Data
Título
Take
3.4.16

Espera, A.jpg

 

À Espera do Milagre!

 

O cinema é dotado de uma linguagem, um dialecto que fora trabalhado em mais 100 anos de existência e que se compreende através do seu visual. Tornando-se, segundo a teoria mais básica e prática do funcionamento expressivo da Sétima Arte, no "ingrediente fundamental" da narrativa cinematográfica. Mas por vezes surgem filmes cuja verdadeira história faz-se através dos silêncios, do ausente, do que não é mostrado, nem em campo, nem sequer fora de campo, é a sugestão poética que é invocada em cada frame, em cada plano, em olhar e obviamente em cada gesto. E são filmes como este, L'Attesa (A Espera), que nos fazem acreditar que o cinema é muito mais do que imagens, é sentimentos celebrados, neste exemplo, velados no recanto mais obscuro e ao mesmo tempo mais luminoso.

 

49908_ppl.jpg

 

A primeira longa-metragem de Piero Messina recorre a um enredo tão minimalista que persegue em toda a sua duração; uma mãe de luto pela perda do seu filho, agora encarregue de revelar tal morte à namorada deste. Um objectivo constantemente procrastinado como representasse os "cinco minutos de Paraíso" entre uma mãe a fim de conviver com os últimos redutos da memória do seu "rebento". Messina trabalhou com Sorrentino em duas obras (incluindo o consagrado La Grande Bellezza), sendo possível as comparações do seu visual com o seu anterior "mestre". E que visual apresenta! Como um quadro de Caravaggio, Messina aproveita a luz e as sombras para conceber um palco de ilusão, onde lutos são ocultados mas não desviados da nossa atenção, com efeito disto, o realizador tem na sua mão um exemplar tradicional em consolidação com a sofisticação da fotografia.

 

Mostra-Cinema-l-attesa-di-Piero-Messina-in-Concors

 

O tradicionalismo transmite uma carga poética que aufere uma sensação de "amarcord", neste caso a nostalgia constantemente referida. Se o "olhar" é importante na tradução narrativa da fita, a música transcreve esse ambiente em seu proveito. Com The Missing, de The XX, a conferir os créditos iniciais como um anunciado velório ou Leonard Cohen e o seu Waiting for a Miracle a perpetuar e relembrar o silencioso conflito que afronta a obra, nesta particular sequência envolvida numa dança sedutora como uma serpente e o seu flautista, é ditada por um jogo de olhares, uma envolvência que as duas personagens principais parecem compreender.

 

50099_ppl.jpg

 

Aqui a cumplicidade é dita através do "não visto", com Juliette Binoche a compor uma mulher sofisticada, abalada pela perda, e cujo luto torna-se no seu lar de emoções, por outro lado, Lou de Laâge (a estrela de Respire, de Mélanie Laurent), é uma jovem involuntariamente presa a uma ilusão. As duas actrizes completam-se numa sincronia de gestos, como tal, basta apenas verificar a emocional cena em que Binoche adia a revelação e a reacção sublima de Laâge perante em tão doce e vil mentira.

 

attesa_binoche.jpg

 

Como se tudo fosse uma questão de esoterismo, o climax de A Espera é arrostado com a visita de fantasmas, ilusões, memórias, conforme quiserem descrever que operam como verdadeiros "Deus ex Machina" neste autêntico peso da confissão. Mas a verdade é que Piero Messina não possui preocupações com a linearidade da narrativa, apenas implica a forma como esta transcende à sua estrutura. Por outras palavras, existem dois filmes aqui. O orquestrado pelo visual e aquele que é dito por palavras mudas, esse, sim, a verdadeira obra nesta tão sublime pauta.

 

Filme visualizado na 9ª edição do 8 1/2 Festa do Cinema Italiano

 

Real.: Piero Messina / Int.: Juliette Binoche, Giorgio Colangeli, Lou de Laâge

 

LAttesa_14733T2.jpg

 

9/10

publicado por Hugo Gomes às 12:49
link do post | comentar | partilhar

sobre mim
pesquisar
 
arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


recentemente

Paul Vecchiali e Jem Cohe...

Power Rangers (2017)

Novo Suspiria será negro ...

10ª Festa do Cinema Itali...

Kleber Mendonça Filho pre...

Arranca hoje!

Homossexualidade na Disne...

Falando com Dalibor Matan...

Beauty and the Beast (201...

Malapata (2017)

últ. comentários
A Bela e o Monstro (2017): 5*Eu amei o filme.As mú...
Annabelle: 4*A história de "Annabelle" é muito int...
On the reverse side, we still have many of vets th...
Não vejo como foi previsível. Os críticos contavam...
Não vejo como foi previsível. Os críticos contavam...
Takes
10/10 - Magnífico
9/10 - Imprescindível
8/10 - Bom
7/10 - Interessante
6/10 - Razoável
5/10 - Medíocre
4/10 - Muito Fraco
3/10 - Mau
2/10 - Péssimo
1/10 - De Fugir
0/10 - Nulidade
stats counter
HTML Hit Counter
counter
links
mais comentados
25 comentários
20 comentários
13 comentários
12511335_1084470088250815_732384524_o
subscrever feeds
blogs SAPO