Data
Título
Take
21.1.16

Revenant - O Renascido.jpg

A Paixão de DiCaprio!

 

São muitas as proezas produtivas deste The Revenant: O Renascido, o proclamado western gélido de Alejandro G. Iñarritu, que é baseado numa história real mas assumidamente solto das suas amarras factuais. Depois de The Birdman, onde por fim demarcou da sua jornada pelo realismo formatado exercido desde Amores Perros, o realizador partiu com a sua equipa para as paisagens quase indomáveis do Canadá, EUA e Argentina, filmando com o mínimo auxilio de tecnologia e luz artificial um ensaio martirizado de um actor em constante mudança. Esse mesmo, Leonardo DiCaprio. Longe do ambiente vivido pelos grandes estúdios e das respectivas produções, o actor envolve-se sob uma aura de naturalismo e de sofrimento contido para envergar a pele de Hugh Glass, a personagem que viveu em pleno século XIX uma derradeira batalha campal pela sobrevivência, esforço conseguido para levar a cabo a sua tremenda vingança.

 

The_Revenant_review___an_epic_true_story_of_surviv

 

Deixado à mercê da sua sorte por dois homens que o juraram proteger, após este sofrer um ataque de um urso Grizzly (na história do filme ainda existe o assassínio a sangue frio do filho), Glass aventura-se por um ambiente selvagem ainda vinculadas ao seu misticismo e aos medos primitivos. O actor atreve-se a requisitar um sacrifício físico em prol da sua personagem, sujeitando aos mais cruéis cenários, e a incorporação evidente de um corpo vazio de alma, mas erguido com a subsistência da vida enquanto dado adquirido e exigido. Se o empenho do actor é sofrível e  doloroso até mesmo de assistir, a câmara de livre árbitro de Iñarritu, que se instala em longo planos e condiciona o olhar do espectador, atribuiu o seu "quê" de grotesco neste espectáculo cinematográfico.

 

tom-hardy-the-revenant.jpg

 

É verdade que este neo-western é bem-sucedido no seu vislumbre técnico (a fotografia de Emmanuel Lubezki é um must que ousa em desafiar muito dos trabalhos recorridos em Hollywood, graças à exigência da luz natural) e audacioso na sua composição performativa, o realizador prova mais uma vez que é o um nome a ser decorado nos cantos e recantos do cinema moderno. Porém, há que confessar o cansaço que esta fita evidencia ao fim de duas e meia de duração, como se tudo soasse num exercício cinematográfico demasiado ganancioso para cortes editoriais.

 

revenant-gallery-16-gallery-image.jpg

 

Mas esta demanda rara no panorama actual demonstra ainda o quão grande é a ambição de Iñarritu para declarar o seu lugar cativo na mesa dos grandes do seu ramo, a verdade é que essa grandiloquência leva o realizador a esgotar-se e com isso a recitar outros "colegas". Nota-se, por exemplo, os tiques ocasionais "à lá Terrence Malick", como se não bastasse o verdadeiro e as correntes autorais que o tornam celebrizado, como também a exposição abusiva que um Kechiche tentaria requisitar nos seus próprios trabalhos. Enfim, pode-se chamar referências ou cópias, caso estivermos do outro lado da consideração, mas nada disso retira o mérito desta odisseia de vingança, uma das mais pungentes que o cinema filmou nos últimos anos. E quanto a DiCaprio, temos sim, actor para "qualquer obra"!

 

"As long as you can still grab a breath, you fight. You breathe... keep breathing"

 

Real.: Alejandro González Iñárritu / Int.: Leonardo DiCaprio, Tom Hardy, Will Poulter, Domhnall Gleeson, Forrest Goodluck, Lukas Haas

 

the-revenant-fn01.jpg

 

Ver Também

21 Grams (2003)

Babel (2006)

Biutiful (2010)

The Birdman (The Unexpected Virtue of Ignorance) (2014)

 

8/10
tags: ,

publicado por Hugo Gomes às 08:55
link do post | comentar | partilhar

sobre mim
pesquisar
 
arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


recentemente

A Liga da Justiça decepci...

Primeiro vislumbre da seq...

Arranca o 11º LEFFEST – L...

The Square (2017)

Pedro Pinho avança com no...

Justice League (2017)

Hitman será série de tele...

Vem aí novo spin-off de S...

Afinal vai mesmo haver sé...

Gal Gadot recusa fazer Wo...

últ. comentários
Nice. Ansioso por ler a crítica e a entrevista ent...
Rapaz, o Lucky já o vi em visionamento de imprensa...
Em quais sessões estás interessado? Amanhã vou ver...
Ando por lá, sim, nem que seja só para entrevistas...
Aquela música, meu! Voltei a ser criança. Hugo, pe...
Takes
10/10 - Magnífico
9/10 - Imprescindível
8/10 - Bom
7/10 - Interessante
6/10 - Razoável
5/10 - Medíocre
4/10 - Muito Fraco
3/10 - Mau
2/10 - Péssimo
1/10 - De Fugir
0/10 - Nulidade
stats counter
HTML Hit Counter
counter
links
mais comentados
25 comentários
20 comentários
13 comentários
12511335_1084470088250815_732384524_o
subscrever feeds
blogs SAPO