Data
Título
Take
24.9.12

Vertigo falando em português?

 

Simone (Rita Loureiro) tem cerca de 30 anos e uma vida quase perfeita e instável. Todavia a perfeição modelar do seu quotidiano irá mudar para sempre, quando numa noite, atrasada para uma festa, Simone encontra um homem que ameaça saltar do viaduto Duarte Pacheco, Lisboa. Ao tentar impedi-lo o olhar de ambos chocam e subitamente beijam sem razão aparente, no momento seguinte o homem completa fantasmagoricamente o seu acto suicida. A partir daí, Simone fica para sempre ligada a essa figura repentina, e cria uma obsessão por um homem que nunca conheceu mas que sente conhecer.

 

 

Quinze Pontos na Alma é a primeira longa-metragem de Vicente Alves de Ó depois das curtas “Entre o Desejo e o Destino” (2005), “Castelos no Ar” (2008) e “A Assassina Passional Está Louca” (2010). Tendo já sido aclamado como um dos argumentistas mais promissores do nosso cinema nacional, dando cartas também na secção de realização, Alves de Ó compõe aqui a sua primeira obra que já cedo se revela num talento em colorir historias. A verdade é que Quinze Pontos na Alma é uma excelente combinação técnica, o som, a fotografia, os movimentos de camara e até o mise en scené criado auxiliam em tecer um atmosférico ambiente onde o autor aborda obsessão em forma referencial com o cinema de Hitchcock (nota-se que a editora de livros representada no filme tem como nome, Vertigo, um dos maiores clássicos do lendário cineasta), por exemplo, verifica-se na imagem da mulher protagonista composta por Rita Loureiro bastante semelhante quer fisicamente como intrinsecamente a muitas actrizes e personagens que o “mestre do suspense” elaborou na sua carreira.

 

 

Contudo como primeira grande obra, a fita de Alves de Ó é transcrita com um mero vazio no tratamento de algumas personagens secundarias e no pouco aprofundamento do argumento que até bem explorado poderia resultar em alguns trunfos, por fim sente-se a falta de uma reviravolta que faça com que Quinze Pontos na Alma diferencie das inúmeras obras que vagueiam na nossa cinematografia. Contudo, mesmo ficando com a promessa, a longa-metragem de estreia de Vicente Alves de Ó é um filme belíssimo e com todos os toques que nos indicam que o cineasta é um conhecedor do Cinema em geral. Com isto devo salientar que o cineasta português é um nome a reter na nossa própria cinematografia? Só o futuro dirá, mas a contar com esta amostra, espero que sim.

 

“Mas tens que ter cuidado, o silêncio é muito mais ruidoso que uma boa gargalhada”

 

Real.: Vicente Alves de Ó / Int.: Rita Loureiro, João Reis, Marcelo Urgeghe, Dalila Carmo, Carmen Santos, Ivo Canelas, Miguel Ferreira

 

 

6/10
tags: ,

publicado por Hugo Gomes às 00:27
link do post | comentar | partilhar

sobre mim
pesquisar
 
arquivos
2018:

 J F M A M J J A S O N D


2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


recentemente

Den of Thieves (2018)

Agnès Varda trabalha em n...

Versão live-action de Swo...

My French Film Festival, ...

Jean-Pierre Verscheure na...

KINO regressa com a sua 1...

Trailer de Ghostland, o n...

Clive Owen junta-se a Wil...

Leonardo DiCaprio protago...

John Wick será série de t...

últ. comentários
Este gênero nunca foi um dos meus preferidos, póre...
Concordo, "Índice Médio de Felicidade" e "Malapata...
O "São Jorge" é até agora o meu preferido, mantend...
Vi hoje, Robert Pattinson no seu melhor! Que venha...
Uma das maiores surpresas do ano, mesmo sendo do W...
Takes
10/10 - Magnífico
9/10 - Imprescindível
8/10 - Bom
7/10 - Interessante
6/10 - Razoável
5/10 - Medíocre
4/10 - Muito Fraco
3/10 - Mau
2/10 - Péssimo
1/10 - De Fugir
0/10 - Nulidade
stats counter
HTML Hit Counter
counter
links
mais comentados
25 comentários
20 comentários
13 comentários
12511335_1084470088250815_732384524_o
subscrever feeds
blogs SAPO