Data
Título
Take
31.8.08

Real.: Craig Mazin

Int.: Drake Bell, Sara Paxton, Christopher McDonald, Leslie Nielsen, Pamela Anderson, Regina Hall, Craig Bierko, Simon Rex

 

 

Os chamados spoof movies, ou por outras palavras as paródias a outros filmes ou referências, sempre foram um subgénero cómico muito bem sucedido na industria cinematográfica, relembremos das inúmeras obras de grande valor artístico e humorístico a cargo de Mel Brooks, como o eterno Young Franknestein que tecnicamente “gozava” com o clássico Frankenstein (1932) ou até mesmo o hilariante Blazzing Saddles, o delicioso amontoado de referências ao western. Não é preciso ir tão longe para referenciar o género, já David Zucker e o seu irmão Jerry Zucker trouxeram-nos o incontornável Aeroplano, como sátira directa do filme desastre, Airport ’77 com Jack Lemmon no principal papel, e é esse mesmo David Zucker, que produz este “gozo em forma de filme” dos estrondosos sucessos de outro género cinematográfico muito influente nos nossos dias, os filmes de Super-Herois.

Aparentemente, este Superhero Movie nada tem de relacionado com as “aberrações” de Meet Spartans, Epic Movie ou outros filmes que se orgulham de vir de um dos argumentistas de Scary Movie (nem eu sabia que esses filmes eram escritos por alguém!). A fita de Craig Mazin é um descendente directo do Scary Movie, sim, do iniciante desta “saga die-hard”, mas na prática, quase nada muda, como diz a velha expressão “só o cheiro é que é diferente”. Depois de ter trabalhado nos minimamente divertidos Scary Movie 3 e Boss’s Daughter e ter posto a “pata na poça” no quarto filme do Susto de Filme, David Zucker volta a ser creditado em mais um spoof incansável no que requer a encher a paciência do espectador. O argumento do filme se baseia na paródia directa a Spider-Man (2002), Rick Riker (Drake Bell) é aquele jovem que facilmente poderia ser catalogado como “loser”, que se vê na pele de um super-herói depois de ter sido picado por um geneticamente modificado libélula, transformando assim no Dragonfly. Agora Rick sob a nova identidade terá que combater as ameaças da cidade e dos seus mais queridos.

A coisa mais irritante que possa existir é chamar a este tipo de filmes como sátira, satirizar é uma variante do conceito gozo, mas com inteligência, agora pergunto que inteligência tem um filme que trata o espectador como uma criança de 3 anos, com repetitivos gags grosseiros e até mesmo ofensivos, o “” cliché agressão a Dalai Lama, os acidentes com paralíticos e outros deficientes, simulações sexuais com animais e piadas que envolvem gases e “rapidinhas”. É impossível rir de um filme que utiliza todos os artifícios para o fazer á força, as interpretações são o menos mal deste filme, tendo como o carismático Leslie Nelson, que mesmo em filmes maus o homem continua a ser um “bobo de qualidade” e Christopher MacDonald a ser o vilão que muitos comics de super-heróis sempre desejariam. O resto está visto, mais que visto e descaradamente revisto, como dizia o Joker de Heath Ledger em The Dark Knight; “let’s put a smile on that face”, pois é, nem isso consegue-se.

O melhor – MacDonald e Nelson

O pior – o resto; o filme propriamente dito

 

RecomendaçõesScary Movie 4 (2006), Epic Movie (2007), Not Another Teen Movie (2001)

 

2/10 *

 


publicado por Hugo Gomes às 21:42
link do post | comentar | partilhar

1 comentário:
De João M. a 5 de Setembro de 2008 às 17:39
Gostei, ri-me á brava, a tua nota é um pouco criminosa, o filme merecia ao menos 7


Comentar post

sobre mim
pesquisar
 
arquivos
2019:

 J F M A M J J A S O N D


2018:

 J F M A M J J A S O N D


2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


recentemente

O pão de cada dia obriga ...

Critica - "Nós" não ficam...

Primeiras impressões: Us

Os patetas do costume

O meu Cinema é feito de M...

Maquilhagem americanizada...

Crítica: Marvel no nome, ...

Críticas: uma portuguesa,...

Primeiras reacções: Capta...

E os Óscares?

últ. comentários
Título do post muito criativo.
Legal o tema do post. Parabéns.
Aguardando. Blog bem legal!
Um luxo de actores num filme de lixo, repito LIXO....
Gostei muito da crónica. Vou acompanhar o seu blog...
Takes
10/10 - Magnífico
9/10 - Imprescindível
8/10 - Bom
7/10 - Interessante
6/10 - Razoável
5/10 - Medíocre
4/10 - Muito Fraco
3/10 - Mau
2/10 - Péssimo
1/10 - De Fugir
0/10 - Nulidade
stats counter
HTML Hit Counter
counter
links
mais comentados
30 comentários
25 comentários
20 comentários
12511335_1084470088250815_732384524_o
subscrever feeds
SAPO Blogs