Data
Título
Take
1.1.13

O porto da generosidade de Kaurismaki!

 

Depois de terminada a sua trilogia das sombras, o cineasta finlandês Aki Kaurismäki arraca com uma nova trilogia que terá como base três cidades portuárias francesas como cenário. O realizador por detrás de “Lights in the Dusk” aborda Le Havre, uma cidade semeada à beira-mar no Norte de França, congelada pelo tempo que se transmite quer pela funcionalidade deste porto até à própria composição das personagens. Todos eles, descritos como seres pouco emotivos, onde Kaurismäki parece invocar um digno e clássico cinema francês de Jean Renoir e Robert Bresson. Mas num fundo, eis uma trama que glorifica as boas intenções e a solidariedade que por ventura surge nos momentos e sítios mais inesperados.

 

 

Assim, somos remetidos a Marcel Marx (André Wilms), outrora boémio e autor, agora reduzido a um mero engraxador de sapatos que sobrevive com pouco, sem com isso perder a sua dignidade e optimismo, mesmo quase subitamente a sua mulher adoece, ficando em risco de vida. A partir daí Marx começa a usufruir um pouco da fraternidade dos seus vizinhos, mas é quando aparece o pequeno fugitivo Idrissa (Blondin Miguel), um jovem imigrante africano com o desejo de alcançar Inglaterra, que em termos geográficos fica do outro lado da costa de Le Havre, mas que é interceptado pela Brigada anti-imigração clandestina. Mesmo passando por um fase complicada da sua vida, nada impedirá de Marx ajudar Idrissa a cumprir o seu objectivo, recorrendo ao poço de solidariedade que é o seu bairro que empenhará para consegui-lo nem que seja preciso ressuscitar uma velha estrela rock da região, como intuito de angariar o dinheiro necessário para uma passagem para o imigrante. Contudo, o sinistro e imprevisível inspector Monet (Jean-Pierre Darroussin), uma figura ambígua e quase vampírica, encontra-se sempre na "perna" do humilde engraxador de sapatos.

 

 

Le Havre é uma produção rica em referências que vão desde a fotografia tão acinzentada como as próprias personagens até chegar a uma banda sonora acolhedora e o raro e pouco obsoleto uso das luzes de estúdio para se focar nas sequências que aparentemente trazem a emotividade requerida da obra. Eis um filme delicioso, algo nostálgico, rodeado de boas intenções e de um espírito leve que contagia uma narrativa poética congelada pelo próprio tempo cinematográfico. Le Havre é tão atípico no seu optimismo, invisível para o olhar, mas transcendente para quem sente, um lugar onde um ananás transmite o tropicalismo inalcançável. Por pouco não era obra-prima, porém, funciona como um ensaio divertido e leviano ao problema da migração e da iconografia dos portos franceses.

 

L'argent circule au crepuscule.

 

Real.: Aki Kaurismäki / Int.: André Wilms, Blondin Miguel, Jean-Pierre Darroussin, Kati Outinen

 


 

8/10

publicado por Hugo Gomes às 22:45
link do post | comentar | partilhar

sobre mim
pesquisar
 
arquivos
2018:

 J F M A M J J A S O N D


2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


recentemente

Filme romeno conquista 68...

Downsizing (2017)

Joss Whedon fora de Batgi...

Pedro Costa terá novo fil...

Os "restos" de Terrence M...

Anne Hathaway em novo fil...

Rabid terá remake!

Robert Pattinson trabalha...

Ira Sachs filmará em Port...

Den of Thieves contará co...

últ. comentários
Notícia triste, mais um talento do qual nos desped...
Ridículo. Não são os únicos posters desta "naturez...
A Vida Íntima de Sherlock Holmes: 5*Acho o filme e...
Estava convencido que fosse o There Will Be Blood....
Para mim, The Master.
Takes
10/10 - Magnífico
9/10 - Imprescindível
8/10 - Bom
7/10 - Interessante
6/10 - Razoável
5/10 - Medíocre
4/10 - Muito Fraco
3/10 - Mau
2/10 - Péssimo
1/10 - De Fugir
0/10 - Nulidade
stats counter
HTML Hit Counter
counter
links
mais comentados
25 comentários
20 comentários
13 comentários
12511335_1084470088250815_732384524_o
subscrever feeds
blogs SAPO