Data
Título
Take
24.4.17
24.4.17

Fatima.jpg

A peregrinação das actrizes!

 

Cansaço ... é o que sentimos no final desta peregrinação. Simplesmente cansaço! Mas aqui não é um defeito, é uma virtude, o sentimento pretendido neste novo rol de realismo à lá Canijo, onde uma vez mais são as suas actrizes a liderar o processo criativo, mulheres que mimetizam o real e não o oposto. É a continuação do seu trabalho, os métodos experienciados para atingir a natureza-matriz do actor. O que os move? O que os faz atingir esse patamar? O que os torna, não inconfundíveis, mas sim confundíveis com o cenário envolto?

 

17634724_10208549226505026_7271280170421227715_n.j

 

João Canijo tem-se submetido a essa experiência desde que a noite tornou-se escura [Noite Escura, 2004] e aí, gradualmente, tem avançado com uma aproximação ao realismo e ao mesmo tempo improvisando e sofisticando o processo de direcção de atores. Foi com o É o Amor que a ideia de cruzamento surgiu, a do conflito entre a ficção, indiciada por "infiltrados" numa realidade que não lhes pertence, e do lado documental, o realismo aprisionado na lente e moldado para as infinidades da interpretação e reinterpretação. Nesse jeito, Fátima funciona nesse apoderamento do primeiro ponto, em constante abalo com o segundo. A veia documental encontra-se presente no percurso, na jornada replicada que se evidencia como um obstáculo de capacidades. As capacidades, por sua vez, encontram-se nas actrizes, subjugadas ao método de improvisação quase "strasbergiana".

 

fatima-filme.jpg

 

A peregrinação torna-se então num coliseu de gladiadoras, actrizes que rivalizam egos e batalham pela atenção do espectador. Mas nem todas as actrizes são capazes de sobreviver neste "circo de feras", nesta estrada sem fim que assume como o palco de improbabilidades. Apenas duas (Anabela Moreira e Rita Blanco) concentram forças para a "pedalada" e é nelas que nasce um conflito tardio (dramaticamente falando), que atingirá um estado de ebulição de forma gloriosa. A satisfação surge aí. As personagens estão criadas e nessa frecha conseguem por fim separar-se da actriz num processo doloroso, demoroso e dispendioso que resumiu toda esta experiência. A da interpretação, a da matéria de que são feitos os actores e, por fim, do espectador, capaz de testemunhar esta instalação "sob milhas".

 

fatima_anabela_moreira_vera_barreto_frame2647423c.

 

Ao contrário do que se julga, Fátima não é um filme religioso. Não no sentido católico do desfecho desta jornada. Nada disso. A religião é apenas evidenciada na composição das personagens e na crença mutua, das actrizes em relação a Canijo, e de Canijo em relação às actrizes. O embate final é um atalho para Fátima, o refúgio religioso que se converte na perfeita união de espírito e da cinematografia que Canijo consegue emanar através de imagens assombrosas!

 

Real.: João Canijo / Int.: Anabela Moreira, Rita Blanco, Teresa Tavares, Sara Norte, Ana Bustorff, Teresa Madruga

 

rita-blanco.jpg

 

7/10

publicado por Hugo Gomes às 15:35
link do post | comentar | partilhar

11 comentários:
De Aninhas a 3 de Maio de 2017 às 14:36
Atrizes ou não, como é k nos dias de hoje, as pessoas, seja de k nível forem, ainda vão a Fátima a pé! K fé é essa? Onde estão os milagres? Pois sim, se a pessoa e religiosa, crentes, com fé, gostam de ir a Fátima td bem! Mas não a pé! Kem lhe agradece esse sacrifício? A santinha! Tá bem tá! Ainda kem mora pr perto, ok! É um passeio! Pessoas k moram a km e km de distância, bolas! Mas dp pra irem pro trabalho, ou tomar um café, a poucos metros de distância, vão de carro! Não dão um passo a pé prq fica td mto longe, e lá vão de carrinho pra todo o lado! Enfim, cada um é como é !


De Anónimo a 3 de Maio de 2017 às 16:15
o que tens a ver com isso ?
alguém perguntou a tua opinião
quem quer vai quem não quer não vai


De Transcrevo o que sinto a 4 de Maio de 2017 às 11:31
Aninhas, vai-me desculpar mas tendo em conta o que disse não me parece que respeite. Cada um vive a sua fé da forma que acha que deve viver. Se ir a pé a Fátima é algo que faz as pessoas felizes e é uma demonstração da sua fé, é deixá-las ir. Penso que as pessoas vão pelo sacrifício e, também, pela superação. Ir ao café a pé não é um sacrifício religioso, quanto muito é um sacrifício monetário Posso estar enganada, mas pareceu-me que estava a julgar as pessoas e comparar coisas que não tem muita comparação - na minha opinião. Eu sou católica, praticante, nunca fui a Fátima a pé nem tenho isso como objetivo traçado - Nem vou a Fátima agora na altura das comemorações e vinda do Papa; acho uma loucura lá ir. A minha Mãe vai. Dei-lhe a minha opinião, mas respeito e compreendo que ela queira lá estar nessa altura Beijinhos


De Aninhas a 3 de Maio de 2017 às 17:51
E mais nada!:-) É assim mesmo!:-) Não dei opinião, apenas comentei, k é pra isso k servem os comentários! As verdades, ninguém gosta de ouvir, nem de ler! Mas é mesmo como eu comentei! Até pra tomar um café, na rua ao lado, vão de carro!:-).


De Anónimo a 3 de Maio de 2017 às 21:21
você não teve ainda ,a alegria de la chegar pelos teus propios pés , não fale sobre aquilo que não conhece, e respeite mais quem vai a pé.


De Fátima Cófri de Euróz a 3 de Maio de 2017 às 22:14
Alegria de lá chegar pelos seus próprio pés, teria o meu vizinho do rés do chão que tem uma perna de pau.
Mas teria alegria muito maior se fosse para lá de autocarro e viesse de lá com as duas pernas carne e osso.
Só que milagres destes estão vedados aos pernetas.


De Aninhas a 3 de Maio de 2017 às 22:37
Sempre respeitei, e respeito, as idéias de cada um, sejam religiosos ou partidários! Parce-me k você é k não! Acho k foi um pouco estúpido, nas suas respostas! Isto é não respeita o comentário k cada um! Pois kem gosta de ir e se sente bem deve continuar a fazê-lo! Eu não vou lá nem de carro qto mais a pé! Considero-me católica, mas não acredito em milagres, e em outras mais! Sou batizada, casada pr igreja, tb batizei a minha filha! Só k acho k não vale a pena, as pessoas se sacrificarem dessa maneira! E cada um pensa de sua maneira!


De Aninhas a 3 de Maio de 2017 às 22:41
Ó Fátima, adorei o seu comentário! É cá das minhas, não acredita em MILAGRES!:-) Um abraço.


De Purpurina a 4 de Maio de 2017 às 10:39
Estou muito curiosa acerca deste filme. Confesso que as expetativas são bastante elevadas, vamos lá ver se ficam satisfeitas. :)
Não sou religiosa mas sou sensível às manifestações de fé doa seres humanos (concorde ou não com elas, respeito-as, contando que não prejudiquem ninguém) e captar a sua essância em cinema é um desafio fantástico. :)


De Transcrevo o que sinto a 4 de Maio de 2017 às 11:16
Estou mesmo muito curiosa com este filme! :)


De Flopes a 4 de Maio de 2017 às 17:08
Estou muito curiosa em relação a este filme.
Sou católica, nunca pensei em ir a Fátima a pé, acho que estaria além das minhas capacidades físicas mas, não descarto essa hipótese, nem critico quem o faz. A fé de cada um e as dificuldades que a vida nos coloca principalmente no que respeita à saúde, é que muitas vezes levam as pessoas a fazer esse percurso. Outras fazem-no em sinal de reconhecimento e agradecimento.


Comentar post

sobre mim
pesquisar
 
arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


recentemente

Cannes! Here I go.

Trailer: Claire's Camera,...

Sónia Braga será Irmã Lúc...

Conheçam o Palmarés do 14...

Trailer da sequela de Bue...

Primeiras imagens do novo...

Trailer de «Jeannette», u...

Morreu Nelson Xavier

Falando com Paul Vecchial...

King Arthur: Legend of th...

últ. comentários
Malick não anda bem. Não acho que seja preguiça. S...
Vi. Infelizmente. Ridículo. Excalibur de John Boor...
Um grande ator também do teatro brasileiro.
A Sônia Braga é fantástica! Esperemos que seja mel...
Mais um filme estrangeiro para a lista!
Takes
10/10 - Magnífico
9/10 - Imprescindível
8/10 - Bom
7/10 - Interessante
6/10 - Razoável
5/10 - Medíocre
4/10 - Muito Fraco
3/10 - Mau
2/10 - Péssimo
1/10 - De Fugir
0/10 - Nulidade
stats counter
HTML Hit Counter
counter
links
mais comentados
25 comentários
20 comentários
13 comentários
12511335_1084470088250815_732384524_o
subscrever feeds
blogs SAPO