Data
Título
Take
12.5.14

 

É cinema juvenil sem divergências!

 

Divergent nos apresenta como mais uma aposta de franchising juvenil, a seguir os passos de Twilight e The Hunger Games. Automaticamente adaptado do primeiro de três livros de uma série infanto-juvenil de Veronica Roth, Divergent recorre a uma distopia futurista (que poderá cair no erro de relembrar a saga de Suzanne Collins), onde os seres humanos são divididos por fracções conformes as suas aptidões de forma a culminar a paz num mundo pós-apocaliptico. Mas esta sociedade perfeita e organizada não encontra-se imune aos seus "fantasmas", os apelidados divergentes, os desestabilizadores do pacífico biótipo desta enésima comunidade futurista. Os divergentes são seres humanos que não encaixam numa fracção, aptos para vários talentos e vistos como uma ameaça desta cidade controlada.

 

 

A actriz Shailene Woodley (The Descendants) é a divergente do filme, uma jovem rapariga que com o decorrer da narrativa descobre a sua força interior e a capacidade de alterar todo o seu redor. Ao contrário da saga juvenil modelo, Twilight, a protagonista de Divergent é uma personagem forte e emancipada, que aufere inspiração e rebeldia às fãs do livro e aos espectadores do filme, mas ela é somente um peão para o grande suposto da obra de Neil Burger (The Ilusionist), um episódio-piloto de uma futura "dor de cabeça" do box-office. Trata-se de uma obra que tal como o livro reserva algumas ideias cativantes e por vezes pertinentes do foro da ficção científica e da crítica social, contudo perde-se ao elaborar o enredo e até mesmo implantar o romance, quase obrigatório neste tipo de criações, e a fraca aposta da figura antagonista.

 

 

Assim sendo, Divergent peca em tornar-se banal dentro do cinema juvenil, em requisitar todos os elementos que soam como regra no universo do literário adolescente. Talvez seja por isso que sob um jeito quase ritualizado, a obra torna-se a meio do enredo, um objecto enfadonho. Tudo porque simplesmente sente-se a fidelização quase intolerante por parte dos envolvidos em relação ao livro e em derivação disso, a pouca audácia do filme em torna-se emancipador.

 

 

Tem o seu grau de interesse, as suas ideias e tem Kate Winslet (o que não é pouco), mas a obra automatizada de Neil Burger funciona somente como um revisitar ao cinema de propósitos juvenis. A continuidade de um subgénero. Esperemos que os próximos capítulos salientem a futura fasquia.

 

Faction before blood!

 

Real.: Neil Burger / Int.: Shailene Woodley, Theo James, Kate Winslet, Zoë Kravitz, Ansel Elgort, Ben Lloyd-Hughes, Christian Madsen, Jai Courtney, Ashley Judd, Miles Teller, Maggie Q, Ray Stevenson, Tony Goldwyn

 

5/10
tags: ,

publicado por Hugo Gomes às 11:31
link do post | comentar | partilhar

1 comentário:
De Frederico Daniel a 15 de Outubro de 2014 às 23:00
Gostei muito do filme 4*


Comentar post

sobre mim
pesquisar
 
arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


recentemente

A Liga da Justiça decepci...

Primeiro vislumbre da seq...

Arranca o 11º LEFFEST – L...

The Square (2017)

Pedro Pinho avança com no...

Justice League (2017)

Hitman será série de tele...

Vem aí novo spin-off de S...

Afinal vai mesmo haver sé...

Gal Gadot recusa fazer Wo...

últ. comentários
Nice. Ansioso por ler a crítica e a entrevista ent...
Rapaz, o Lucky já o vi em visionamento de imprensa...
Em quais sessões estás interessado? Amanhã vou ver...
Ando por lá, sim, nem que seja só para entrevistas...
Aquela música, meu! Voltei a ser criança. Hugo, pe...
Takes
10/10 - Magnífico
9/10 - Imprescindível
8/10 - Bom
7/10 - Interessante
6/10 - Razoável
5/10 - Medíocre
4/10 - Muito Fraco
3/10 - Mau
2/10 - Péssimo
1/10 - De Fugir
0/10 - Nulidade
stats counter
HTML Hit Counter
counter
links
mais comentados
25 comentários
20 comentários
13 comentários
12511335_1084470088250815_732384524_o
subscrever feeds
blogs SAPO