Data
Título
Take
13.8.14

Philip Seymour Hoffman já não mora aqui!

 

Dizem as más línguas mais esotéricas que durante a rodagem de A Most Wanted Man, Philip Seymour Hoffman sentia estar cada vez mais próximo da morte, oferecendo assim uma certa aura sombria e amargurada à sua personagem. Enfim, longe desse efeito sobrenatural que a obra parece ter adquirido com a morte prematura do galardoado actor de Capote, é bem verdade que o seu desempenho, como um espião alemão que vê num imigrante checheno a oportunidade de capturar um cobiçado terrorista, é notável e provavelmente um dos melhores que o actor nos deu durante a sua invejável e diversificada carreira.

 

 

Esta afirmação poderá soar como um exagero e até mesmo influência do triste fim do protagonista, mas Hoffman interpreta-a com a sua habitual capa camaleônica, um frio e desapontado espião de John le Carré (o mesmo autor do elegante e elogiado livro Tinker Tailor Soldier Spy, também ele convertido a produção cinematográfica). Este é um homem vicioso em fracassos que tenta provar, por uma última vez, a si e a não só, que é capaz de triunfos e muito mais - em confiar em alguém. Tal como qualquer conto de Le Carré, a confiança é a base de toda a intriga, mas também o seu ponto mais frágil, sendo constantemente questionada. Com uma astúcia invulgar mesmo para o imaginário da espionagem, A Most Wanted Man é servido por uma ambiguidade sem igual, onde um universo povoado por personagens sinistras é constantemente desafiado.

 


Todo este jogo calculista poderia soar como qualquer episódio de James Bond e seus congéneres, mas o filme de Anton Corbijn possui uma paciência cuidada e fortalecedora à teia de suspense que a fita admiravelmente consegue tecer. A Most Wanted Man é o tipo de obra que não se destaca pela sua exposição narrativa, demasiado subtil, mas pelos seus diálogos, pela forma como dispõe os dilemas sugeridos e pela orquestração do seu clima restringido que "explode" espontaneamente sem nos darmos conta. E é então que surge Philip Seymour Hoffman, com o seu constante olhar irónico para com a estrutura hierárquica e burocracia. Ele lidera, e muito bem, um elenco competente que vai desde uma morena Robin Wright, a uma Rachel McAdams em grande forma, Homayoun Ershadi (Ta'm e Guilass: O Sabor da Cereja, de Abbas Kiarostami) e a estreia de Nina Hoss, a musa de Christian Petzold, numa produção norte americana.

 

 

Assim, vale a pena assistir A Most Wanted Man, o trabalho póstumo de Philip Seymour Hoffman, talvez um dos maiores atores da sua geração. Contudo, pede-se que não se encare o novo trabalho de Anton Corbijn numa retrospectiva da carreira do actor, pois isso seria desvalorizar uma obra com os seus próprios tributos. Em suma, este é um thriller que merece brilhar por conta própria. E o mesmo se pode dizer do próprio Anton Corbijn!

 

Real.: Anton Corbijn / Int.: Philip Seymour Hoffman, Rachel McAdams, Grigoriy Dobrygin, Nina Hoss, Robin Wright, Willem Dafoe, Homayoun Ershadi

 

 

Ver Também

Control (2007)

The American (2010)

 

8/10

publicado por Hugo Gomes às 01:07
link do post | comentar | partilhar

1 comentário:
De luis a 2 de Dezembro de 2014 às 17:42
Hi, it´s a good movie, in case you want to watch it, go here: http://sitioweb20.blogspot.pt/2014/11/a-most-wanted-man-2014.html


Comentar post

sobre mim
pesquisar
 
arquivos
2018:

 J F M A M J J A S O N D


2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


recentemente

Jean-Pierre Verscheure na...

KINO regressa com a sua 1...

Trailer de Ghostland, o n...

Clive Owen junta-se a Wil...

Leonardo DiCaprio protago...

John Wick será série de t...

Quote #09: Body Snatchers...

Jeanne! será o próximo fi...

Pop Aye (2017)

Quote #8: All Abou Eve (J...

últ. comentários
Este gênero nunca foi um dos meus preferidos, póre...
Concordo, "Índice Médio de Felicidade" e "Malapata...
O "São Jorge" é até agora o meu preferido, mantend...
Vi hoje, Robert Pattinson no seu melhor! Que venha...
Uma das maiores surpresas do ano, mesmo sendo do W...
Takes
10/10 - Magnífico
9/10 - Imprescindível
8/10 - Bom
7/10 - Interessante
6/10 - Razoável
5/10 - Medíocre
4/10 - Muito Fraco
3/10 - Mau
2/10 - Péssimo
1/10 - De Fugir
0/10 - Nulidade
stats counter
HTML Hit Counter
counter
links
mais comentados
25 comentários
20 comentários
13 comentários
12511335_1084470088250815_732384524_o
subscrever feeds
blogs SAPO