Data
Título
Take
1.2.17
1.2.17

transferir.jpg

M. Night "fragmentado" Shyamalan!


Depois do sucesso contido de The Visit, era com tamanha expectativa que se aguardava este retorno de M. Night Shyamalan à sua zona de conforto - o thriller convencional - sem com isto insinuar que o género adquire banalidade nas suas mãos.

 

split-movie-james-mcavoy.jpg

 

Split é o típico filme que o realizador poderia ter feitos anos atrás, na altura em que banhava dos "raios de sol" transmitidos pelo frenesim de The Sixth Sense e do ameno sucesso de Unbreakable. É um projecto limpo, longe das "invenções" que condenariam o autor aos olhos do público e da crítica mais generalizada. Porém, foram essas transcendências, pelo qual vislumbramos a melhor das facetas de Shyamalan, o conhecimento dos códigos do thriller de estúdio e a vontade de desmontá-los para depois reconstruí-los de forma desafiante. Nesse ponto, salientamos a parábola de The Village (hoje visto como a sua "obra-prima") e o "condenável" The Lady in the Water, a análise corporal da fábula que resultou num dos seus filmes mais criticados (mas dos mais resistentes em questões de revisionismos temporais).

 

MV5BZmQzN2JjYTEtMzc1NC00OWJmLTlkZDEtOTg4NzI4Zjc4Yz

 

Mas em Split, o que evidenciamos é uma jogada segura, onde a ousadia é apenas uma "provocação" míope. A intriga de um psicopata de 23 personalidades, tendo como base uma história verídica de Billy Milligan, daria facilmente numa obra complexa e formidavelmente agressiva. As primeiras notícias em relação a este projecto apontavam para Leonardo DiCaprio como um eventual protagonista, um actor de método Strasberg que facilmente direccionaria a obra para campos psicologicamente, como também, fisicamente improváveis. A alternativa encontrada foi James McAvoy, que nunca encontra o "norte" nesta multifacetada tendência ao improviso, ou a personificação automática, falhando redondamente na atribuída credibilidade na(s) sua(s) personagem(ns).

 

MV5BMjMwOTQ2OTc1N15BMl5BanBnXkFtZTgwOTA2MDY1OTE@._

 

É um rapto que nos transporta directamente para os confins do "exercício de cerco", para depois incendiar-se como uma catarse de contornos sobrenaturais aos limites da mente humana, da mesma maneira que Scarlett Johansson foi vítima em Lucy, de Luc Besson. Mas Shyamalan faz desta sobrenaturalidade, um equinócio de dois teores, uma sugestão a ser abordada com o maior dos cepticismo por parte do espectador. Um banalizado jogo de gato e rato que serve como prosseguimento neste pesadelo "freudiano". Uma "roda furada" apenas sustentada pela constante oposição de Anya Taylor-Joy (The Witch) e pelos toques "shyamalanos" (poderemos chamar assim) que nos faz respirar ocasionalmente de alívio (a evidenciar mais um "conto" de fé e superação individual). O autor encontra-se novamente confiante e como tal, esperemos que este medíocre episódio sirva de apelo para um novo universo que aí avizinha-se chegar.

 

split-2016-film-1-600x300.jpg

 

Enquanto The Visit, onde o found footage demonstrou a sua medula óssea, em Split, "saboreamos" o regresso de um realizador acima da industrialização, porém, cedido a esta para sua própria sobrevivência. Sim, Shyamalan, temos que falar ... seriamente ... porque o teu futuro não se resume somente a sobreviver.


"The broken are the more evolved."


Real.: M. Night Shyamalan / Int.: James McAvoy, Anya Taylor-Joy, Haley Lu Richardson

 

split-mcavoy-turtleneck-1024x482.jpg

5/10

publicado por Hugo Gomes às 02:00
link do post | comentar | partilhar

sobre mim
pesquisar
 
arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


recentemente

Harvey Weinstein expulso ...

Arnaud Desplechin com nov...

Arranca hoje o 22º Cine'E...

Seguimos de viagem com o ...

Falando com José Pedro Lo...

The Foreigner (2017)

TRAÇA apresenta segunda e...

Luc Besson tem novo proje...

Le Fils de Jean (2016)

Novos actores na sequela ...

últ. comentários
Boas biopics são os verdadeiros e honestos retrato...
Boa Tarde; enviei-lhe um email para o seu email. O...
Uma Jóia do Cinema. O Kubrick sempre foi muito sub...
Já tinha visto este trailer e antes de ver fiquei ...
O Nuno Lopes tem anunciado no Instagram e no Faceb...
Takes
10/10 - Magnífico
9/10 - Imprescindível
8/10 - Bom
7/10 - Interessante
6/10 - Razoável
5/10 - Medíocre
4/10 - Muito Fraco
3/10 - Mau
2/10 - Péssimo
1/10 - De Fugir
0/10 - Nulidade
stats counter
HTML Hit Counter
counter
links
mais comentados
25 comentários
20 comentários
13 comentários
12511335_1084470088250815_732384524_o
subscrever feeds
blogs SAPO