatro anos nos braços (na verdade o actor parece ainda preso à sua imagem de miúdo), Radcliffe é eficaz em transmitir o temor enquanto percorre os sinistros corredores da dita mansão assombrada. James Watkisn evoca assim o mais tradicional que o terror cinematográfico nos ofereceu durante a sua existência e como tal, provoca no público alguns sustos prolongados e calafrios bem-sucedidos, há muito não experienciados no grande ecrã.

 

 

Todavia, é triste ver que The Woman in Black tinha algum potencial para ser algo mais, acabando por se tornar numa história curta pelo seu jogo de aspirações aos clássicos vitorianos. O que resulta é uma fraca exploração aos seus personagens secundários e um final moralista e insípido que abala toda a estrutura sustentada por James Watkins e ainda tem a tendência de emanar o mais vulgar dos lugares-comuns do género de terror, o desfecho abrupto e inconclusivo. Mas dentro do género mais comercial eis uma fita sedutora e dotada de boas memórias quanto ao estilo que referencia. Destaque para Ciarán Hinds e a arrepiante Janet McTeer, dois nomes de peso no elenco deste The Woman in Black.

 

PS – Misha Handley, que aqui faz de filho da personagem de Daniel Radcliffe, é na vida real seu afilhado. A ideia foi sugerida pelo próprio actor para que fosse possível transmitir uma ligação mais afectuosa no grande ecrã.

 

“I believe the most rational mind can play tricks in the dark.”

 

Real.: James Watkins / Int.: Daniel Radcliffe, Ciarán Hinds, Janet McTeer, Misha Handley

 

 

6/10
tags: ,

publicado por Hugo Gomes às 18:58
link do post | comentar | partilhar

sobre mim
pesquisar
 
arquivos
2018:

 J F M A M J J A S O N D


2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


recentemente

Cary Fukunaga será o real...

A Simple Favor (2018)

Edgar Pêra "ataca" salas ...

Morreu Kirin Kiki, a noss...

Marco Martins tem novo pr...

The Predator (2018)

Rumor: Kit Harington pode...

Hagazussa: a Heathen’s Cu...

Morreu Burt Reynolds, o a...

The Nun (2018)

últ. comentários
Sei que um filme é bom quando, assim que acaba, te...
Acho que será muito bom. O Joker é um personagem ...
Para quem leu o livro, que diga-se de passagem é u...
Gritos 4: 5*Um filme que traz novas regras, novos ...
Bel Ami: 3*A meu ver é fiel ao livro, gostei do qu...
Takes
10/10 - Magnífico
9/10 - Imprescindível
8/10 - Bom
7/10 - Interessante
6/10 - Razoável
5/10 - Medíocre
4/10 - Muito Fraco
3/10 - Mau
2/10 - Péssimo
1/10 - De Fugir
0/10 - Nulidade
stats counter
HTML Hit Counter
counter
links
mais comentados
25 comentários
20 comentários
13 comentários
12511335_1084470088250815_732384524_o
subscrever feeds
SAPO Blogs