Data
Título
Take
24.4.15

Vingadores - A Era de Ultron.jpg

Salvando o Mundo! Outra Vez!

 

Depois de Guardians of the Galaxy ter expandido o Universo Cinematográfico da Marvel, expondo outra equipa de super-heróis, voltamos agora à "velha" trupe (Iron Man, Captain America, Thor, entre outros) num confronto directo com um inimigo comum, Ultron (com a voz de James Spader), o último "grito" de inteligência artificial e de ego megalómano. O desafio parece estar à altura para este conjunto de indivíduos de "dotes especiais", porém, o filme (The Avengers: Age of Ultron) não consegue fugir do bem oleado registo já encontrado por esta indústria, por outras palavras, quem é fã continua fã e quem não o é, não será desta que será convertido.

 

Avengers-Age-of-Ultron-Vision.jpg

 

Mais do mesmo são as palavras certas para classificar esta sequela directa do mega-êxito de 2012 (é até à data o terceiro filme mais rentável de sempre), onde Joss Whedon encontra-se novamente a bordo, contagiando uma narrativa com as suas intervenções cómicas dotadas de astúcia, assim como o argumento que o próprio escreveu. Contudo, enquanto que o primeiro filme deste "joint event" resultou numa "experiência modesta", aliás nervosa em relação aos eventuais resultados, com Age of Ultron, a confiança está ao rubro. Em consequência disso temos um extensivo prolongar do enredo, no qual se concentram mais personagens (talvez demasiadas) e respectivos subenredos (acontece tanta "coisa" em simultâneo), apostando assim, numa ênfase dramática mais acentuada do que o normal. Sim, este novo The Avengers está mais próximo do terceiro Iron Man do que propriamente da primeira estância de Joss Whedon neste franchising, igualmente interessado em tecer intrigas humanas aos seus heróis (um tempo perdido nesta concepção), para depois seguir à deriva do festim tecnológico e do vazio que esta parece emanar.

 

avengers.JPG

 

Mas não se deixem enganar, Whedon faz a diferença e com essa marca "autoral" o demarca dos restantes capítulos deste Universo Partilhado, o seu pontuado humor está lá, mesmo em doses pequenas, mas triunfantes no preciso momento em que são retiradas da "cartola". O elenco é prestável nas suas encarnações (Elizabeth Olsen e Aaron Taylor-Johnson, sob um sotaque artificial, chegam mesmo resultar como novas adições) e até o vilão encontrado, o referido Ultron, reserva-se como uma surpresa, tão ou mais carismático que o maior trunfo da Marvel Studios na categoria dos antagonistas, falo obviamente de Tom Hiddlestone e o seu Loki. Mas a previsibilidade é por si impossível de contornar, não devemos esperar grandes surpresas nem sequer irreverências. Tudo corre como planeado, com direito a um colossal confronto final (esperado…) e, sinceramente, mastigado pelo uso e abuso dos efeitos visuais, assim como as personagens descartáveis e os intermináveis easter eggs que servem para contentar fãs e aficionados da BD, alimentando assim o "culto" para com o franchising.

 

ThorCaptainAmericaBW.jpg

 

É um entretenimento que resistirá no teste dos espectadores, mas infelizmente é povoado por concertantes lugares-comuns geográficos e etnográficos, estereótipos servidos para simplificar todo um Mundo criado. Outro ponto negativo, se prestarmos atenção aos propósitos subliminares do filme, é o excesso de militarismo de que a iniciativa The Avengers parece adquirir, como por exemplo, Hawkeye (Jeremy Renner) a comportar-se como um autêntico Tio Sam: "we want you to join in our cause". Mas claro, fazer leituras politicas aqui é quase tão descabido como ir a um restaurante de fast food pedir uma sopa. Avancemos para o próximo episódio.  

 

"I've got no strings to hold me down / to make me fret, or make me frown / I had strings, but now I'm free / There are no strings on me!"

 

Real.: Joss Whedon / Int.: Robert Downey Jr., Chris Hemsworth, Chris Evans, Scarlett Johansson, Mark Ruffallo, James Spader, Jeremy Renner, Samuel L. Jackson, Cobie Smulders, Elizabeth Olsen, Aaron Taylor-Johnson, Anthony Mackie, Don Cheadle, Paul Bettany, Andy Serkis, Thomas Kretschmann, Stellan Skarsgård, Idris Elba, Julie Delpy

 

The-Avengers-Age-of-Ultron-645x370.jpg

 

Ver Também

The Amazing Spider-Man (2012)

The Amazing Spider-Man 2 (2014)

Spider-Man 2 (2004)

Spider-Man 3 (2007)

Guardians of the Galaxy (2014)

Iron Man (2008)

Iron Man 2 (2010)

Iron Man 3 (2013)

Hulk (2003)

The Incredible Hulk (2008)

Thor (2011)

Thor: The Dark World (2013)

Captain America: The First Avenger (2011)

Captain America: The Winter Soldier (2014)

The Avengers (2012)

 

5/10
tags: , ,

publicado por Hugo Gomes às 20:48
link do post | comentar | partilhar

1 comentário:
De Frederico Daniel a 9 de Junho de 2015 às 17:32
Este é um dos melhores blockbusters do ano e recomendo vivamente este filme, oferece excelentes efeitos e um dos melhores vilões do cinema dos últimos tempos.
5*
Lê a análise completa a "Vingadores: A Era de Ultron" em http://osfilmesdefredericodaniel.blogspot.pt/2015/06/vingadores-era-de-ultron.html


Comentar post

sobre mim
pesquisar
 
arquivos
2018:

 J F M A M J J A S O N D


2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


recentemente

Clive Owen junta-se a Wil...

Leonardo DiCaprio protago...

John Wick será série de t...

Quote #09: Body Snatchers...

Jeanne! será o próximo fi...

Pop Aye (2017)

Quote #8: All Abou Eve (J...

Pinhead de regresso! Divu...

Primeiro vislumbre de Joh...

QUOTE #7: Pauline Keal

últ. comentários
Concordo, "Índice Médio de Felicidade" e "Malapata...
O "São Jorge" é até agora o meu preferido, mantend...
Vi hoje, Robert Pattinson no seu melhor! Que venha...
Uma das maiores surpresas do ano, mesmo sendo do W...
I bought Raytheon on this site, I do not know whet...
Takes
10/10 - Magnífico
9/10 - Imprescindível
8/10 - Bom
7/10 - Interessante
6/10 - Razoável
5/10 - Medíocre
4/10 - Muito Fraco
3/10 - Mau
2/10 - Péssimo
1/10 - De Fugir
0/10 - Nulidade
stats counter
HTML Hit Counter
counter
links
mais comentados
25 comentários
20 comentários
13 comentários
12511335_1084470088250815_732384524_o
subscrever feeds
blogs SAPO