Data
Título
Take
14.11.16

Monstros Fantásticos & Onde Encontrá-los.jpg

Vamos caçar Pokémons … peço desculpa … "Criaturas Fantásticas"!

 

Cinco antes depois do encerramento da saga Harry Potter, que no cinema, como nas livrarias, encantou gerações e as fez fascinar pelo Mundo da Feitiçaria, uma fórmula que fortunas deu a sua mentora, J.K. Rowlings, chega-nos outra adaptação de um Universo que não teima em deixar-nos. Fantastic Beasts and Where to Find Them, é a conversão de um livro para cinco filmes, com a escritora a assumir-se como argumentista de uma saga que vem apelar aos repetentes, assim como as novas audiências, provavelmente tendo em conta este formato, os viciados da aplicação Pokémon.

 

maxresdefault (4).jpg

 

Pois, leram bem, Newt Scamander (interpretado por Eddie Redmayne), é um estudioso em criaturas mágicas que após um pequeno acidente perde alguns dos seus exemplares em Nova Iorque. O objectivo, e grande conflito do filme, trata-se obviamente de encontrá-lo e reavê-los ao respectivo cativeiro. Obviamente, como pano de fundo existe uma conspiração e mais um "dark lord" a ameaçar a existência do nosso novo herói, assim como a comunidade de feiticeiros, que para mal dos seus pecados ainda tem que se preocupar com "muggles" (os humanos normais, aqui sob o termo "no-mags"), que desejam regressar aos tempos da inquisição. O argumento tenta conciliar o cinema espectáculo sob fórmulas recentemente identificáveis, até ao fan service em doses mínimas (não vamos exagerar como os filmes da Marvel nem os da DC).

 

maxresdefault (3).jpg

 

Fantastic Beasts and Where to Find Them é todo aquele mimo visual, pomposo e oleado já habitual na saga da Warner Bros., e o facto de David Yates estar novamente nas rédeas deste Universo Hogwartiano é uma evidencia de que o maior interesse dos estúdios é conectar este novo segmento aos parâmetros do definido franchise. Porém, esta nova aventura, agora centrada num herói mais carismático que o anterior Harry Potter (não era preciso muito), é uma prova de que o cinema blockbuster encontra-se mais que homogéneo, com estruturas narrativas industrializadas e agendas de condensação no ponto máximo.

 

fantastic-beasts-where-find-them-posters.jpg

 

Não importa a temática, o registo é formatado, respeitando os parâmetros básicos do argumento academista e das tendências de mercado. Por exemplo, temos um estapafúrdio de conflito final a dar a lide aos efeitos visuais e à sonoplastia de "parte-pratos". Todo este primeiro capítulo nos deixa um certo sabor de "revisto", mas a verdade é que até podemos "encontrar" qualidades aqui, deixo só o aviso, não são "fantásticos".

 

fantastic-beasts-where-find-them-movie-2016-redmay

 

Há um enriquecimento por parte do elenco, assim como o esforço em compor personagens, ultrapassando-as do mero cartão (vale sublinhar a palavra "esforço"), e um bem conseguido comic relief por parte Dan Fogler. Outro factor que nos faz visualizar com certo agrado este primeiro tomo, é que o filme de David Yates funciona num todo, ou seja, não ostenta imperativos cliffhangers para futuros capítulos … Contudo, vamos tê-los, sim senhor, de certeza que vamos tê-los.   

 

"So you're the guy with the case full of monsters, huh?"

 

Real.: David Yates / Int.: Eddie Redmayne, Katherine Waterston, Alison Sudol, Colin Farrell, Ezra Miller, Dan Fogler, Samantha Morton, Ron Perlman, Zoë Kravitz, Jon Voight, Johnny Depp

 

mm.jpg

 

5/10
tags: ,

publicado por Hugo Gomes às 18:43
link do post | comentar | partilhar

4 comentários:
De gforce a 15 de Novembro de 2016 às 07:18
https://www.rottentomatoes.com/m/fantastic_beasts_and_where_to_find_them

Eu sei que a população americana não é de confiar, vejam o Tramp, mas 100% de criticas positivas de criticos para um 5 em 10 é algo realmente estranho não???? Atenção que não vi o filme mas não estarás a ser algo exagerado na depreciação. E já agora como é que vêm o filme tão cedo quando a ante-estreia é na quarta ou hoje em alguns locais???


De Hugo Gomes a 17 de Novembro de 2016 às 17:26
Caro Gforce,

Como pode ler na minha avaliação, o que condenei neste filme não foi o seu factor de entretenimento, mas aquilo que o filme poderia transcender como Cinema. Falo de fórmulas repetidas e falo sobretudo na dependência dos efeitos visuais principalmente no último terço da obra. Quanto à crítica norte-americana, temos que ter em conta que são uma crítica limitada à indústria (falo grande parte deles, obviamente).

Quanto à questão da critica do filme ter saído antes da estreia e das antestreias, tal como especifiquei na caixa de comentários de Ghostbusters em resposta a um leitor com iguais dúvidas, antes das antestreias para o público, existe o que se chama de visionamento de imprensa (press screenings), no qual este filme como grande parte de outros, foram visualizados em tais eventos.

Sem outro assunto, atenciosamente

Hugo Gomes


De Frederico Daniel a 29 de Novembro de 2016 às 16:02
Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los: 4*

O melhor do filme é claramente o seu elenco e as variadas criaturas existentes no seu enredo.

Cumprimentos, Frederico Daniel.


De Nóbrega a 12 de Dezembro de 2016 às 00:27
Gostei do filme. Realmente a fórmula se repete, porém achei a transição para a fase adulta razoável, e é uma coisa que sempre gostei bastante nessa série. A transição da idade é muito bem construída. Ficou um gostinho de quero mais. Só fico receoso de duas coisas:

- Realmente não gosto Eddie Redmayne, não vejo carisma. Insosso, incolor e inodoro.

- Eles realmente planejam chegar a segunda guerra? Rapaz, campo escorregadio.


Comentar post

sobre mim
pesquisar
 
arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


recentemente

Trailer: Battle of the Se...

Trailer: Índice Médio de ...

O filme sobre Han Solo pe...

Ben Kingsley será Adolf E...

Tom of Finland (2017)

Gérard Courant presente n...

The Happiest Day in the L...

Morreu John G. Avildsen, ...

Trailer: Goodbye Christop...

FEST 2017: na busca por c...

últ. comentários
Ben Kingsley é o Rei dos Sotaques, juntamente com ...
A resposta é Michael Keaton e Christian Bale. Desc...
Eu percebo que o Pátio das Cantigas foi uma coisa ...
Não se vêem muitos destes. Em anos que não se viu ...
Essa última frase foi simples mas genial.
Takes
10/10 - Magnífico
9/10 - Imprescindível
8/10 - Bom
7/10 - Interessante
6/10 - Razoável
5/10 - Medíocre
4/10 - Muito Fraco
3/10 - Mau
2/10 - Péssimo
1/10 - De Fugir
0/10 - Nulidade
stats counter
HTML Hit Counter
counter
links
mais comentados
25 comentários
20 comentários
13 comentários
12511335_1084470088250815_732384524_o
subscrever feeds
blogs SAPO