Data
Título
Take
31.10.10
31.10.10

Ficção científica de terror!

 

Quando falamos em ficção científica espacial, relembremos obviamente dos chamados space-operas, a mais clássica forma destes exemplares, populares entre os anos 60 e 70 (derradeiramente redefinidos com a saga de George Lucas – Star Wars). Todo este engenho remete a uma colorida e limpa forma de visualizar um futuro, mesmo sob as consequências trágicas se revela brilhante e primorosamente fantasioso, recorrendo muito para além do imaginário de Julio Verne, o pioneiro autor literário da ficção científica. Em 1979, o realizador Ridley Scott concebeu o improvável êxito Alien, por cá obteve o titulo de O 8º Passageiro, onde recorre á mistura do terror com elementos de space-opera, que pelo caminho consegue criar um clima de claustrofobia e uma negra visão da vivencia do Homem com o espaço longínquo. Passados três anos, o mesmo homem que distinguiu-se com Alien utiliza a negrura do futuro com o admirável e enigmático Blade Runner, onde adapta o universo de Phillip K.Dick e a sua visão da inalcançável definição de ser humano.

 

 

Referido novamente a mistura terror / ficção científica encontramos este bizarro Pandorum, que em Portugal recebe o subtítulo de Universo Paralelo, uma intriga sobre a destruição do planeta Terra e a conquista de novos mundos que se revela num pesadelo genético e psicológico. Realizado por Christian Alvart (Case 39), Pandorum funciona com interesse gerado pelo seu argumento pretensioso, complexo mas empurrado por uma concepção ineficaz. Até a meio da fita tudo parece resolver com uma trama que combina os medos da dependência da tecnologia e da limitação psicológica sobre eles, mas depressa cede às tentativas de amenizar o que havia construído com flashbacks, revelações apressadas e uma realização que aspira os videoclipps do momento, sem dizer que o argumento “explode” para tantos lados que tudo satura resultado em nada de concreto.

 

 

Claustrofobia, elemento que funcionou com Alien de Ridley Scott, nem vê-lo, a era CGI foi decisiva na construção de ambientes. Os actores ainda são a bem valia desta montra de ficção científica, Ben Foster a resumir-se como protagonista, o “coitado” rapaz tem tudo o que é preciso para sê-lo, a sensual alemã Antje Traue, o recentemente despercebido Dennis Quaid em piloto automático, Cam Gigandet a tentar fazer-nos esquecer o seu personagem perseguidor em Twilight e o subvalorizado Eddie Rouse (Pinneaple Express) a obter o melhor desempenho de toda a fita. Resumidamente, Pandorum é … cansativo, confuso e desequilibrado exemplo, pena que o tempo dos Aliens parece ter terminado á muito, por enquanto só (más) alternativas.

 

Real.: Christian Alvart / Int.: Ben Foster, Dennis Quaid, Cam Gigandet, Antje Traue, Eddie Rouse

 

 

 

Ver Também

Alien (1979) 

Blade Runner (1982) 

5/10
tags: ,

publicado por Hugo Gomes às 00:01
link do post | comentar | partilhar

sobre mim
pesquisar
 
arquivos
2019:

 J F M A M J J A S O N D


2018:

 J F M A M J J A S O N D


2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


recentemente

O pão de cada dia obriga ...

Critica - "Nós" não ficam...

Primeiras impressões: Us

Os patetas do costume

O meu Cinema é feito de M...

Maquilhagem americanizada...

Crítica: Marvel no nome, ...

Críticas: uma portuguesa,...

Primeiras reacções: Capta...

E os Óscares?

últ. comentários
Um luxo de actores num filme de lixo, repito LIXO....
Gostei muito da crónica. Vou acompanhar o seu blog...
Padrinho... Mas Pouco: 3*Um filme divertido, mas p...
Impossível esquecer este anjo, este homem.
Triste perda. Que descanse em paz.
Takes
10/10 - Magnífico
9/10 - Imprescindível
8/10 - Bom
7/10 - Interessante
6/10 - Razoável
5/10 - Medíocre
4/10 - Muito Fraco
3/10 - Mau
2/10 - Péssimo
1/10 - De Fugir
0/10 - Nulidade
stats counter
HTML Hit Counter
counter
links
mais comentados
30 comentários
25 comentários
20 comentários
12511335_1084470088250815_732384524_o
subscrever feeds
SAPO Blogs