Data
Título
Take
12.5.14

 

É cinema juvenil sem divergências!

 

Divergent nos apresenta como mais uma aposta de franchising juvenil, a seguir os passos de Twilight e The Hunger Games. Automaticamente adaptado do primeiro de três livros de uma série infanto-juvenil de Veronica Roth, Divergent recorre a uma distopia futurista (que poderá cair no erro de relembrar a saga de Suzanne Collins), onde os seres humanos são divididos por fracções conformes as suas aptidões de forma a culminar a paz num mundo pós-apocaliptico. Mas esta sociedade perfeita e organizada não encontra-se imune aos seus "fantasmas", os apelidados divergentes, os desestabilizadores do pacífico biótipo desta enésima comunidade futurista. Os divergentes são seres humanos que não encaixam numa fracção, aptos para vários talentos e vistos como uma ameaça desta cidade controlada.

 

 

A actriz Shailene Woodley (The Descendants) é a divergente do filme, uma jovem rapariga que com o decorrer da narrativa descobre a sua força interior e a capacidade de alterar todo o seu redor. Ao contrário da saga juvenil modelo, Twilight, a protagonista de Divergent é uma personagem forte e emancipada, que aufere inspiração e rebeldia às fãs do livro e aos espectadores do filme, mas ela é somente um peão para o grande suposto da obra de Neil Burger (The Ilusionist), um episódio-piloto de uma futura "dor de cabeça" do box-office. Trata-se de uma obra que tal como o livro reserva algumas ideias cativantes e por vezes pertinentes do foro da ficção científica e da crítica social, contudo perde-se ao elaborar o enredo e até mesmo implantar o romance, quase obrigatório neste tipo de criações, e a fraca aposta da figura antagonista.

 

 

Assim sendo, Divergent peca em tornar-se banal dentro do cinema juvenil, em requisitar todos os elementos que soam como regra no universo do literário adolescente. Talvez seja por isso que sob um jeito quase ritualizado, a obra torna-se a meio do enredo, um objecto enfadonho. Tudo porque simplesmente sente-se a fidelização quase intolerante por parte dos envolvidos em relação ao livro e em derivação disso, a pouca audácia do filme em torna-se emancipador.

 

 

Tem o seu grau de interesse, as suas ideias e tem Kate Winslet (o que não é pouco), mas a obra automatizada de Neil Burger funciona somente como um revisitar ao cinema de propósitos juvenis. A continuidade de um subgénero. Esperemos que os próximos capítulos salientem a futura fasquia.

 

Faction before blood!

 

Real.: Neil Burger / Int.: Shailene Woodley, Theo James, Kate Winslet, Zoë Kravitz, Ansel Elgort, Ben Lloyd-Hughes, Christian Madsen, Jai Courtney, Ashley Judd, Miles Teller, Maggie Q, Ray Stevenson, Tony Goldwyn

 

5/10
tags: ,

publicado por Hugo Gomes às 11:31
link do post | comentar | partilhar

1 comentário:
De Frederico Daniel a 15 de Outubro de 2014 às 23:00
Gostei muito do filme 4*


Comentar post

sobre mim
pesquisar
 
arquivos
2018:

 J F M A M J J A S O N D


2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


recentemente

Filme romeno conquista 68...

Downsizing (2017)

Joss Whedon fora de Batgi...

Pedro Costa terá novo fil...

Os "restos" de Terrence M...

Anne Hathaway em novo fil...

Rabid terá remake!

Robert Pattinson trabalha...

Ira Sachs filmará em Port...

Den of Thieves contará co...

últ. comentários
Notícia triste, mais um talento do qual nos desped...
Ridículo. Não são os únicos posters desta "naturez...
A Vida Íntima de Sherlock Holmes: 5*Acho o filme e...
Estava convencido que fosse o There Will Be Blood....
Para mim, The Master.
Takes
10/10 - Magnífico
9/10 - Imprescindível
8/10 - Bom
7/10 - Interessante
6/10 - Razoável
5/10 - Medíocre
4/10 - Muito Fraco
3/10 - Mau
2/10 - Péssimo
1/10 - De Fugir
0/10 - Nulidade
stats counter
HTML Hit Counter
counter
links
mais comentados
25 comentários
20 comentários
13 comentários
12511335_1084470088250815_732384524_o
subscrever feeds
blogs SAPO