Data
Título
Take
28.10.07

Saudita Vice!

 

The Kingdom (O Reino) é o mais recente thriller de carácter explosivo sobre os conflitos do Médio Oriente (mais concretamente a Arábia Saudita) e a sua relação com os EUA, um fio delicado que facilmente fragiliza por entre as diferença culturais de ambos. Tal analise inicia-se como um mero atentado, nesta altura do campeonato tal soa como um lugar-comum deste género, e a resposta rápida de uma equipa especial de FBI em localizar e abater o autor de tais ataques.

 

 

Peter Berg começar por dirigir um filme  que alude a sua inteligência e a do espectador, através de uma sequência cronológica de créditos iniciais parece demonstrar que o realizador afinal fez os "trabalhos de casa". Porém é tudo "sol de pouca dura" quando precisamente 30 minutos (após arrancado a introdução do enredo) o filme despacha-se para uma investigação criminal liderada por um Jamie Foxx que opera como um qualquer "tarefeiro" das séries CSI ou Miami Vice. Talvez seja verdade que este O Reino encontra-se mais próximo de Miami Vice (Peter Berg tem demasiados tiques do seu padrinho / produtor, Michael Mann) do que propriamente de um Syriana, estendendo por um banalíssimo filme de bang, bang.

 

 

Contudo o realizador persiste numa "pausa" neste sua salganhada de acção. Uma mostra de imagens exibe a personagem de Ashraf Barhom (Faris) a cuidar dos seus filhos com extremo carinho de igual forma para com o seu paraplégico pai, com isto tentando auferir ao filme um discurso equilibrado quanto ao maniqueísmo que por vezes persiste. Mas Peter Berg não se encontra disso, sendo depois de despachada tais imagens constrangidas, o realizador expede o resto da última meia hora do filme numa imensidão de disparos e explosões, onde a inquietante câmara parece mimetizar Paul Greengrass nos últimos dois capítulos da saga Bourne. É uma câmara incansável no meio da acção, mas nada de energético nem dinâmico para com a narrativa.

 

 

À partida, O Reino estava condenado a ser apenas um entretenimento e tudo o pudesse sair a mais da obra em questão era somente puro disfarce. Felizmente Berg encontra o seu trunfo no final, reflectindo subtilmente e acertadamente a situação actual entre o Ocidente e o Oriente - porque afinal todos nós somos diferentes mas ao mesmo tempo iguais.

 

"Don't fear them, my child. We are going to kill them all."

 

Real.: Peter Berg / Int.: Jamie Foxx, Chris Cooper, Jennifer Garner, Jason Bateman, Jeremy Piven, Danny Huston, Richard Jenkins, Ashraf Barhoum, Ali Suliman

 

5/10
tags: ,

publicado por Hugo Gomes às 17:42
link do post | comentar | partilhar

1 comentário:
De Filipe Coutinho a 4 de Fevereiro de 2008 às 12:58
É mais do que evidente que este filme tem diversas falhas, a diversos níveis. Não obstante gostei da atmosfera e da tensão política. Não era fácil fazer uma fita destas, e as dificuldades estão à vista. De todo o modo vale pela intenção e por uma o outra interpretação.

Mais uma vez, parabéns pelo blog, que demonstra versatilidade a cima de tudo, qualidade.


Comentar post

sobre mim
pesquisar
 
arquivos
2018:

 J F M A M J J A S O N D


2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


recentemente

Pinar Toprak é compositor...

0%!! Gotti, filme de mafi...

Adrift (2018)

Eva (2018)

Primeiras imagens de «Won...

Arachnophobia terá remake...

Trailer: The Little Stran...

Trailer: First Man, Ryan ...

Trailer: The Girl in the ...

Jurassic World: Fallen Ki...

últ. comentários
Gritos 3: 5*Que filme excelente e fenomenal, adore...
Um dos meus favoritos 5*
Gritos 2: 5*Sidney, Dewey e Gale estão de regresso...
Para mim é um dos melhores estreados em 2018, amo ...
É já de domínio público que João Botelho adaptou, ...
Takes
10/10 - Magnífico
9/10 - Imprescindível
8/10 - Bom
7/10 - Interessante
6/10 - Razoável
5/10 - Medíocre
4/10 - Muito Fraco
3/10 - Mau
2/10 - Péssimo
1/10 - De Fugir
0/10 - Nulidade
stats counter
HTML Hit Counter
counter
links
mais comentados
25 comentários
20 comentários
13 comentários
12511335_1084470088250815_732384524_o
subscrever feeds
SAPO Blogs