Data
Título
Take
5.9.13

Serventia da Casa: questões raciais sobre a mesa!

 

Inspirado na vida real de Eugenne Allen, The Butler vai ao encontro de alguns dos momentos mais cruciais da luta pela igualdade racial nos EUA, remetendo-nos cerca de 80 anos de manifestações sociais que ditaram o rumo de uma nação. Lee Daniels, o mesmo homem por detrás do "sensacionalista" Precious e do irreverente mas sólido The Paperboy, sacrifica assim um filme biográfico, uma história adulterada em prol de uma captação da riqueza histórica que eternizaram diversos mandatos presidenciais. Um país em mudança, vista nos olhos indirectos de Cecil Gaines (personagem alusiva a Allen), constantemente presente nos bastidores das diversas manifestações sociais que se fazem sentir. Porém The Butler vai mais longe quanto à sua pertinência, garantindo que o protagonista de alguma forma directa foi influência na própria evolução quotidiana e nas decisões difíceis que motivaram a estas.

 

 

Trata-se de um filme que remexe em tamanha quantidade de herança geracional, focando de forma esquemática tais tópicos para recriar assim um filme-documento, o relato de uma comunidade em sobrevivência no dito "país das oportunidades". Enfim, nota-se as boas como as más intenções do realizador (que por graças divinas não é nenhum Spike Lee), contudo é avassalador que de resto, The Butler seja um filme tão académico como ambicioso. Daniels é eficaz na transmissão de emoção, mas a sua narrativa esquemática e a quantidade de cariz histórico torna tais sentimentos em puro panfletarismo, sob um embrulho de qualidade registada.

 

 

Mesmo formada por algumas prestações sólidas por parte de um elenco de luxo, é triste confirmar que muitas das personagens são deveras figuras gesticuladas, motivadas pelos mesmos propósitos que o lado documental deste The Butler. Sendo realmente triste ver tanto desperdício em prol de uma mensagem cívica, de prodigalizar o regresso de Oprah Winfrey, 15 anos desde Beloved de Jonathan Demme, numa prestação acima da média mas enfraquecida com uma personagem tão desfigurada como esta, a redenção de Cuba Gooding Jr. aos bons desempenhos e por fim e não menos importante, Forest Whitaker numa forte interpretação que não se via desde o seu Óscar em The Last King of Scotland de Kevin Macdonald.

 

 

The Butler - O Mordomo, é um objecto de luxo concretizado para ser admirado por muitos, principalmente por aqueles que se identificam com as causas transpostas pelo filme. Contudo, sente-se que Lee Daniels imolou uma obra com potencial para conduzir um mensagem cinematograficamente estruturada. Destaque para a banda sonora composta pelo português Rodrigo Leão.

 

Real.: Lee Daniels / Int.: Forest Whitaker, Oprah Winfrey, John Cusack, Jane Fonda, Cuba Gooding Jr, Terrence Howard, Lenny Kravitz, Vanessa Redgrave, Alan Rickman, Robin Williams, Mariah Carey, David Oyelowo, Liev Schreiber



 

Ver Também

Precious (2009)

 

6/10
tags: ,

publicado por Hugo Gomes às 01:30
link do post | comentar | partilhar

sobre mim
pesquisar
 
arquivos
2018:

 J F M A M J J A S O N D


2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


recentemente

Insyriated (2017)

Trailer: The Equalizer 2,...

Cannes: Terry Gilliam, Vo...

Brevemente ...

Arranca o ciclo «O que é ...

Quinzena dos Realizadores...

Morreu R. Lee Ermey, o sa...

Ed Sheeran em filme de Da...

Humores Artificiais vence...

Morreu VIttorio Taviani, ...

últ. comentários
Tomb Raider: 4*Este é um blockbuster bem conseguid...
Mas, sendo este caso Woody Allen já tão antigo, po...
Filme muito bom. Um tratado de sociologia/psicolog...
Notícia triste, mais um talento do qual nos desped...
Ridículo. Não são os únicos posters desta "naturez...
Takes
10/10 - Magnífico
9/10 - Imprescindível
8/10 - Bom
7/10 - Interessante
6/10 - Razoável
5/10 - Medíocre
4/10 - Muito Fraco
3/10 - Mau
2/10 - Péssimo
1/10 - De Fugir
0/10 - Nulidade
stats counter
HTML Hit Counter
counter
links
mais comentados
25 comentários
20 comentários
13 comentários
12511335_1084470088250815_732384524_o
subscrever feeds
SAPO Blogs