Data
Título
Take
30.7.11

 

O cinema clássico regressa nas mãos de Robert Redford!

 

O ano 1865 foi uma data importante, revolucionaria como trágica para a Historia dos EUA, pouco tempo depois de os yankees terem declarado vitória sobre os sulistas na Guerra Civil, um tenebroso atentado pairou sob o país em vias de formação. O presidente Abraham Lincoln foi abatido a tiro no Ford’s Theatre em Washington pelo actor John Wilkes Booth, membro de uma rede de conspiração. Todos foram perseguidos sob o sabor da vingança e a sede de justiça, sendo que Booth foi abatido nessa caçada. Inúmeros suspeitos foram acusados de conspiração, julgados e enforcados como sentença, entre os condenados encontra-se Mary Surrat a única mulher acusada por cumplicidade.

 

 

Robert Redford é uma das personalidades destaque dos últimos anos do cinema norte-americano, não só por ter sido o fundador do Festival de Sundance (que todo os anos nos oferecem pérolas cinematográficas) nem contribuindo com a evolução do independente norte-americano, nem pelos seus registos como actor, mas sim como autor / cineasta que ele é. Venceu o Óscar na categoria de Melhor Realizador em 1980 pelo filme Ordinary People, sua estreia como tal, baseado numa novela homónima de Judith Guest remetendo ao drama de uma família que tem que conviver com a tragédia. Outros destaques no seu ofício foram Quiz Show (1994) com Ralph Fiennes, sobre o escândalo de um programa de televisão viciado, The Horse Whisperer (1998), um melodrama com cavalos á mistura que tornou-se bastante popular e Lions for Lambs com Tom Cruise e Meryl Streep, um fracasso de bilheteira e critica que se revelou num subtil e credível crítica á militarização dos EUA no Médio Oriente. Em The Conspirator, Redford volta a recriar o realismo de Lions for Lambs, principalmente nalguns actos detalhados dos seus personagens, porém tudo encontra-se embrulhado num registo clássico de narrativa com um claro toque critico do sistema jurídico norte-americano e da justiça cega que por vezes se pratica em terras do Tio Sam.

 

 

A invocação desta negra historia dos EUA não é em vão, os dias de hoje são assombrados pelos fantasmas do 11 de Setembro, por teorias de conspiração e pelo terrorismo que contrai certos bodes expiatórios que motivam uma justiça manipuladora e movida por influências. Tudo nisso torna The Conspirator numa obra de argumentos que une o passado com o nosso presente. A realização do mesmo é delicado e sensível, o mesmo se pode dizer da fotografia que capta com precisão os raios de luz e os efeitos visuais que transformaram na capital do capitalismo (Washington) numa área ainda rudimentar. Ou seja a nível técnico, The Conspirator é irrepreensível. Em interpretação, Robert Redford é um excelente director de actores, tendo á sua disposição um magnifico elenco com principal destaque de Kevin Kline, Tom Wilkinson, Danny Huston e Evan Rachel Wood, tudo isto sem esquecer da actriz do filme, Robin Wright como a enigmática Mary Surrat, um desempenho de alto nível e de alta emoção.

 

 

Robert Redford poderá muito bem ser um dos últimos do cinema clássico norte-americano e com The Conspirator consegue criar um dos melhores exemplares do género jurídico dos últimos anos, porém não o reduz a um simples tema. Esta conspiração tem sim mais do que diga e mais do que se vê, um excelente filme a não perder como também uma magnífica actriz.

 

Real.: Robert Redford / Int.: James McAvoy, Robin Wright, Kevin Kline, Tom Wilkinson, Evan Rachel Wood, Justin Long, Alexis Bledel

 

 

 

Ver Também

 

Lions for Lambs (2007)

 

9/10
tags: ,

publicado por Hugo Gomes às 19:01
link do post | comentar | partilhar

sobre mim
pesquisar
 
arquivos
2018:

 J F M A M J J A S O N D


2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


recentemente

Suspiria (2018)

Colette (2018)

Carga (2018)

Raiva (2018)

Conheçam os vencedores da...

Extinção (2018)

Encontrado realizador par...

Venom (2018)

Doclisboa'18 revela toda ...

Cary Fukunaga será o real...

últ. comentários
Desculpe mas isso não faz qualquer sentido...Quand...
Acabei de ver. O de 1998 beneficiava-se do grande ...
Não percebi merda nenhuma do que escreveste, e olh...
Neste caso o director de fotografia não teve qualq...
Vi o filme ontem nos cinemas e adorei. Sendo filme...
Takes
10/10 - Magnífico
9/10 - Imprescindível
8/10 - Bom
7/10 - Interessante
6/10 - Razoável
5/10 - Medíocre
4/10 - Muito Fraco
3/10 - Mau
2/10 - Péssimo
1/10 - De Fugir
0/10 - Nulidade
stats counter
HTML Hit Counter
counter
links
mais comentados
30 comentários
25 comentários
20 comentários
12511335_1084470088250815_732384524_o
subscrever feeds
SAPO Blogs