Data
Título
Take
4.3.13

A mulher atrás da operação!

 

A maior caça ao homem do seculo XXI dá origem a um dos filmes mais polémicos do ano, Zero Dark Thirty, o regresso da realizadora vencedora de um Óscar, Kathryn Bigelow e o seu igualmente galardoado argumentista, Mark Boal, ao regresso do cinema bélico de ambiente conspirador da chamada “guerra ao terror do Oriente”. Depois de The Hurt Locker, um retrato de heróis e combatentes da Guerra do Iraque, como a necessidade do clima de conflito para a vivência dos norte-americanos, a dupla vai mais longe recriando passo-a-passo a arriscada e longa operação da CIA na captura daquele que se considera o maior terrorista do nosso tempo, Osama Bin Laden, supostamente líder da organização Al-Qaeda, Afeganistão.

 

 

Controvérsia á parte, Bigelow dirige um intenso thriller, a sua visão algo suja mas realista demonstrando que não ficou perdida desde The Hurt Locker – Estado de Guerra (2008) Confirma-se que a realizadora é uma exímia admiradora do cinema de acção e conhecedora dos mais variados cânones do espetáculo cinematográfico sem recorrer a facilidades comerciais nem a habitual abanar da bandeira, Zero Dark Thirty é misterioso, tão misterioso como o próprio caso que adapta, e implacável em não se reprimir dentro de território polémico.

 

 

Contudo 00:30 Hora Negra (titulo traduzido) não foi feito para se tornar num filme-sensação, um oportunista a todo o calor, a nova obra de Kathryn Bigelow é acima de tudo uma imagem de autonomia feminina, a envolvente que esperávamos de uma realizadora que própria se vingou em comarca ditamente masculino, por isso é de esperar que encontremos muito da autora na protagonista Maya (Jessica Chastain), uma mulher agressiva, persistente, obcecada (não de forma exagerada) e decidida em marcar diferença, mesmo que seja subvalorizada no seu meio (talvez muito devido ao seu género sexual). No fundo é uma personificação de Bigelow na sua própria história de acção.

 

 

O que apenas falha na fita é a certeza da narrativa em afirmar a credibilidade do caso, caso esse, que tem gerado dúvidas em todo o Mundo e até mesmo na comunidade norte-americana, todavia não será o mistério do seculo XXI que resumirá a qualidade de Zero Dark Thirty (titulo derivado de uma linguagem militar remetente a um certa hora, meia-noite e meia para ser exacto). Uma admirável obra a confirmar a solida realizadora que é Kathryn Bigelow.          


“'I’m the motherfucker that found this place, sir.”


 

Real.: Kathryn Bigelow / Int.: Jessica Chastain, Jason Clarke, Joel Edgerton, Jennifer Ehle, Mark Strong, Kyle Chandler, Edgar Ramirez, James Gandolfini



 

Ver também

The Hurt Locker (2008)

 

8/10
tags: ,

publicado por Hugo Gomes às 23:59
link do post | comentar | partilhar

1 comentário:
De Gustavo a 9 de Março de 2013 às 21:28
Não gostei muito, a historia que tenho as minhas duvidas de ser verdadeira não me puxou, e o filme parece por vezes um documentario.


Comentar post

sobre mim
pesquisar
 
arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


recentemente

A Liga da Justiça decepci...

Primeiro vislumbre da seq...

Arranca o 11º LEFFEST – L...

The Square (2017)

Pedro Pinho avança com no...

Justice League (2017)

Hitman será série de tele...

Vem aí novo spin-off de S...

Afinal vai mesmo haver sé...

Gal Gadot recusa fazer Wo...

últ. comentários
Nice. Ansioso por ler a crítica e a entrevista ent...
Rapaz, o Lucky já o vi em visionamento de imprensa...
Em quais sessões estás interessado? Amanhã vou ver...
Ando por lá, sim, nem que seja só para entrevistas...
Aquela música, meu! Voltei a ser criança. Hugo, pe...
Takes
10/10 - Magnífico
9/10 - Imprescindível
8/10 - Bom
7/10 - Interessante
6/10 - Razoável
5/10 - Medíocre
4/10 - Muito Fraco
3/10 - Mau
2/10 - Péssimo
1/10 - De Fugir
0/10 - Nulidade
stats counter
HTML Hit Counter
counter
links
mais comentados
25 comentários
20 comentários
13 comentários
12511335_1084470088250815_732384524_o
subscrever feeds
blogs SAPO