Data
Título
Take
13.7.16

Film-Festival-Locarno-2016.jpg

Foi divulgado a 69ª programação do mais famoso dos festivais de cinema suíço, Locarno, que arrancará a 3 de Agosto com The Girl With All The Gifts, a ficção cientifica de Colm McCarthy protagonizada por Gemma Arterton, e encerrará no dia 13 com a produção indiana, Mohenjo Daro, de Ashutosh Gowariker. Entre os destaques temos as sessões especiais que exibirão o último filme de Alejandro Jodorowsky, Poesía sin Fin, que esteve presente na Quinzena de Realizadores de Cannes, o novo capítulo de Jason Bourne e a Palma de Ouro de Ken Loach, I, Daniel Blake [ler crítica]. Contudo, o festival continuará a exibir a sua já habitual selecção de cinema experimental e alternativo.

 

A edição deste ano demonstra ainda uma forte componente portuguesa, contando com a presença de 13 produções nacionais. O Ornitólogo, de João Pedro Rodrigues é um dos mais antecipados da selecção. A nova obra do realizador de Odete e A Última Vez que Vi Macau, tem como base o mito do Santo António, onde seguimos Fernando, um homem fascinado por aves, que certo dia decide descer o rio com o seu caiaque na esperança de avistar raras cegonhas negras. Mas durante este percurso, é derrubado pelas correntes e desviado do seu próprio destino. Paul Hamy protagoniza a história.

 

Rita Azevedo Gomes regressa às longas-metragens com Correspondência, inspirado pelas cartas trocadas entre Jorge de Sena e a poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen. Estilhaços, de José Miguel Ribeiro, é outra esperada estreia no festival. Competindo entre as curtas, esta animação remete-nos aos fantasmas invocados da Guerra Colonial. A par do filme de Miguel Ribeiro; Setembro, de Leonor Noivo, À Noite Fazem-se Amigos, de Rita Barbosa, e Um Campo de Aviação, de Joana Pimenta, são outros candidatos à prémio máxima do certame de curtas-metragens.

 

1453111844469_0570x0400_1453111868100.jpg

 

Um ano depois de Cosmos, o derradeiro filme de Andrzej Zulawsky, Paulo Branco apresenta em terras suíças uma nova produção. Trata-se de Jeunesse, a primeira ficção do documentarista francês Julien Samani, uma adaptação de um romance de Joseph Conrad sobre um rapaz que cobiça uma carreira como marinheiro, mas que a sua primeira viagem no mar, a partir do porto de Le Havre, converte-se num verdadeiro pesadelo.

 

João Botelho também estará presente no festival com a sua sincera homenagem a um dos grandes mestres do cinema português - O Cinema de Manoel de Oliveira e Eu - que em Portugal foi apresentada na passada edição do Indielisboa. Falando no festival lisboeta, vale a pena referir O Corcunda, de Gabriel Abrantes em parceria com Ben Rivers, que fora premiado no referido, e também ele presente em Locarno juntamente com outra obra sua, A Brief History of Princess X. Longe, de José Oliveira, é outra curta-metragem seleccionada para Fora de Competição. A co-produção moçambicana, Comboio de Sal e Açúcar, de Licínio de Azevedo, também está ele integrado no festival. E ainda na secção dedicada ao cinema suíço está Rio Corgo, uma premiada produção luso-suíça de Maya Kosa e Sérgio da Costa.

 

O director do festival, Carlo Chatrian, revelou que esta 69ª edição é dedicada aos cineastas Abbas Kiarostami e Michael Cimino, falecidos recentemente. O produtor e realizador norte-americano Roger Corman estará presente como convidado de honra e o actor Bill Pullman será condecorado com um prémio de carreira. O realizador mexicano, Arturo Ripstein, será presidente do júri da Competição Internacional, o conceituado documentarista chinês Wang Bing é um dos membros. O "mestre do terror" italiano, Dário Argento, irá presidir o júri da selecção do Cineasta do Presente, a actriz grega Angeliki Papoulia e o realizador francês Antonin Peretjatko serão uns dos jurados.

 

pt288jeunesse.jpg

 

 

Ver também

Primeiro vislumbre do novo filme de João Pedro Rodrigues!

 

 

Acompanha-nos no Facebook, aqui, e no Twitter, aqui


publicado por Hugo Gomes às 18:38
link do post | comentar | partilhar

sobre mim
pesquisar
 
arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


recentemente

Poirot não descansa! Avan...

Ghost Dog terá sequela!

A Liga da Justiça decepci...

Primeiro vislumbre da seq...

Arranca o 11º LEFFEST – L...

The Square (2017)

Pedro Pinho avança com no...

Justice League (2017)

Hitman será série de tele...

Vem aí novo spin-off de S...

últ. comentários
Nice. Ansioso por ler a crítica e a entrevista ent...
Rapaz, o Lucky já o vi em visionamento de imprensa...
Em quais sessões estás interessado? Amanhã vou ver...
Ando por lá, sim, nem que seja só para entrevistas...
Aquela música, meu! Voltei a ser criança. Hugo, pe...
Takes
10/10 - Magnífico
9/10 - Imprescindível
8/10 - Bom
7/10 - Interessante
6/10 - Razoável
5/10 - Medíocre
4/10 - Muito Fraco
3/10 - Mau
2/10 - Péssimo
1/10 - De Fugir
0/10 - Nulidade
stats counter
HTML Hit Counter
counter
links
mais comentados
25 comentários
20 comentários
13 comentários
12511335_1084470088250815_732384524_o
subscrever feeds
blogs SAPO