Data
Título
Take
19.9.07

 

Real.: Paul Verhoeven

Int.: Clarice Van Houten, Sebastian Koch, Thom Hoffman

 

 

Estamos na Holanda, 1944, em plena Guerra Mundial, a cantora Rachel Stein (Clarice Van Houten), judia, encontra-se refugiada de família em família. Até que recebe a visita de um suposto polícia dos serviços secretos holandeses que lhe garante uma fuga. Stein aceita, mas essa mesma solução corre mal, afinal tudo aquilo não passava de um plano para matar e roubar judeus. Sendo a única sobrevivente da inevitável “viagem até á morte”, Stein pinta o cabelo de loiro e começa a trabalhar, assumindo a identidade de Ellis de Vries, sendo o nome pouco judeu. Stein neste caso Vries junta-se á resistência e converte-se numa espécie de espia dentro de um departamento nazi.

Paul Verhoeven nunca foi um realizador excepcional, mas sempre fez o trabalho de casa, muito dos seus sucessos mais marcantes conseguiram conquistar o público obviamente por pura sorte, sendo muitos delas reciclagens de outras obras como no caso de Instinto Fatal (que garantiu o estrelato a Sharon Stone) e Starship Troopers. O seu afastamento do cinema americano, o qual nos habitou, deveu-se ao grande fiasco que foi Show Girls, filme que se tornou bastante famoso pelas piores razões. Passaram seis anos desde o seu último filme americano, The Hollow Man – O Homem Transparente, um frenesim de efeitos especiais que não causou uma saudavel reacção entre o publico e bilheteira, Paul Verhoeven apresenta Black Book, uma obra bem trabalhada oriundo da sua terra natal.

O Livro Negro, como é assim chamado na lingua de Camões, é um filme ambientado na Segunda Grande Guerra, mas que para bem desta afasta-se de qualquer bizarria lamechas, lugares comuns, panfletos e cenas propositadamente chocantes que o qual os filmes que retratam essa época são característicos. Mas não pensem que isso faz dele uma obra de segunda, porque não, pelo contrário é excepcional, mistura habilmente um thriller político com o suspense de tons hitchcockianos. A narrativa é fluida e nunca mostra sinais de cansaço, o enredo é de todo imprevisível, algumas personagens não são o parece outras ainda menos, construindo assim um mosaico vivo de conspirações e desconfiança que chega a atingir o clímax em muitas cenas.

Carice Van Houten é com certeza um nome a destacar no grande leque de actores desconhecido no cinema comercial, a sua interpretação é igualmente imprevisível, mas fabulosa, é um nome que merece ser lembrado num futuro proximo. O resto do elenco é muito bom e credível, mais ou tanto como muitos que frequentam o mesmo género de filmes. Se Hollywood recria-se a mesma história, penso que esta não teria o mesmo tom crítico e a falta de maniqueísmo que este tem. Obviamente é o melhor de Verhoeven, na verdade é aquele que não usufrui do tratamento VIP do cinema de Hollywood, fantástico.

 

 

9/10
tags: ,

publicado por Hugo Gomes às 14:55
link do post | comentar | partilhar

sobre mim
pesquisar
 
arquivos
2019:

 J F M A M J J A S O N D


2018:

 J F M A M J J A S O N D


2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


recentemente

O pão de cada dia obriga ...

Critica - "Nós" não ficam...

Primeiras impressões: Us

Os patetas do costume

O meu Cinema é feito de M...

Maquilhagem americanizada...

Crítica: Marvel no nome, ...

Críticas: uma portuguesa,...

Primeiras reacções: Capta...

E os Óscares?

últ. comentários
Um luxo de actores num filme de lixo, repito LIXO....
Gostei muito da crónica. Vou acompanhar o seu blog...
Padrinho... Mas Pouco: 3*Um filme divertido, mas p...
Impossível esquecer este anjo, este homem.
Triste perda. Que descanse em paz.
Takes
10/10 - Magnífico
9/10 - Imprescindível
8/10 - Bom
7/10 - Interessante
6/10 - Razoável
5/10 - Medíocre
4/10 - Muito Fraco
3/10 - Mau
2/10 - Péssimo
1/10 - De Fugir
0/10 - Nulidade
stats counter
HTML Hit Counter
counter
links
mais comentados
30 comentários
25 comentários
20 comentários
12511335_1084470088250815_732384524_o
subscrever feeds
SAPO Blogs