Data
Título
Take
28.10.07

 

Quem é que vão chamar?

 

Peter Venkman (Bill Murray), Ray Stantz (Dan Aykroyd) e Egon Spengler (Harold Ramis), são três cientistas de Nova Iorque que dedicam ao estudo de fenómenos paranormais, o seu departamento era auxiliado por uma universidade que depois de verificar os seus imensos fracassos a níveis científicos decide então suspender o apoio financeiro. Venkman e companhia organizem e criam um negócio de luta e erradicação aos ditos fenómenos paranormais, vulgarmente apelidados de fantasmas, e assim criaram os Ghostbusters - Os Caça-Fantasmas, a fim de defender a Humanidade das forças demoníacas que pairam Nova Iorque.

 

 

“Who ya gonna call? Ghostbusters” foi frases como esta que marcaram uma geração, a dita geração dos anos 80. Serão obviamente muitos que recordarão tal citação e melhor, o filme detentor, o qual integrou infâncias. Trata-se, como já evidenciaram, de Ghostbusters, um entretenimento de grande sucesso datado de 1984, onde o espectador tinha a seu dispor um elenco quimicamente eficaz que ia desde Bill Murray, que vivia nos seus grandes e "loucos" anos verdes, Dan Aykroyd e Harold Ramis (estes dois últimos colaboraram para escrever o seu lúdico argumento). O trio em questão formava a badalada equipa de "mad" cientistas que se converteram em ícones heróis e um dos símbolos da comédia norte-americana dos anos 80. Contudo difícil é negar os graus de divertimento que esta satírica obra do bem-sucedido produtor e realizador Ivan Reitman pode proporcionar, apelando à imaginação dos seu espectador (os efeitos especiais eram na altura incríveis), pavoneando com um conjunto de gags intemporais que são actualmente referenciados vezes sem conta. Ah! Para além disso temos uma Sigourney Weaver longe de Alien, a espalhar carisma em tudo o que é sitio. Contudo a questão fica, será Ghostbusters um filme persistente ao tempo?

 

 

Claro que não, todos aqueles que acarinham este produto é porque de certa forma conviveram com ele, sentiram-se fascinados pela sua técnica e valores produtivos, as suas personagens e situações, tal como o vosso escriba. Este é sobretudo um filme nostálgico, simbólico e apadrinhado pelos viventes, sendo que nos dias de hoje é visto por gerações mais modernas como um singelo mas mesmo assim foliona obra de efeitos visuais obsoletos. Todavia falha sobretudo na antagonista, Slavitza Jovan não consegue preencher os requisitos a tempo e aspira ser um "embrião" de The Exorcist, sendo que para o efeito foi contratada Paddi Edwards para dobrá-la.

 

 

Mas apesar de tudo e dos anos não terem sido de facto favoráveis para com Ghostbusters, Ivan Reitman concretizou uma comédia de espécime raro no cinema norte-americano actual. Um símbolo para ter em consideração (difícil é esquecer Puft Man) e uma proposta que não se perda nada em recordar. Já me estava a esquecer! A sequela produzida em 1989 não é de todo má.    

 

"It's the Stay Puft Marshmallow Man."

 

Real.: Ivo Reitman / Int.: Bill Murray, Dan Aykroyd, Sigourney Weaver, Harold Ramis, Ernie Hudson, Slavitza Jovan

 

6/10
tags: ,

publicado por Hugo Gomes às 16:10
link do post | comentar | partilhar

1 comentário:
De izzyta a 28 de Outubro de 2007 às 16:18
Não me recordo de ver o filme mas era viciada nos desenhos animados. Não perdia um dia que fosse.


Comentar post

sobre mim
pesquisar
 
arquivos
2018:

 J F M A M J J A S O N D


2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


recentemente

Será o "bye bye" dos spin...

FEST exibe Todos Lo Saben...

Nadav Lapid estará no Cur...

A vida de Sammy Davis Jr....

Que caem as fronteiras en...

Pinar Toprak é compositor...

0%!! Gotti, filme de mafi...

Adrift (2018)

Eva (2018)

Primeiras imagens de «Won...

últ. comentários
Bel Ami: 3*A meu ver é fiel ao livro, gostei do qu...
Gritos 3: 5*Que filme excelente e fenomenal, adore...
Um dos meus favoritos 5*
Gritos 2: 5*Sidney, Dewey e Gale estão de regresso...
Para mim é um dos melhores estreados em 2018, amo ...
Takes
10/10 - Magnífico
9/10 - Imprescindível
8/10 - Bom
7/10 - Interessante
6/10 - Razoável
5/10 - Medíocre
4/10 - Muito Fraco
3/10 - Mau
2/10 - Péssimo
1/10 - De Fugir
0/10 - Nulidade
stats counter
HTML Hit Counter
counter
links
mais comentados
25 comentários
20 comentários
13 comentários
12511335_1084470088250815_732384524_o
subscrever feeds
SAPO Blogs