Data
Título
Take
28.11.15
28.11.15

Brooklyn.jpg

O academismo como constrangedora inadaptação!

 

A história de uma jovem irlandesa que imigra para os EUA com fins de emancipação, como também de encontro com novas oportunidades para a sua respectiva vida, bem poderia soar como matéria maleável para a filmografia de Jim Sheridan (In America).  O que certo é que este atribuiria neste Brooklyn, uma tendência mais orgulhosa e confiante, assim como direccionando a sua trama para uma perspectiva mais proletária. Porém, a história é outra, até porque isto tudo resume a um reconstituição de época que tem como base o homónimo bestseller de Colm Tóibín, aqui adaptado por John Crowley (Boy A), convertido num produto "bonitinho", daqueles que respira academismo em todo os seus poros com o intuito de impressionar a Academia (eis a premonição para esta award season), deixando por fim, um travo demasiado meloso no paladar do espectador.

Brooklyn.jpg

 

De certa forma a obra protagonizada pela igualmente emancipadora Saoirse Ronan (que tenta a todo o custo renegar da imagem purificada de adolescente que a sua carreira parecia embicar) opera como um "feel-good movie" em todo o seu esplendor técnico. Nesse sentido, é de valorizar a sua sonoridade (a banda sonora de Michael Brook) e a fotografia de cores plastificadas que atribuem a esta Nova Iorque dos anos 50 o titulo de cenário de sonho (louvor ao director de fotografia Yves Bélanger), o qual as audiências cobiçarão. Mas por detrás desses requisitos de "empregado do mês" esconde-se inúmeras carências, entre as quais personagens secundárias que não fogem da habitual esquematização e de um conflito incapaz de auferir entusiasmo no percurso da nossa heroína, ao invés disso, tudo soa um ensaio sobre a saudade ou "homesick", em bom inglês, para mais tarde (e bastante tarde) dar lugar a um trio amoroso sem espessura e demasiado branqueado em termos sentimentais.

 

-Brooklyn-2015-Stills-emily-bett-rickards-38959289

 

Pois bem, o novo filme de Crowley, é nada mais, nada menos que um daqueles produtos de belas colorações e profissionalmente aceite, sendo previsível que daqui a uns valentes anos cairá no esquecimento. O verdadeiro motivo para tal é simples, falta-lhe personalidade e mais … vontade de "sujar as mãos" em prol do espectáculo cinematográfico, não somente técnico, e sim no campo dramático. De momento vale a pena pressupor que este tipo de material dirigido por outro tipo de cineasta como um Ken Loach (Kes, Jimmy's Hall) ou até mesmo um Sheridan daria um filme completamente distinto e mais personificado.

 

"Home is home."

 

Real.: John Crowley / Int.: Saoirse Ronan, Emory Cohen, Domhnall Gleeson, Jim Broadbent, Maeve McGrath, Julie Waters, Eva Birthistle, Eileen O'Higgins, Jane Brennan

 

Brooklyn-2015.jpg

5/10

publicado por Hugo Gomes às 01:48
link do post | comentar | partilhar

sobre mim
pesquisar
 
arquivos
2018:

 J F M A M J J A S O N D


2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


recentemente

Clive Owen junta-se a Wil...

Leonardo DiCaprio protago...

John Wick será série de t...

Quote #09: Body Snatchers...

Jeanne! será o próximo fi...

Pop Aye (2017)

Quote #8: All Abou Eve (J...

Pinhead de regresso! Divu...

Primeiro vislumbre de Joh...

QUOTE #7: Pauline Keal

últ. comentários
Concordo, "Índice Médio de Felicidade" e "Malapata...
O "São Jorge" é até agora o meu preferido, mantend...
Vi hoje, Robert Pattinson no seu melhor! Que venha...
Uma das maiores surpresas do ano, mesmo sendo do W...
I bought Raytheon on this site, I do not know whet...
Takes
10/10 - Magnífico
9/10 - Imprescindível
8/10 - Bom
7/10 - Interessante
6/10 - Razoável
5/10 - Medíocre
4/10 - Muito Fraco
3/10 - Mau
2/10 - Péssimo
1/10 - De Fugir
0/10 - Nulidade
stats counter
HTML Hit Counter
counter
links
mais comentados
25 comentários
20 comentários
13 comentários
12511335_1084470088250815_732384524_o
subscrever feeds
blogs SAPO