Data
Título
Take
24.6.15

Homem Demasiado Amado, O.jpg

O amor mata … e se mata!

 

Segundo André Téchiné, o desejo de adaptar esta mediática história que reúne ingredientes tão propícios como a obsessão passional e o crime ao serviço de factos reais derivou de um outro desejo: o de levar ao grande ecrã a personalidade de Julie de Lespinasse. O realizador revelou que encontrou semelhanças entre as cartas escritas por uma das protagonistas deste L'Homme qu'on Aimait Trop (O Homem Demasiado Amado) com os da escritora francesa, em pleno século XVIII. Decorrido nos anos 70, o novo filme do realizador de Wild Reeds (Os Juncos Selvagens) tem como base um jogo de interesses de uma família prestigiada mas a caminho da auto-destruição. Enquanto mãe e filha confrontam-se pela posse de uma herança, um advogado de poucos recursos encontra nesse cenário uma oportunidade para ascender no seu estatuto social e de certa forma orquestrar a sua vingança pessoal, movida pelo orgulho ferido.

 

6833139-10442521.jpg

Esta intriga que remexe em territórios povoados por Scorsese depressa evolui para um drama de tribunal sustentado por uma vertente mais que factual do que fantasiosa. Assim Téchiné o quis, para conceber um filme que "mexesse" em consciências e que as reavivasse para um dos casos mais misteriosos e mediáticos da França dos últimos anos, onde teorias da conspiração continuam a ser abundantes. Este tratamento fincado nos factos despe O Homem Demasiado Amado de qualquer liberdade artística ou até de uma condução de planos que evitariam um registo académico. Infelizmente foi esse o caso.

1280x720-RWh.jpg

André Téchiné constrói uma obra dramaticamente linear, onde o empenho dos atores, principalmente o de Adèle Haenel (que brilhou em Les Combattants) e de Guillaume Canet, dão densidade às suas personagens. No caso dela, visto ter sido o principal interesse de Techiné na concepção desta versão cinematográfica, esta personagem é concebida com uma fragilidade cujas fendas emocionais são gradualmente desvendadas. Haenel ambienta-se perfeitamente na pele de uma mulher de aparência forte mas munida por um coração em ruínas. O resto é Catherine DeNeuve a servir de presença de prestígio, tratando-se da sétima colaboração entre a actriz e o realizador. Aqui a actriz surge "disfarçada" por um incompetente trabalho de caracterização, como se o departamento de maquilhagem tivesse medo de tornar este "património nacional" irreconhecível.

l-homme-qu-on-aimait-trop-critique,M151133.jpg

Por outro lado, Téchiné faz das suas ao tecer um final simbólico com a intriga exposta, mas o resultado continua longe do esperado. Sem trazer algo de novo daquilo que se conhece deste suposto crime real, O Homem Demasiado Amado prevalece como mais um no leque cinebiográfico, ou do marketing dos filmes "baseados num caso real". Em suma, vale pelos actores!

 

Real.: André Techiné / Int.: Guillaume Canet, Catherine Deneuve, Adèle Haenel, Jean Corso

 

L-HOMME-QU-ON-AIMAIT-TROP.jpg

 

5/10
tags: ,

publicado por Hugo Gomes às 23:54
link do post | comentar | partilhar

sobre mim
pesquisar
 
arquivos
2018:

 J F M A M J J A S O N D


2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


recentemente

Clive Owen junta-se a Wil...

Leonardo DiCaprio protago...

John Wick será série de t...

Quote #09: Body Snatchers...

Jeanne! será o próximo fi...

Pop Aye (2017)

Quote #8: All Abou Eve (J...

Pinhead de regresso! Divu...

Primeiro vislumbre de Joh...

QUOTE #7: Pauline Keal

últ. comentários
Este gênero nunca foi um dos meus preferidos, póre...
Concordo, "Índice Médio de Felicidade" e "Malapata...
O "São Jorge" é até agora o meu preferido, mantend...
Vi hoje, Robert Pattinson no seu melhor! Que venha...
Uma das maiores surpresas do ano, mesmo sendo do W...
Takes
10/10 - Magnífico
9/10 - Imprescindível
8/10 - Bom
7/10 - Interessante
6/10 - Razoável
5/10 - Medíocre
4/10 - Muito Fraco
3/10 - Mau
2/10 - Péssimo
1/10 - De Fugir
0/10 - Nulidade
stats counter
HTML Hit Counter
counter
links
mais comentados
25 comentários
20 comentários
13 comentários
12511335_1084470088250815_732384524_o
subscrever feeds
blogs SAPO