Data
Título
Take
4.3.13

A mulher atrás da operação!

 

A maior caça ao homem do seculo XXI dá origem a um dos filmes mais polémicos do ano, Zero Dark Thirty, o regresso da realizadora vencedora de um Óscar, Kathryn Bigelow e o seu igualmente galardoado argumentista, Mark Boal, ao regresso do cinema bélico de ambiente conspirador da chamada “guerra ao terror do Oriente”. Depois de The Hurt Locker, um retrato de heróis e combatentes da Guerra do Iraque, como a necessidade do clima de conflito para a vivência dos norte-americanos, a dupla vai mais longe recriando passo-a-passo a arriscada e longa operação da CIA na captura daquele que se considera o maior terrorista do nosso tempo, Osama Bin Laden, supostamente líder da organização Al-Qaeda, Afeganistão.

 

 

Controvérsia á parte, Bigelow dirige um intenso thriller, a sua visão algo suja mas realista demonstrando que não ficou perdida desde The Hurt Locker – Estado de Guerra (2008) Confirma-se que a realizadora é uma exímia admiradora do cinema de acção e conhecedora dos mais variados cânones do espetáculo cinematográfico sem recorrer a facilidades comerciais nem a habitual abanar da bandeira, Zero Dark Thirty é misterioso, tão misterioso como o próprio caso que adapta, e implacável em não se reprimir dentro de território polémico.

 

 

Contudo 00:30 Hora Negra (titulo traduzido) não foi feito para se tornar num filme-sensação, um oportunista a todo o calor, a nova obra de Kathryn Bigelow é acima de tudo uma imagem de autonomia feminina, a envolvente que esperávamos de uma realizadora que própria se vingou em comarca ditamente masculino, por isso é de esperar que encontremos muito da autora na protagonista Maya (Jessica Chastain), uma mulher agressiva, persistente, obcecada (não de forma exagerada) e decidida em marcar diferença, mesmo que seja subvalorizada no seu meio (talvez muito devido ao seu género sexual). No fundo é uma personificação de Bigelow na sua própria história de acção.

 

 

O que apenas falha na fita é a certeza da narrativa em afirmar a credibilidade do caso, caso esse, que tem gerado dúvidas em todo o Mundo e até mesmo na comunidade norte-americana, todavia não será o mistério do seculo XXI que resumirá a qualidade de Zero Dark Thirty (titulo derivado de uma linguagem militar remetente a um certa hora, meia-noite e meia para ser exacto). Uma admirável obra a confirmar a solida realizadora que é Kathryn Bigelow.          


“'I’m the motherfucker that found this place, sir.”


 

Real.: Kathryn Bigelow / Int.: Jessica Chastain, Jason Clarke, Joel Edgerton, Jennifer Ehle, Mark Strong, Kyle Chandler, Edgar Ramirez, James Gandolfini



 

Ver também

The Hurt Locker (2008)

 

8/10
tags: ,

publicado por Hugo Gomes às 23:59
link do post | comentar | partilhar

1 comentário:
De Gustavo a 9 de Março de 2013 às 21:28
Não gostei muito, a historia que tenho as minhas duvidas de ser verdadeira não me puxou, e o filme parece por vezes um documentario.


Comentar post

sobre mim
pesquisar
 
arquivos
2018:

 J F M A M J J A S O N D


2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


recentemente

Filme romeno conquista 68...

Downsizing (2017)

Joss Whedon fora de Batgi...

Pedro Costa terá novo fil...

Os "restos" de Terrence M...

Anne Hathaway em novo fil...

Rabid terá remake!

Robert Pattinson trabalha...

Ira Sachs filmará em Port...

Den of Thieves contará co...

últ. comentários
Notícia triste, mais um talento do qual nos desped...
Ridículo. Não são os únicos posters desta "naturez...
A Vida Íntima de Sherlock Holmes: 5*Acho o filme e...
Estava convencido que fosse o There Will Be Blood....
Para mim, The Master.
Takes
10/10 - Magnífico
9/10 - Imprescindível
8/10 - Bom
7/10 - Interessante
6/10 - Razoável
5/10 - Medíocre
4/10 - Muito Fraco
3/10 - Mau
2/10 - Péssimo
1/10 - De Fugir
0/10 - Nulidade
stats counter
HTML Hit Counter
counter
links
mais comentados
25 comentários
20 comentários
13 comentários
12511335_1084470088250815_732384524_o
subscrever feeds
blogs SAPO