Data
Título
Take
1.5.10

A caminho dos Vingadores: a segunda volta do Homem de Ferro!

 

Em tempos, os filmes baseados em super-heróis de banda desenhada eram marginalizados, jogados para a segunda divisão, porém nos nossos dias, a BD como neste caso a Marvel se converteram nalgumas das mais valiosas fatias de lucro cinematográfico norte-americano, firmando também, ou pelo menos aspira ser, um ensaio experimental de autores e actores. Nestas adaptações nota-se um pretensiosismo evidente e cada vez mais competitivo entre si, não se trata de fazer entretenimento aos mais populares, trata-se de fazer História e lucro ao mesmo tempo. Iron Man de Jon Favreau, que estreou em 2008, foi um aposta arriscada de uma BD que em termos de popularidade não conseguiria competir com um X-Men ou um Homem-Aranha, mas o resultado foi revitalizante, pois com um realizador bem motivado, o qual ninguém dava "nada" por ele, até um protagonista, Robert Downey Jr., com entrada directa numa gloriosa ressurreição, revelando um “one-man-show”. Após render mais de 500 milhões de dólares em todo o Mundo, eis que finalmente surge a esperada sequela, onde é possível deparar com o dito pretensiosismo, bem catita aliás.

 

 

Iron Man 2, novamente dirigido por Favreau, volta à história de Tony Stark (Robert Downey Jr.), agora conhecido mundialmente por Iron Man. O nosso herói tem vindo a conquistar prestígio e fama como também inveja por parte dos seus rivais, principalmente Justin Hammer (Sam Rockwell), dono de uma companhia de armamento militar. Porém a verdadeira ameaça a Tony Stark advém de um misterioso homem, Ivan Vanko (Mickey Rourke) que jura concretizar uma vingança antiga e "esquecida".

 

 

Em Iron Man 2 a verdadeira estrela não são os efeitos visuais nem sequer a figura mecânica vermelha e amarela, mas sim o regresso do, já referenciado, “one-man-show” que Downey Jr. representa. Sendo talvez o grande sucesso do primeiro, aqui é equilibrado de forma a preencher uma complexa intriga em que os produtores decidiram introduzir. Para que o sufixo de “2” seja justificável, temos o dobro da acção com aquela suave critica ao tráfico de armamento e pela produção da mesma. Iron Man 2 aposta em grande nesta trama, os seus recursos para o fazer interagir com o protagonista são bastante eficazes, uma prova que Jon Favreau é o homem indicado para lançar o herói da Marvel para o grande ecrã.

 

 

Mas agora passemos às noticias menos felizes, é que esta sequela está uns furos abaixo do primeiro, não só porque de certa forma o elenco secundário é deixado à deriva da maré (Gwyneth Paltrow é novamente desperdiçada), como também o pretensiosismo complexar da historia acaba por leva-lo a "correrias" forçadas, principalmente na recta final, sem falar da "injecção" algo fútil da iniciativa Avengers (um sonho preste a ser concretizado pelo estúdio). Tirando isso temos um dos mais divertidos blockbusters do ano. As novas adições foram no portanto, frutíferas, como por exemplo, Mickey Rourke partilha similaridades com Downey Jr., ambos se encontram em ascensão cinematográfica. Sam Rockwell que antes havia sido cobiçado pelo realizador para ser o original Tony Stark, completa-se com o rival do mesmo, o homem tem jeito para a coisa. Scarlett Johansson em vias de se tornar numa vedeta de Hollywood do que numa actriz de “A” grande, a verdade que bela ela é, enchendo o olho mas não preenchendo os requisitos para além do "papel de cheque". Don Cheadle a substituir com grande estilo o actor Terrence Howard, que abandonou a produção devido a conflitos salariais, Samuel L. Jackson como um Nick Fury de "tiques egocêntricos" e por fim o próprio Jon Favreau, como o infeliz guarda-costas de Stark, um não tão preciso veiculo humorístico.  

 

 

Enfim, Iron Man 2 promete ser concorrência forte nas bilheteiras de todo o mundo, tornando assim num dos "braços fortes" da Marvel, que aposta em grande na sua compilação de super-heróis. Entretenimento garantido, é a palavra de ordem, mas para quem procura algo fresco para este inicio de Verão decerto que este O Homem de Ferro não irá fazer parte da lista. Felizmente refresca. Um aviso, fiquem na sala até ao final dos créditos!

“If you could make God bleed, people will cease to believe in Him. There will be blood in the water, and the sharks will come.”

 

Real.: Jon Favreau / Int.: Robert Downey Jr., Gwyneth Paltrow, Don Cheadle, Scarlett Johansson, Sam Rockwell, Mickey Rourke, Jon Favreau, Mickey Rourke, Clark Gregg

 

 

 

Ver Também

Iron Man (2008)

 

6/10
tags: , ,

publicado por Hugo Gomes às 21:22
link do post | comentar | partilhar

2 comentários:
De Carlos Filipe Jesus a 2 de Maio de 2010 às 03:31
No minimo um 8


De Gustavo a 11 de Setembro de 2010 às 12:08
Tão bom como o primeiro, o unico senão é que o filme de 2008 teve aquele efeito surpresa


Comentar post

sobre mim
pesquisar
 
arquivos
2018:

 J F M A M J J A S O N D


2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


recentemente

Clive Owen junta-se a Wil...

Leonardo DiCaprio protago...

John Wick será série de t...

Quote #09: Body Snatchers...

Jeanne! será o próximo fi...

Pop Aye (2017)

Quote #8: All Abou Eve (J...

Pinhead de regresso! Divu...

Primeiro vislumbre de Joh...

QUOTE #7: Pauline Keal

últ. comentários
Concordo, "Índice Médio de Felicidade" e "Malapata...
O "São Jorge" é até agora o meu preferido, mantend...
Vi hoje, Robert Pattinson no seu melhor! Que venha...
Uma das maiores surpresas do ano, mesmo sendo do W...
I bought Raytheon on this site, I do not know whet...
Takes
10/10 - Magnífico
9/10 - Imprescindível
8/10 - Bom
7/10 - Interessante
6/10 - Razoável
5/10 - Medíocre
4/10 - Muito Fraco
3/10 - Mau
2/10 - Péssimo
1/10 - De Fugir
0/10 - Nulidade
stats counter
HTML Hit Counter
counter
links
mais comentados
25 comentários
20 comentários
13 comentários
12511335_1084470088250815_732384524_o
subscrever feeds
blogs SAPO