Data
Título
Take
1.1.13

O porto da generosidade de Kaurismaki!

 

Depois de terminada a sua trilogia das sombras, o cineasta finlandês Aki Kaurismäki arraca com uma nova trilogia que terá como base três cidades portuárias francesas como cenário. O realizador por detrás de “Lights in the Dusk” aborda Le Havre, uma cidade semeada à beira-mar no Norte de França, congelada pelo tempo que se transmite quer pela funcionalidade deste porto até à própria composição das personagens. Todos eles, descritos como seres pouco emotivos, onde Kaurismäki parece invocar um digno e clássico cinema francês de Jean Renoir e Robert Bresson. Mas num fundo, eis uma trama que glorifica as boas intenções e a solidariedade que por ventura surge nos momentos e sítios mais inesperados.

 

 

Assim, somos remetidos a Marcel Marx (André Wilms), outrora boémio e autor, agora reduzido a um mero engraxador de sapatos que sobrevive com pouco, sem com isso perder a sua dignidade e optimismo, mesmo quase subitamente a sua mulher adoece, ficando em risco de vida. A partir daí Marx começa a usufruir um pouco da fraternidade dos seus vizinhos, mas é quando aparece o pequeno fugitivo Idrissa (Blondin Miguel), um jovem imigrante africano com o desejo de alcançar Inglaterra, que em termos geográficos fica do outro lado da costa de Le Havre, mas que é interceptado pela Brigada anti-imigração clandestina. Mesmo passando por um fase complicada da sua vida, nada impedirá de Marx ajudar Idrissa a cumprir o seu objectivo, recorrendo ao poço de solidariedade que é o seu bairro que empenhará para consegui-lo nem que seja preciso ressuscitar uma velha estrela rock da região, como intuito de angariar o dinheiro necessário para uma passagem para o imigrante. Contudo, o sinistro e imprevisível inspector Monet (Jean-Pierre Darroussin), uma figura ambígua e quase vampírica, encontra-se sempre na "perna" do humilde engraxador de sapatos.

 

 

Le Havre é uma produção rica em referências que vão desde a fotografia tão acinzentada como as próprias personagens até chegar a uma banda sonora acolhedora e o raro e pouco obsoleto uso das luzes de estúdio para se focar nas sequências que aparentemente trazem a emotividade requerida da obra. Eis um filme delicioso, algo nostálgico, rodeado de boas intenções e de um espírito leve que contagia uma narrativa poética congelada pelo próprio tempo cinematográfico. Le Havre é tão atípico no seu optimismo, invisível para o olhar, mas transcendente para quem sente, um lugar onde um ananás transmite o tropicalismo inalcançável. Por pouco não era obra-prima, porém, funciona como um ensaio divertido e leviano ao problema da migração e da iconografia dos portos franceses.

 

L'argent circule au crepuscule.

 

Real.: Aki Kaurismäki / Int.: André Wilms, Blondin Miguel, Jean-Pierre Darroussin, Kati Outinen

 


 

8/10

publicado por Hugo Gomes às 22:45
link do post | comentar | partilhar

sobre mim
pesquisar
 
arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


recentemente

A Liga da Justiça decepci...

Primeiro vislumbre da seq...

Arranca o 11º LEFFEST – L...

The Square (2017)

Pedro Pinho avança com no...

Justice League (2017)

Hitman será série de tele...

Vem aí novo spin-off de S...

Afinal vai mesmo haver sé...

Gal Gadot recusa fazer Wo...

últ. comentários
Nice. Ansioso por ler a crítica e a entrevista ent...
Rapaz, o Lucky já o vi em visionamento de imprensa...
Em quais sessões estás interessado? Amanhã vou ver...
Ando por lá, sim, nem que seja só para entrevistas...
Aquela música, meu! Voltei a ser criança. Hugo, pe...
Takes
10/10 - Magnífico
9/10 - Imprescindível
8/10 - Bom
7/10 - Interessante
6/10 - Razoável
5/10 - Medíocre
4/10 - Muito Fraco
3/10 - Mau
2/10 - Péssimo
1/10 - De Fugir
0/10 - Nulidade
stats counter
HTML Hit Counter
counter
links
mais comentados
25 comentários
20 comentários
13 comentários
12511335_1084470088250815_732384524_o
subscrever feeds
blogs SAPO