Data
Título
Take
28.4.13

O Cavaleiro de Ferro?

 

Existe cada vez mais uma tendência em humanizar os super-heróis de BD no cinema, possivelmente Sam Raimi e Christopher Nolan tem culpas no cartório, estabelecendo um target que todos os estúdios visionam nas suas produções do género. Iron Man é um dos exemplos disso, o mais humano de todo os super-heróis do universo Marvel acaba de receber com este terceiro filme, um retrato mais fragilizado, mais afectivo, portanto mais humanizado, o que até não é uma má ideia a explorar, contudo o problema do terceiro tomo do Homem de Ferro é mesmo esse … explorar.

 

 

Para quem conhece a banda desenhada tem a perfeita noção que a própria personagem de Tony Stark em diversas edições enfrentou um inimigo bem real do que aqueles que normalmente confronta nas suas habituais aventuras, a dependência alcoólica, a sua kryptonite, que é na verdade uma fraqueza comum da Humanidade em geral. Esta aproximação com a vida real tinha bases para se tornar num foco emocional e dramático que em “boas mãos” resultaria num exercício bastante interessante e alternativo deste género algo sobrevalorizado nos dias de hoje, porém Iron Man 3 não foi feito para ser um filme melodramático nem sequer recitar rebeldia em afastar do território estabelecido, ou seja adeus alcoolismo (apenas abordado com ligeireza num segundo filme mais preocupado com The Avengers) e olá acção.

 

 

Nem eu pediria outra coisa para um blockbuster desta magnitude, esta nova aventura reúne porém tudo aquilo que pretendemos em algo deste género, sequências de acção bem conseguidas, os efeitos visuais soberbos e sim, Robert Downey Jr. a desempenhar com classe o personagem estrelar, realçando o seu egocentrismo e a sua ambiguidade, porém neste episódio sente-se um certo desequilíbrio nesse campo. Mas voltando à questão inicial, Iron Man 3 revela-se mais negro e sério que os anteriores, conseguindo na primeira meia hora uma trama actual e cativante, que a passos dá lugar a uma puerilidade convertida em falsos-pretensiosismos.

 

 

Depois do projecto sensação que foi The Avengers, este Iron Man parece perder algum sentido de existência, revelando-se inapto na consistência da sua intriga como também das personagens que explora por vias de “preguicite”. Fiquei com a sensação que este novo exercício da Marvel prometeu mais do que aquilo que nomeadamente cumpre, depois existe aquelas sequências que nos desmascaram por completo a fita. Um impagável Downey Jr. e a confirmação da “máquina oleada” deste tipo de produções continuam motivos para a compra do bilhete, mas Iron Man 3 se revela quase como “uma criança em território adulto”.  

 

Honestly, there's a hundred people who want to kill me. I hope I can protect the one thing I can't live without...”

 

Real.: Shane Black / Int.: Robert Downey Jr., Guy Pearce, Gwyneth Paltrow, Ben Kingsley, Paul Bettany, Don Cheadle, Jon Favreau, Rebecca Hall

 

5/10
tags: ,

publicado por Hugo Gomes às 02:48
link do post | comentar | partilhar

1 comentário:
De Gustavo a 7 de Maio de 2013 às 01:50
Também não sei pk, n gostei, muito contra a propria essencia da bd, Mandarim está tão mal feito aqui.


Comentar post

sobre mim
pesquisar
 
arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


recentemente

Paul Vecchiali e Jem Cohe...

Power Rangers (2017)

Novo Suspiria será negro ...

10ª Festa do Cinema Itali...

Kleber Mendonça Filho pre...

Arranca hoje!

Falando com Alain Guiraud...

Homossexualidade na Disne...

Falando com Dalibor Matan...

Beauty and the Beast (201...

últ. comentários
A Bela e o Monstro (2017): 5*Eu amei o filme.As mú...
Annabelle: 4*A história de "Annabelle" é muito int...
On the reverse side, we still have many of vets th...
Não vejo como foi previsível. Os críticos contavam...
Não vejo como foi previsível. Os críticos contavam...
Takes
10/10 - Magnífico
9/10 - Imprescindível
8/10 - Bom
7/10 - Interessante
6/10 - Razoável
5/10 - Medíocre
4/10 - Muito Fraco
3/10 - Mau
2/10 - Péssimo
1/10 - De Fugir
0/10 - Nulidade
stats counter
HTML Hit Counter
counter
links
mais comentados
25 comentários
20 comentários
13 comentários
12511335_1084470088250815_732384524_o
subscrever feeds
blogs SAPO