Data
Título
Take
3.8.10

O código De Oliveira!

 

Aclamado pela crítica como o definitivo mestre do cinema português, Manoel de Oliveira nunca soube redimir ao seu público, o chamado povo português que aderia em força os “clássicos”, agora nega suas origens cinematográficas face às novas obras do nosso panorama cinematográfico. Muito por parte de um preconceito criado nos longos e demorados planos do autor, grande parte dos portugueses que posicionam contra a filmografia do centenário realizado nunca viram sequer um dos seus filmes. Admitindo desde o princípio que as suas obras não são facilmente digestíveis, reconheço algum mérito no realizador em invocar algum patriotismo nas suas demandas fílmicas, portanto é fácil identificar o amor que o centenário possui pela nossa nação. Nisso verifica-se com este Cristovão Colombo – O Enigma, uma lavagem nacional à figura histórica de Cristovão Colombo, o navegador ao serviço de Espanha que descobriu o Continente Americano ao Velho Mundo e que fundamentou a ideia de a Terra ser redonda. A sua nacionalidade tem sido discutida ao longo destes anos, porém há fortes indícios que tenha sido um português renegado, afirmam vários historiadores e especialistas, sendo que tema tenha mesmo baseado o escritor e jornalista, José Rodrigues dos Santos a escrever o best-seller Codex 632.

 


 

Mas este Cristovão Colombo – O Enigma não é uma adaptação literária, mas sim uma perseguição de Oliveira a tal teoria, tendo apenas como base o nome da localidade alentejana, Cuba, que segundo muitos especialistas foi onde nasceu Colombo sendo que a terra descoberta (Cuba) foi baptizada com o nome da sua terra natal. Infelizmente é só essa frente que faz com que o autor acredite piamente nessa fé, tal como beato e religião. O argumento é praticamente inexistente ao fim de 20 minutos, quando um relembrar de memórias termina com toda a sua teatralidade digna dos filmes do “mestre português”. Ricardo Trepa  (neto de Oliveira) que interpreta um imigrante português nos EUA que fundamenta a ideia de que o navegador seja de facto pertencente a sua nacionalidade. Mais tarde vemos Manoel de Oliveira a representar a fase mais idosa do protagonista, ao lado de Léonor Baldaque, e aí exactamente que o filme descarrila sem nexo.

 

 

Manoel de Oliveira constrói uma ficção com veia documental, porém convicto que Colombo foi realmente um português ao serviço de Espanha, o realizador não se debate, apenas tenta vender uma verdade não oficial sem argumentos, sem factos nem duvidas, apenas certezas dada pelo seu ego. Se nem documentário este Cristovão Colombo – O Enigma serve, resulta tudo numa obra pessoal mas não partilhável. Um objecto sem ideias, mal trabalhado, mal executado, Manoel de Oliveira apenas sobrevive graças aos planos que marcam o vazio desta “obra de arte”. Narcisismo artístico!

 

Real.: Manoel De Oliveira / Int.: Manoel De Oliveira, Ricardo Trepa, Léonor Baldaque

 


5/10

publicado por Hugo Gomes às 02:31
link do post | comentar | partilhar

2 comentários:
De ArmPauloFerreira a 3 de Agosto de 2010 às 14:30
Desconheço este (parece-me ser nada interessante) mas um filme de Manuel de Oliveira que adorei imenso ver foi o mais recente "Singularidades de uma rapariga loira".
É espantoso e deixou-me à espera de mais filme quando acaba. A principio custa um pouco mais mas depois sabe a pouco.


De Hugo Gomes a 3 de Agosto de 2010 às 16:17
recomendo belle Toujours, para mim é fabuloso


Comentar post

sobre mim
pesquisar
 
arquivos
2018:

 J F M A M J J A S O N D


2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


recentemente

Será o "bye bye" dos spin...

FEST exibe Todos Lo Saben...

Nadav Lapid estará no Cur...

A vida de Sammy Davis Jr....

Que caem as fronteiras en...

Pinar Toprak é compositor...

0%!! Gotti, filme de mafi...

Adrift (2018)

Eva (2018)

Primeiras imagens de «Won...

últ. comentários
Bel Ami: 3*A meu ver é fiel ao livro, gostei do qu...
Gritos 3: 5*Que filme excelente e fenomenal, adore...
Um dos meus favoritos 5*
Gritos 2: 5*Sidney, Dewey e Gale estão de regresso...
Para mim é um dos melhores estreados em 2018, amo ...
Takes
10/10 - Magnífico
9/10 - Imprescindível
8/10 - Bom
7/10 - Interessante
6/10 - Razoável
5/10 - Medíocre
4/10 - Muito Fraco
3/10 - Mau
2/10 - Péssimo
1/10 - De Fugir
0/10 - Nulidade
stats counter
HTML Hit Counter
counter
links
mais comentados
25 comentários
20 comentários
13 comentários
12511335_1084470088250815_732384524_o
subscrever feeds
SAPO Blogs