Data
Título
Take
4.3.12

Um leque de actrizes admiráveis!

 

Baseado num best-seller de 5 milhões de cópias vendidas em 2009, The Help, agora convertido em filme pelas mãos de Tate Taylor, que o adapta e realiza, é a história de três mulheres diferentes do estado de Mississípi que se aliam para escrever um livro sobre as memórias das empregadas afro-americanas, memórias essas que revelam uma cínica discriminação racial para com os envolvidos. Tendo integrado a lista dos nomeados ao Óscar de Melhor Filme em 2012 (sendo que o galardoado foi The Artist de Michel Hazanavicius), The Help: As Serviçais é uma comédia dramática de uma América anos 60 no limiar da revolução social, mas desenvolvendo-se como um ensaio pungente e moralista, porém igualmente terno e divertido (ficando a sensação de que as duas horas e meia de duração soaram a pouco).

 

 

Tate Taylor consegue invocar o cinema classicista e modelar norte-americano e empregar o que de melhor aprendeu ao lidar e transmitir as emoções, que com um carácter quase manipulador consegue emocionar como ninguém. Os poucos momentos cómicos, menos que aquilo que o filme é caracterizado, são capazes de esboçar em nós um breve sorriso e um horizonte de esperança que contagia qualquer um dos espectadores. Quanto à moralidade e o tema da discriminação racial, Taylor o faz e o consegue sem precisamente recorrer ao maniqueísmo e mesmo aos falsos sentimentos bacocos. Como filme, The Help é algo suave mas avassalador, mas como objecto artístico a fita sensação de 2011 é um ensaio de actrizes que aqui dão o melhor que conseguem (e não é pouco).

 

 

Octavia Spencer (vencedora do Óscar de Melhor Actriz Secundária) é de uma carismática personalidade numa personagem forte, todavia a sua figura (Minny Jackson) que segundo a autora do livro, Kathryn Stockett, foi baseada nela própria. Spencer, para encarnar a sua dita personagem, apenas teve que controlar o seu ego, porém o faz de maneira reveladora para com a narrativa. Nesse aspecto considera-se Viola Davis com uma interpretação mais destacável e as actrizes Bryce Dallas Howard (o açúcar do filme) e Jessica Chastain a fibra deste The Help. Quanto à ultima, Chastain tem talvez o personagem mais difícil de interpretar, uma encarnação de “má como as cobras” que poderia facilmente cair no jubilo próprio é matéria que nas mãos erradas não seria convincente, e é nisso a actriz que se revelou em Tree of Life de Terrence Malick consegue contornar. Ela torna assim a antagonista no centro e combustão de todo o filme, ofuscando tudo e todos em seu redor. Por fim ainda destacamos os desempenhos de Emma StoneAllison Janney, Sissy Spacek e a comovente Cicely Tyson. The Help se revela assim num show de actrizes do mais alto calibre!

 

"18 people were killed in Jackson that night. 10 white and 8 black. I don't think God has color in mind when he sets a tornado loose."

 

Real.: Tate Taylor / Int.: Emma Stone, Viola Davis, Jessica Chastaian, Octavia Spencer, Bryce Dallas Howard,  Allison Janney, Sissy Spacek, Cicely Tyson

 

 

 

8/10
tags: ,

publicado por Hugo Gomes às 18:48
link do post | comentar | partilhar

sobre mim
pesquisar
 
arquivos
2018:

 J F M A M J J A S O N D


2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


recentemente

Timothée Chalamet poderá ...

Começa o 26º Curtas Vila ...

Vem aí filme sobre a Viúv...

O retorno de Robocop já e...

First Reformed (2017)

Confirmado: Joaquim Phoen...

Prometo Falhar - O Filme ...

Morreu Claude Lanzmann, o...

TAG (2018)

Falando com Alberto Rocco...

últ. comentários
Gritos 4: 5*Um filme que traz novas regras, novos ...
Bel Ami: 3*A meu ver é fiel ao livro, gostei do qu...
Gritos 3: 5*Que filme excelente e fenomenal, adore...
Um dos meus favoritos 5*
Gritos 2: 5*Sidney, Dewey e Gale estão de regresso...
Takes
10/10 - Magnífico
9/10 - Imprescindível
8/10 - Bom
7/10 - Interessante
6/10 - Razoável
5/10 - Medíocre
4/10 - Muito Fraco
3/10 - Mau
2/10 - Péssimo
1/10 - De Fugir
0/10 - Nulidade
stats counter
HTML Hit Counter
counter
links
mais comentados
25 comentários
20 comentários
13 comentários
12511335_1084470088250815_732384524_o
subscrever feeds
SAPO Blogs