Data
Título
Take
13.7.16

Film-Festival-Locarno-2016.jpg

Foi divulgado a 69ª programação do mais famoso dos festivais de cinema suíço, Locarno, que arrancará a 3 de Agosto com The Girl With All The Gifts, a ficção cientifica de Colm McCarthy protagonizada por Gemma Arterton, e encerrará no dia 13 com a produção indiana, Mohenjo Daro, de Ashutosh Gowariker. Entre os destaques temos as sessões especiais que exibirão o último filme de Alejandro Jodorowsky, Poesía sin Fin, que esteve presente na Quinzena de Realizadores de Cannes, o novo capítulo de Jason Bourne e a Palma de Ouro de Ken Loach, I, Daniel Blake [ler crítica]. Contudo, o festival continuará a exibir a sua já habitual selecção de cinema experimental e alternativo.

 

A edição deste ano demonstra ainda uma forte componente portuguesa, contando com a presença de 13 produções nacionais. O Ornitólogo, de João Pedro Rodrigues é um dos mais antecipados da selecção. A nova obra do realizador de Odete e A Última Vez que Vi Macau, tem como base o mito do Santo António, onde seguimos Fernando, um homem fascinado por aves, que certo dia decide descer o rio com o seu caiaque na esperança de avistar raras cegonhas negras. Mas durante este percurso, é derrubado pelas correntes e desviado do seu próprio destino. Paul Hamy protagoniza a história.

 

Rita Azevedo Gomes regressa às longas-metragens com Correspondência, inspirado pelas cartas trocadas entre Jorge de Sena e a poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen. Estilhaços, de José Miguel Ribeiro, é outra esperada estreia no festival. Competindo entre as curtas, esta animação remete-nos aos fantasmas invocados da Guerra Colonial. A par do filme de Miguel Ribeiro; Setembro, de Leonor Noivo, À Noite Fazem-se Amigos, de Rita Barbosa, e Um Campo de Aviação, de Joana Pimenta, são outros candidatos à prémio máxima do certame de curtas-metragens.

 

1453111844469_0570x0400_1453111868100.jpg

 

Um ano depois de Cosmos, o derradeiro filme de Andrzej Zulawsky, Paulo Branco apresenta em terras suíças uma nova produção. Trata-se de Jeunesse, a primeira ficção do documentarista francês Julien Samani, uma adaptação de um romance de Joseph Conrad sobre um rapaz que cobiça uma carreira como marinheiro, mas que a sua primeira viagem no mar, a partir do porto de Le Havre, converte-se num verdadeiro pesadelo.

 

João Botelho também estará presente no festival com a sua sincera homenagem a um dos grandes mestres do cinema português - O Cinema de Manoel de Oliveira e Eu - que em Portugal foi apresentada na passada edição do Indielisboa. Falando no festival lisboeta, vale a pena referir O Corcunda, de Gabriel Abrantes em parceria com Ben Rivers, que fora premiado no referido, e também ele presente em Locarno juntamente com outra obra sua, A Brief History of Princess X. Longe, de José Oliveira, é outra curta-metragem seleccionada para Fora de Competição. A co-produção moçambicana, Comboio de Sal e Açúcar, de Licínio de Azevedo, também está ele integrado no festival. E ainda na secção dedicada ao cinema suíço está Rio Corgo, uma premiada produção luso-suíça de Maya Kosa e Sérgio da Costa.

 

O director do festival, Carlo Chatrian, revelou que esta 69ª edição é dedicada aos cineastas Abbas Kiarostami e Michael Cimino, falecidos recentemente. O produtor e realizador norte-americano Roger Corman estará presente como convidado de honra e o actor Bill Pullman será condecorado com um prémio de carreira. O realizador mexicano, Arturo Ripstein, será presidente do júri da Competição Internacional, o conceituado documentarista chinês Wang Bing é um dos membros. O "mestre do terror" italiano, Dário Argento, irá presidir o júri da selecção do Cineasta do Presente, a actriz grega Angeliki Papoulia e o realizador francês Antonin Peretjatko serão uns dos jurados.

 

pt288jeunesse.jpg

 

 

Ver também

Primeiro vislumbre do novo filme de João Pedro Rodrigues!

 

 

Acompanha-nos no Facebook, aqui, e no Twitter, aqui


publicado por Hugo Gomes às 18:38
link do post | comentar | partilhar

sobre mim
pesquisar
 
arquivos
2018:

 J F M A M J J A S O N D


2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


recentemente

Downsizing (2017)

Joss Whedon fora de Batgi...

Pedro Costa terá novo fil...

Os "restos" de Terrence M...

Anne Hathaway em novo fil...

Rabid terá remake!

Robert Pattinson trabalha...

Ira Sachs filmará em Port...

Den of Thieves contará co...

Melissa McCarthy em filme...

últ. comentários
Notícia triste, mais um talento do qual nos desped...
Ridículo. Não são os únicos posters desta "naturez...
A Vida Íntima de Sherlock Holmes: 5*Acho o filme e...
Estava convencido que fosse o There Will Be Blood....
Para mim, The Master.
Takes
10/10 - Magnífico
9/10 - Imprescindível
8/10 - Bom
7/10 - Interessante
6/10 - Razoável
5/10 - Medíocre
4/10 - Muito Fraco
3/10 - Mau
2/10 - Péssimo
1/10 - De Fugir
0/10 - Nulidade
stats counter
HTML Hit Counter
counter
links
mais comentados
25 comentários
20 comentários
13 comentários
12511335_1084470088250815_732384524_o
subscrever feeds
blogs SAPO