Data
Título
Take
24.2.12

A sombra de uma galáxia distante!

 

Há muito, muito tempo … numa galáxia muito, muito distante … e com estas palavras que começa aquela que é para muitos a melhor epopeia cinematográfica alguma vez feita, muito mais do que o simples space opera e acima de qualquer ficção científica. Trata-se de um mundo aparte vindo da imaginação de George Lucas, que em 1977 apresentou-nos um arriscado e limitado filme sobre a batalha entre o bem e o mal mas com o palco de fundo estrelas e naves intergalácticas, esse filme foi Star Wars. A fita tornou-se num êxito duradouro, na altura improvável, porém Lucas tinha imaginação para mais e de seguida surgiram as sequelas mais musculadas (The Empire Strike Back em 1980 e Return of Jedi em 1983) sempre a um passo á frente no ramo dos efeitos visuais.

 

 

Após o franchising criado, originando inúmeros artefactos e eventos para além dos filmes; brinquedos, bandas desenhadas, convenções, museus, jogos de vídeo, o autor sentiu na responsabilidade de certa forma regressar aquele universo que conquistou milhões e que mudou o curso do cinema, assim sendo, realizou e produziu uma trilogia que contava os acontecimento antecedentes á saga original. O primeiro capítulo desta aventura estreou entre nós em 1999, onde muita coisa mudou, que vai da diferente maneira de gerar filmes até aos efeitos visuais, cada vez mais dependentes de computadores (CGI). E é então que surge até nós, The Phantom Menace, o “era uma vez” da galáxia muito distante.

 

 

Dessásseis depois do último filme da primeira trilogia, A Ameaça Fantasma (titulo português) que arrecada furtivamente com o subtítulo de episódio 1, tal como George Lucas o caracterizou na época de estreia, é uma pelicula direccionada para miúdos. Todo ele aspira aos blockbusters juvenis do nosso tempo e menos os primórdios do seu subgénero. Os efeitos visuais tomam conta de uma narrativa praticamente inexistente cheio de ligações forçadas e pouco sentidas com o “velhinho” franchising e personagens que resumem a perca de tempo; entre elas o infame e fracassado Jar Jar Binks, criatura digital sem grande apreço e influência na história, onde invade todo o filme com o seu rotineiro humor slapstick, e até mesmo Liam Neeson na pele de um mestre Jedi consegue-se revelar numa figura inútil e sem grande carisma para o mesmo.

 

 

Claro que que nem tudo encontra-se mal neste prequela, os raros momentos de nostalgia que invoca o faz com grande afeição ao universo de George Lucas e a entrega deste para a qualidade dos efeitos visuais é uma virtude reconhecível. Actualmente o espectador tem a oportunidade de revê-lo no cinema em formato 3D, parece que George Lucas ficou contagiado com Avatar, o que realça os seus atributos tecnológicos, porém, é o pior de todos os Star Wars, uma espera que se revelou numa decepção de grande escala.

 

Real.: George Lucas / Int.: Liam Neeson, Ewan McGregor, Natalie Portman, Jake Lloyd, Ian McDiarmid, Samuel L. Jackson, Pernilla August, Sofia Coppola, Keira Knightley

 

 

5/10
tags: ,

publicado por Hugo Gomes às 20:56
link do post | comentar | partilhar

sobre mim
pesquisar
 
arquivos
2018:

 J F M A M J J A S O N D


2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


recentemente

Suspiria (2018)

Colette (2018)

Carga (2018)

Raiva (2018)

Conheçam os vencedores da...

Extinção (2018)

Encontrado realizador par...

Venom (2018)

Doclisboa'18 revela toda ...

Cary Fukunaga será o real...

últ. comentários
Neste caso o director de fotografia não teve qualq...
Vi o filme ontem nos cinemas e adorei. Sendo filme...
Não menosprezando o colorista, que obviamente fez ...
Eu acho que você deveria olhar bem aqui em relação...
Fogo, não pode ser. Esse JP Caldeano é mesmo tuga?...
Takes
10/10 - Magnífico
9/10 - Imprescindível
8/10 - Bom
7/10 - Interessante
6/10 - Razoável
5/10 - Medíocre
4/10 - Muito Fraco
3/10 - Mau
2/10 - Péssimo
1/10 - De Fugir
0/10 - Nulidade
stats counter
HTML Hit Counter
counter
links
mais comentados
29 comentários
25 comentários
20 comentários
12511335_1084470088250815_732384524_o
subscrever feeds
SAPO Blogs