Data
Título
Take
17.10.16

Ornitologo.jpeg

O Santo Rodrigues pregando às Aves!

 

Por mais que se goste ou que se odeie, João Pedro Rodrigues é já uma referência no panorama actual da cinematografia portuguesa. Em O Ornitólogo, o maior destaque será o Prémio de Realização que lhe fora atribuído na mais recente edição do Festival de Locarno, mas apesar do brilho reluzente do prémio (e visto que os portugueses adoram condecorações), esta quinta longa-metragem merece sobretudo o apreço pela sua estética esotérica, um fascínio comum dos mortais que o realizador sempre havia assumido perante as pinturas sacras. A carnalidade, a espiritualidade e a sexualidade, segundo este, imprimidos nestas devotas ilustrações religiosas.

 

get.jpg

 

Para muitos a profanidade, mas que para Rodrigues o "pontapé de entrada" para este seu mundo de autodescoberta, e novamente Santo António, como o santo padroeiro do nosso realizador (recordamos a sua curta A Manhã de Santo António) e o signo de chagas da sua mortal existência. A história arranca com um ornitólogo, Fernando, um observador de pássaros interpretado por Paul Hamy (Maryland), que a meio da sua acidental jornada descobre uma estranha entidade que reside no seu intimo, um "outro eu" apenas visualizado pelas aves que o agora o observam-no. Uma descida a um rio em busca das raras cegonhas negras levam-no a uma remota região onde espíritos enlouquecidos e um povo regido por folclores e tradições ancestrais convivem hostilmente.

 

ornithologist2.jpg

 

João Pedro Rodrigues afasta-se, claramente, do modo tradicional da narrativa, ou pelo menos o do perceptível mainstream, dirigindo este seu O Ornitólogo aos textos religiosos e aos passos deixados por Santo António, desde a sua pregação a peixes até ao seus dons de ressurreição. É de um existencialismo narcisista, este tom prescrito nesta "peregrinação" florestal, mas este seu egocentrismo vale como bênção perante a exposição submetida do seu ser enquanto realizador e ainda mais como homem. É um filme de aventuras pouco convencional, como fora referido, um caminho que não nos leva a nenhum ponto geográfico especifico, ao invés disso é o centro da alma e a fantasia sexualizada do nosso João Pedro Rodrigues o qual se concentra o destino. Este é o cinema de transformação pessoal, a metamorfose concretizada com uma sobriedade cinematográfica e ocupado por uma fotografia recorrente a um exotismo esotérico.

 

ornithologist.jpg

 

Sim, a esta altura, o leitor já percebeu que este O Ornitólogo é um filme pessoal, uma daquelas vinculadas "raças" que muito apologista do dito "cinema comercial português" (ou lá se isso existir) despreza. O "filme para amigos", segundo estas vozes, porém, a verdade é que este produto de círculos fechados prevalece-nos como uma viagem e tanta a um fértil mundo de espiritualidades heréticas, onde a religião mais conservadora é apropriada pela libertinagem do ego, assim como a animalidade destas entidade marginais. Eis, novamente, o reencontro com a ligação umbilical entre Homem e Natureza que João Pedro Rodrigues parece cada vez mais tecer no seu cinema. Será cedo dizer que estamos perante no seu melhor trabalho?

 

Real.: João Pedro Rodrigues / Int.: João Pedro Rodrigues, Paul Hamy, Chan Suan

 

ornithologist3.jpg

 

 

8/10

publicado por Hugo Gomes às 01:09
link do post | comentar | partilhar

sobre mim
pesquisar
 
arquivos
2018:

 J F M A M J J A S O N D


2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


recentemente

Clive Owen junta-se a Wil...

Leonardo DiCaprio protago...

John Wick será série de t...

Quote #09: Body Snatchers...

Jeanne! será o próximo fi...

Pop Aye (2017)

Quote #8: All Abou Eve (J...

Pinhead de regresso! Divu...

Primeiro vislumbre de Joh...

QUOTE #7: Pauline Keal

últ. comentários
Este gênero nunca foi um dos meus preferidos, póre...
Concordo, "Índice Médio de Felicidade" e "Malapata...
O "São Jorge" é até agora o meu preferido, mantend...
Vi hoje, Robert Pattinson no seu melhor! Que venha...
Uma das maiores surpresas do ano, mesmo sendo do W...
Takes
10/10 - Magnífico
9/10 - Imprescindível
8/10 - Bom
7/10 - Interessante
6/10 - Razoável
5/10 - Medíocre
4/10 - Muito Fraco
3/10 - Mau
2/10 - Péssimo
1/10 - De Fugir
0/10 - Nulidade
stats counter
HTML Hit Counter
counter
links
mais comentados
25 comentários
20 comentários
13 comentários
12511335_1084470088250815_732384524_o
subscrever feeds
blogs SAPO