Data
Título
Take
21.1.16

Revenant - O Renascido.jpg

A Paixão de DiCaprio!

 

São muitas as proezas produtivas deste The Revenant: O Renascido, o proclamado western gélido de Alejandro G. Iñarritu, que é baseado numa história real mas assumidamente solto das suas amarras factuais. Depois de The Birdman, onde por fim demarcou da sua jornada pelo realismo formatado exercido desde Amores Perros, o realizador partiu com a sua equipa para as paisagens quase indomáveis do Canadá, EUA e Argentina, filmando com o mínimo auxilio de tecnologia e luz artificial um ensaio martirizado de um actor em constante mudança. Esse mesmo, Leonardo DiCaprio. Longe do ambiente vivido pelos grandes estúdios e das respectivas produções, o actor envolve-se sob uma aura de naturalismo e de sofrimento contido para envergar a pele de Hugh Glass, a personagem que viveu em pleno século XIX uma derradeira batalha campal pela sobrevivência, esforço conseguido para levar a cabo a sua tremenda vingança.

 

The_Revenant_review___an_epic_true_story_of_surviv

 

Deixado à mercê da sua sorte por dois homens que o juraram proteger, após este sofrer um ataque de um urso Grizzly (na história do filme ainda existe o assassínio a sangue frio do filho), Glass aventura-se por um ambiente selvagem ainda vinculadas ao seu misticismo e aos medos primitivos. O actor atreve-se a requisitar um sacrifício físico em prol da sua personagem, sujeitando aos mais cruéis cenários, e a incorporação evidente de um corpo vazio de alma, mas erguido com a subsistência da vida enquanto dado adquirido e exigido. Se o empenho do actor é sofrível e  doloroso até mesmo de assistir, a câmara de livre árbitro de Iñarritu, que se instala em longo planos e condiciona o olhar do espectador, atribuiu o seu "quê" de grotesco neste espectáculo cinematográfico.

 

tom-hardy-the-revenant.jpg

 

É verdade que este neo-western é bem-sucedido no seu vislumbre técnico (a fotografia de Emmanuel Lubezki é um must que ousa em desafiar muito dos trabalhos recorridos em Hollywood, graças à exigência da luz natural) e audacioso na sua composição performativa, o realizador prova mais uma vez que é o um nome a ser decorado nos cantos e recantos do cinema moderno. Porém, há que confessar o cansaço que esta fita evidencia ao fim de duas e meia de duração, como se tudo soasse num exercício cinematográfico demasiado ganancioso para cortes editoriais.

 

revenant-gallery-16-gallery-image.jpg

 

Mas esta demanda rara no panorama actual demonstra ainda o quão grande é a ambição de Iñarritu para declarar o seu lugar cativo na mesa dos grandes do seu ramo, a verdade é que essa grandiloquência leva o realizador a esgotar-se e com isso a recitar outros "colegas". Nota-se, por exemplo, os tiques ocasionais "à lá Terrence Malick", como se não bastasse o verdadeiro e as correntes autorais que o tornam celebrizado, como também a exposição abusiva que um Kechiche tentaria requisitar nos seus próprios trabalhos. Enfim, pode-se chamar referências ou cópias, caso estivermos do outro lado da consideração, mas nada disso retira o mérito desta odisseia de vingança, uma das mais pungentes que o cinema filmou nos últimos anos. E quanto a DiCaprio, temos sim, actor para "qualquer obra"!

 

"As long as you can still grab a breath, you fight. You breathe... keep breathing"

 

Real.: Alejandro González Iñárritu / Int.: Leonardo DiCaprio, Tom Hardy, Will Poulter, Domhnall Gleeson, Forrest Goodluck, Lukas Haas

 

the-revenant-fn01.jpg

 

Ver Também

21 Grams (2003)

Babel (2006)

Biutiful (2010)

The Birdman (The Unexpected Virtue of Ignorance) (2014)

 

8/10
tags: ,

publicado por Hugo Gomes às 08:55
link do post | comentar | partilhar

sobre mim
pesquisar
 
arquivos
2018:

 J F M A M J J A S O N D


2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


recentemente

Filme romeno conquista 68...

Downsizing (2017)

Joss Whedon fora de Batgi...

Pedro Costa terá novo fil...

Os "restos" de Terrence M...

Anne Hathaway em novo fil...

Rabid terá remake!

Robert Pattinson trabalha...

Ira Sachs filmará em Port...

Den of Thieves contará co...

últ. comentários
Notícia triste, mais um talento do qual nos desped...
Ridículo. Não são os únicos posters desta "naturez...
A Vida Íntima de Sherlock Holmes: 5*Acho o filme e...
Estava convencido que fosse o There Will Be Blood....
Para mim, The Master.
Takes
10/10 - Magnífico
9/10 - Imprescindível
8/10 - Bom
7/10 - Interessante
6/10 - Razoável
5/10 - Medíocre
4/10 - Muito Fraco
3/10 - Mau
2/10 - Péssimo
1/10 - De Fugir
0/10 - Nulidade
stats counter
HTML Hit Counter
counter
links
mais comentados
25 comentários
20 comentários
13 comentários
12511335_1084470088250815_732384524_o
subscrever feeds
blogs SAPO