Data
Título
Take
27.8.12

A recarregar baterias …

 

Matrix dos irmãos Wachowski tornou-se num dos filmes mais bem-sucedidos de sempre, foi um sucesso de bilheteira e maior foi no lançamento de VHS ou DVD, destinou-se a ser uma das obras cinematográficas mais populares, imitadas e faladas de sempre como também ficou condenado a ser um culto garantido, ou seja a dupla de realizadores conseguiu concretizar em 1999 um verdadeiro clássico de cinema com direito de estar presente na Historia da 7º Arte, nem que seja pelos seus sofisticados efeitos visuais que ainda hoje perduram como uns dos melhores exemplares da arte da manipulação tecnológica. Todos estes factos levaram Andy e Larry Wachowski com óbvios interesses dos estúdios Warner Bros a oferecer a Matrix a sua merecida e esperada sequela, ideia que logo gerou trilogia (ambos os filmes foram filmados em simultâneo).

 

 

Assim sendo bastou unir Matrix a Reloaded (recarregar) e uma tentativa quase forçada em relançar os seus personagens e as suas tramas e claro, continuar no mesmo trilho da sofisticação dos efeitos visuais e das quase poéticas coreografias de acção. Difícil de gerir no início, The Matrix Reloaded consegue assim organizar a informação e as suas ideias, incute alguma inteligência na sua lógica e prepara-se furtivamente durante a sua narrativa para o iminente apocalipse que o terceiro filme promete. O segundo tomo porém assume-se mais para a comercialização mainstream (nasceu um franchising) e realça as suas fontes de inspiração principalmente na manga japonesa e da ficção científica, acelera nas sequências de acção (a destacar a perseguição da auto-estrada, tendo sido construída á escala somente para o filme, e o confronto de Neo contra dezenas de agentes Smiths clonados).

 

 

Vendendo-se como um espectáculo visual irrepreensível, The Matrix Reloaded ainda serve como chance para aprofundar algumas das personagens destaque do primeiro, nomeadamente fortalecendo o romance entre Neo (Keanu Reeves) e Trinity (Carrie-Anne Moss), abrilhantando a química entre ambos e devolver algum drama a outras figuras trágicas no seio deste Universo que desafia porém as diferentes regras de gravidade e física. Os irmãos Wachowski redefinem o conceito de herói e vilão para o seculo XXI, atribuindo características messiânicas no primeiro e no ultimo uma vilania fria equiparada a uma máquina que resulta face a um mundo cyber punk, todavia perdendo gradualmente essas qualidades série B. Mesmo sob a síndrome de ponte de que Reloaded é alvo, o final cliffhanger e os estratagemas de promessa para o derradeiro terceiro capítulo e a pouca vontade de “despachar” a trama, o segundo filme de Matrix funciona como uma razoável continuação com a inteligência e a adrenalina necessária para sobreviver e antecipar com interesse os iminentes eventos que decorrerão. PS – não perca o regresso de Monica Bellucci em Hollywood.

 

Real.: Andy Wachowski, Larry Wachowski / Int.: Keanu Reeves, Laurence Fishburne, Carrie-Anne Moss, Hugo Weaving, Jada Pinkett Smith, Monica Bellucci, Harry Lennix

 

 

Ver também

Matrix (1999)

6/10
tags: ,

publicado por Hugo Gomes às 15:07
link do post | comentar | partilhar

1 comentário:
De Alvaro Nóbrega a 29 de Agosto de 2012 às 20:27
Engraçado que ao contrário de outras trilogias de sucesso, às vezes nem igualaveis a Matrix, esta não conseguiu resistir ao tempo, e hoje foi praticamente esquecida pelo público. Ao menos as chances de virar vítima da onda de remakes é menor.


Comentar post

sobre mim
pesquisar
 
arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


recentemente

A Liga da Justiça decepci...

Primeiro vislumbre da seq...

Arranca o 11º LEFFEST – L...

The Square (2017)

Pedro Pinho avança com no...

Justice League (2017)

Hitman será série de tele...

Vem aí novo spin-off de S...

Afinal vai mesmo haver sé...

Gal Gadot recusa fazer Wo...

últ. comentários
Nice. Ansioso por ler a crítica e a entrevista ent...
Rapaz, o Lucky já o vi em visionamento de imprensa...
Em quais sessões estás interessado? Amanhã vou ver...
Ando por lá, sim, nem que seja só para entrevistas...
Aquela música, meu! Voltei a ser criança. Hugo, pe...
Takes
10/10 - Magnífico
9/10 - Imprescindível
8/10 - Bom
7/10 - Interessante
6/10 - Razoável
5/10 - Medíocre
4/10 - Muito Fraco
3/10 - Mau
2/10 - Péssimo
1/10 - De Fugir
0/10 - Nulidade
stats counter
HTML Hit Counter
counter
links
mais comentados
25 comentários
20 comentários
13 comentários
12511335_1084470088250815_732384524_o
subscrever feeds
blogs SAPO