Data
Título
Take
10.12.12

Macacos do Apocalipse!

 

Com Looper de Rian Johnson ainda a decorrer nas memórias daqueles que o viram como um dos mais criativos e originais exemplos de ficção científica com viagens no tempo na premissa, quero-vos relembrar outro filme que conseguiu combinar essa fantasia científica com um argumento no mínimo inteligente e elaborado, Twelve Monkeys, da ainda promessa Terry Gilliam. O ex-Monty Python como realizador a solo é algo equivalente a D. Sebastião para Portugal, esperamos pelo melhor, por uma consolidação certeira para com o seu talento natural e sua visão bizarramente deliciosa, dois aspectos positivos para um autor que busca a sua fonte entre material fantasioso e de certo toque onírico. Contudo os resultados até então dificilmente saem do puro exercício de onírico.

 

 

Em 12 Macacos (titulo em português) somos remetidos ao último reduto da Humanidade, que está limitado a sobreviver no subterrâneo, já que o exterior encontra-se contaminado por um vírus mortal que parece afectar somente o ser humano. Bruce Willis interpreta então James Cole, um “voluntario” forçado para integrar uma arriscada missão que tem como finalidade viajar para um passado longínquo para impedir tais marcantes eventos que ditaram o destino da civilização. O actor de Die Hard oferece-nos assim uma personagem sofrível e angustiada que entre em contraste com o desempenho algo lunático e eficaz de Brad Pitt.

 

 

Por vezes genial e atmosférico, Twelve Monkeys é porém um ensaio de ficção científica que sobrevive para além do seu avanço tecnológico, mais complexo que muitos dos seus congéneres. Esboça-se inteligentemente o seu argumento e astutamente recria o drama do seu leque de personagens. Todavia a fita perde gás e ritmo a meio da sua narrativa e o desempenho de Madeleine Stowe não é tão convincente como se pretendia. Porém 12 Macacos compensa-nos com um twist final digno de registo, com reviravoltas inteligentemente encaixadas num argumento que gradualmente passa do criativo para o banal.

 

 

Twelve Monkeys tem tudo para ser entusiasmante, mesmo não possuindo estofo para se converter num clássico do género, porém o culto lhe pertence garantidamente. Esta é de certeza e para todo os efeitos, uma das melhores fitas da carreira de Terry Gilliam, como realizador a solo. Não é perfeito, mas uma espreitadela é sempre uma proposta irrecusável. 

 

“Mon’ key, mon’ key”

 

Real.: Terry Gilliam / Int.: Bruce Willis, Madeleine Stowe, Brad Pitt, Christopher Plummer, David Morse, Lisa Gay Hamilton, Christopher Meloni

 


 

Ver Também

Looper (2012)

 

7/10
tags: ,

publicado por Hugo Gomes às 19:05
link do post | comentar | partilhar

1 comentário:
De jc a 11 de Dezembro de 2012 às 23:40
Para mim um dos melhores filmes do género. Pelos ambientes dementes criados por Gilliam, pelas nuances do tema "loucura", pela história fascinante que nos deixa sempre a questionar o que é a verdade, pelo jeito de tragédia grega em que o "herói" acaba por provocar o que pretende evitar, etc, etc, etc. Só tenho a dizer bem. Comparado com ele Looper pareceu-me fraquinho.

Já agora, parabéns pelo blog e pelas críticas. :)


Comentar post

sobre mim
pesquisar
 
arquivos
2018:

 J F M A M J J A S O N D


2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


recentemente

Clive Owen junta-se a Wil...

Leonardo DiCaprio protago...

John Wick será série de t...

Quote #09: Body Snatchers...

Jeanne! será o próximo fi...

Pop Aye (2017)

Quote #8: All Abou Eve (J...

Pinhead de regresso! Divu...

Primeiro vislumbre de Joh...

QUOTE #7: Pauline Keal

últ. comentários
Concordo, "Índice Médio de Felicidade" e "Malapata...
O "São Jorge" é até agora o meu preferido, mantend...
Vi hoje, Robert Pattinson no seu melhor! Que venha...
Uma das maiores surpresas do ano, mesmo sendo do W...
I bought Raytheon on this site, I do not know whet...
Takes
10/10 - Magnífico
9/10 - Imprescindível
8/10 - Bom
7/10 - Interessante
6/10 - Razoável
5/10 - Medíocre
4/10 - Muito Fraco
3/10 - Mau
2/10 - Péssimo
1/10 - De Fugir
0/10 - Nulidade
stats counter
HTML Hit Counter
counter
links
mais comentados
25 comentários
20 comentários
13 comentários
12511335_1084470088250815_732384524_o
subscrever feeds
blogs SAPO