Data
Título
Take
23.3.14

Herói ou farsa? O discurso de jubilação norte-americana!

 

Em The Saving Private Ryan de Steven Spielberg existe uma sequência de alto teor emocional em que o grupo de soldados norte-americanos rodeiam um soldado alemão na ordem de executa-lo. Contudo apesar deste estar a "observar" a sua vida "por um canudo", tenta convencer Tom Hanks e companhia a não fuzila-lo, dando pretextos como "I love America" ou "Mickey Mouse". Em The Saving Private Ryan o uso desses diálogos lisonjeiros apenas serviram para usufrui o desespero humano em abraçar a causa inimiga em prol de salvar a sua própria vida, Spielberg transmitiu isso efectivamente, porém o mesmo não se pode dizer de Captain Phillips onde no preciso momento em que um dos piratas somalis cita "I love America", o mais recente filme de Paul Greengrass (um dos homens responsáveis pela reinvenção do género de acção para o século XXI com as sequelas de The Bourne Identity)descoordena-se automaticamente perante um discurso cínico de tentativa de humanização da força antagonista.

 

 

Baseado num verídica histórica glorificada pelos media, Captain Phillips inicia-se como uma abordagem conflituosa entre a tripulação de um cargueiro norte-americano e os "invasores" piratas somalis, um bando pescadores que envergam uma vida ilícita de violência para tentar sobreviver, para converter-se num branqueamento de um improvável herói, o homónimo capitão que é preenchendo por um desempenho emocionante por parte de Tom Hanks. A veracidade desta história foi muitas vezes contestado mesmo no principio da sua produção, com a tripulação do barco "sequestrado" a apontar o capitão Rich Phillips como uma farsa, longe da imagem heróica gerada pelos medias.

 

 

Mas não é esse nascimento de um herói que torna este filme tão propagandista, mas sim na forma com que os envolvidos da produção arranjaram para transmitir a certa personalidade e interacção para com os seus malfeitores, e nesses termos a solução recai sobre diálogos de veneração às terras de Tio Sam ou a perseguição pelo sonho norte-americano, triste evidenciar tais factores visto que grande parte dos piratas somalis são apenas "tarefeiros" aos serviço de senhores da guerra, obrigados a unir nesta causa pirata a fim de conseguir alimentar eles próprios e suas famílias. Tal cenário nunca é demonstrado neste filme, visto que a própria produção apontava para o seu conterrâneo e a luta de sobrevivência finalizada por uma operação SEAL que "corta" o climax emocional num ápice.

 

 

Mas em termos técnicos, Captain Phillips é a confirmação de um enorme profissionalismo de Paul Greengrass, cujo o seu modus operantis de câmara aos ombros é simbiótica com a ondulação do oceano, que por sua vez conseguem transmitir um certo realismo (uma das vertentes características da sua carreira) às situações expostas, um dos exemplos é um primeiro acto sóbrio e perturbante que exibe o hijacking de forma tão convincente que até mesmo o espectador consegue senti-lo em pleno. Em contributo a isso, os desempenhos são viscerais e plenos de emoção, entre os quais o desconhecido actor  Barkhad Abdi, cuja a sua vida e ascensão era digna de um filme.

 

"I'm the captain now."

 

Real.: Paul Greengrass / Int.: Tom Hanks, Barkhad Abdi, Barkhad Abdirahman

 

 

5/10
tags: ,

publicado por Hugo Gomes às 14:21
link do post | comentar | partilhar

sobre mim
pesquisar
 
arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


recentemente

Obi-Wan Kenobi terá filme...

O Cinema não morreu ... m...

Trailer: Molly's Game, a ...

Estrela de American Honey...

Cate Blanchett e Eli Roth...

Anya Taylor-Joy no remake...

Trailer de The Florida Pr...

The Dark Tower (2017)

Luc Besson saturado de fi...

"Cinepescadas" #6

últ. comentários
Eu assisto filmes neste sitehttps://filmesonlinegr...
Good point there ... good point!
Junto-me a ti nesta batalha companheiro, também fi...
Parabéns, acho que todos nós muito a aprender com ...
Mesmo sem dar o feedback merecido (cada vez mais n...
Takes
10/10 - Magnífico
9/10 - Imprescindível
8/10 - Bom
7/10 - Interessante
6/10 - Razoável
5/10 - Medíocre
4/10 - Muito Fraco
3/10 - Mau
2/10 - Péssimo
1/10 - De Fugir
0/10 - Nulidade
stats counter
HTML Hit Counter
counter
links
mais comentados
25 comentários
20 comentários
13 comentários
12511335_1084470088250815_732384524_o
subscrever feeds
blogs SAPO