Data
Título
Take
1.4.15

canneswomanize.jpg

Numa parceria com a holding de artigos de luxo Kering, o Festival de Cannes vai lançar nesta sua 68.ª edição o programa paralelo Women in Motion, o qual  tem como principal intuito "celebrar o talento das mulheres no cinema e encorajar a reflexão da sua contribuição e o seu papel na industria". Com este novo programa, que acompanhará todo o Festival (13 a 24 de Maio), ainda serão criados dois novos galardões, que apenas serão atribuídos a partir da edição de 2016 do Festival.

 

Quanto à natureza destas futuras distinções, uma será entregue a uma personalidade cujo trabalho contribua para a causa da mulher no cinema, enquanto que o outro terá o fim de premiar jovens realizadoras. Inserido no mesmo projecto, estão previstos inúmeros debates, as Women in Motion Talks, que se focarão na mulher na industria do cinema, realçando os inúmeros problemas e arquitectando soluções para uma maior presença feminina na Sétima Arte.

 

Thierre Fremaux, director artístico do Festival de Cannes, revelou em comunicado que "a contribuição da mulher na industria de cinema, à frente ou atrás das câmaras, é essencial e de um valor incalculável. Ao colocar este tópico na agenda, esperemos atribuir-lhes um maior reconhecimento ao seu trabalho...". Enquanto isso, Pierre Lescure, o presidente do Festival, frisou: «estamos a abrir um novo capítulo na História do Festival de Cannes e a pavimentar os caminhos do cinema de amanhã, enriquecendo-o com maior variedade e diversidade de pontos de vista e de filmes. Esta iniciativa corresponde perfeitamente a um novo ímpeto que desejamos transmitir à competição». 

 

Apesar de frequentes críticas à programação do certame, o festival tem apostado cada vez no cinema sob o ponto vista feminino. Recordamos que no ano passado, o certame apresentou um recorde de 15 obras, todas elas dirigidas por mulheres e integradas na sua Selecção Oficial. Contudo, a escassez de trabalhos no feminino continua a suscitar acusações de sexismo, não só contra a organização do certame, mas também para toda a indústria cinematográfica.

 

Exemplo disso foram as palavras da cineasta Jane Campion, a única mulher vencedora da Palma de Ouro graças à sua elogiada obra The Piano. Durante o seu percurso como Presidente do Júri na edição anterior do Festival, ela afirmou: "Temos de dizer que a indústria do cinema é inerentemente sexista. O Thierry Fremaux disse-nos que apenas 7% dos 1800 filmes submetidos ao festival foram realizados por mulheres. E ele mostrou-se orgulhoso pelo facto do festival ter cerca de 20% de filmes realizados por mulheres em todas as suas mostras. Ainda assim tudo isto soa a algo nada democrático e as mulheres sabem disso."

 

O ano passado ficou também marcado na programação do festival pelo workshop Girls Just Wanna Have Film!, organizado pelo European Audiovisual Observatory (EAO), que através de estudos estabelecidos sobre a influência feminina no cinema, concluíram que a imposição de quotas baseadas no género do realizador são a única forma de garantir uma estabilidade e o aumento de mulheres na indústria.

 

 

Ver Também

Mad Max: Fury Road será exibido no Festival de Cannes!

Ingrid Bergman em destaque no poster da 68ª edição do Festival de Cannes

Jia Zhangke vai ser premiado na Quinzena de Realizadores de Cannes!

Os Coens vão presidir o júri do próximo Festival de Cannes!

Jane Campion no júri de Cannes

 

Acompanha-nos no Facebook, aqui, e no Twitter, aqui.


publicado por Hugo Gomes às 01:22
link do post | comentar | partilhar

sobre mim
pesquisar
 
arquivos
2018:

 J F M A M J J A S O N D


2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


recentemente

Clive Owen junta-se a Wil...

Leonardo DiCaprio protago...

John Wick será série de t...

Quote #09: Body Snatchers...

Jeanne! será o próximo fi...

Pop Aye (2017)

Quote #8: All Abou Eve (J...

Pinhead de regresso! Divu...

Primeiro vislumbre de Joh...

QUOTE #7: Pauline Keal

últ. comentários
Este gênero nunca foi um dos meus preferidos, póre...
Concordo, "Índice Médio de Felicidade" e "Malapata...
O "São Jorge" é até agora o meu preferido, mantend...
Vi hoje, Robert Pattinson no seu melhor! Que venha...
Uma das maiores surpresas do ano, mesmo sendo do W...
Takes
10/10 - Magnífico
9/10 - Imprescindível
8/10 - Bom
7/10 - Interessante
6/10 - Razoável
5/10 - Medíocre
4/10 - Muito Fraco
3/10 - Mau
2/10 - Péssimo
1/10 - De Fugir
0/10 - Nulidade
stats counter
HTML Hit Counter
counter
links
mais comentados
25 comentários
20 comentários
13 comentários
12511335_1084470088250815_732384524_o
subscrever feeds
blogs SAPO